Introdução aos Estudos Feministas
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
São principais objectivos de uma disciplina como Introdução aos Estudos Feministas, oferecida pela primeira vez pelo Departamento de Estudos Anglo-Americanos da FLUP: trazer para um espaço de discussão privilegiado, como é o universitário, epistemologias críticas que motivem alunas e alunos para, em futuras investigações científicas e no seu próprio posicionamento face ao mundo, reconhecerem o "carácter situacional do ser humano", suscitando, assim, diferentes buscas do saber; debater questões silenciadas ou timidamente expressas (a opressão das mulheres, a ausência de uma tradição própria, de um "quarto que seja seu"); ajudar a pensar na necessidade de revisão de mitos e na possibilidade de criação de uma linguagem e de uma língua novas; em suma, convidar a aprender uma nova geografia e mapas novos de entendimento e comum humanidade. Numa aprendizagem que se deseja mútua.
Programa
Num primeiro momento, será apresentada uma contextualização histórica do feminismo, desde o final do século XIX até à década de 1970, a qual assistirá, a nível transnacional, à emergência da consciência da "raça" e do sexo como construções sociais, e que se traduzirá, no campo do literário, na chamada "crise do cânone", com a contestação de noções como as de um cânone estável ou de uma conformação institucional dos saberes.
Num segundo momento, serão debatidas as diferentes correntes do pensamento feminista no panorama europeu e anglo-americano, desenvolvidas a partir dos anos 70 e que se estendem até ao final do século XX, que dão lugar a (re)visões da História, das políticas sexuais e da crítica literária, sublinhando a importância das representações do feminino e da diferença sexual na, e pela, linguagem.
Metodologia
Serão utilizadas metodologias diversificadas: a exposição, o comentário, a análise em grupo, a apresentação de trabalhos. Porque se pretende com este curso oferecer um debate comum de reflexão e discussão, serão comentados e analisados em aula diferentes textos (poemas, pequenos contos, excertos de ensaios), organizados numa antologia, que deverá ser adquirida pelas alunas e pelos alunos na Oficina Gráfica da FLUP.
Avaliação
Consoante o número de inscrições no curso, serão apresentados e discutidos na primeira aula os tipos de avaliação a adoptar.
Bibliografia Principal
Amaral, Ana Luísa e Ana Gabriela Macedo, “A palavra, a identidade e a cultura translativa. Para uma introdução ao Dicionário Terminológico de Conceitos da Crítica Feminista, in Maria Irene Ramalho e António Sousa Ribeiro (orgs.), Entre ser e estar: raízes, percursos e discursos da identidade. vol. 8, Porto: Afrontamento, 2002, pp. 383-408.
Barreno, Maria Isabel, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta. Novas Cartas Portuguesas. Lisboa: D. Quixote, 1998 [1972].
Beauvoir, Simone de. O segundo sexo. Amadora: Bertand, 1981 [1949].
Beasley, Chris. What is Feminism: An Introduction to Feminist Theory. London, Sage,1999.
Bloom, Harold. The Anxiety of Influence: A Theory of Poetry. London, Oxford, New York: Oxford University Press, 1973.
Bloom, Harold. O Cânone ocidental: os livros e a escola das idades. Trad. e Introd. Manuel Frias Martins. Lisboa: Temas e Debates, 1997 [1994].
Bordo, Susan, "Feminism, Postmodernism, and Gender-Skepticism", in Linda J. Nicholson (ed. and introd.), Feminism / Postmodernism. New York and London: Routledge, 1990, pp. 133-156.
Chodorow, Nancy. "Gender as a Personal and Cultural Construction." Signs 20.3 (Spring 1995): pp. 516-44.
DuPlessis, Rachel Blau. The Pink Guitar: Writing as Feminist Practice. New York: Routledge, 1990.
Eagleton, Mary (ed.). Feminist Literary Criticism. London, Longman, 1991.
Freedman, Jane. Feminism: Concepts in the Social Sciences. Open University Press, 2001.
Gilbert, Sandra and Susan Gubar. The Mad Woman in the Attic: The Woman Writer and the Nineteenth Century Imagination. New Haven and London: Yale University Press, 1979.
Gilbert, Sandra and Susan Gubar, "Sexual Linguistics: Gen-der, Language, Sexuality”. New Literary History. 16. 3 (Spring 1985): pp. 515-541.
Humm, Maggie. The Dictionary of Feminist Theory . Harvester Wheatsheaf,1995.
Jackson, Stevi et al (eds.). Women's Studies: A Reader .London: Longman, 1993.
Jacobus, Mary (ed.). Reading Woman: Essays in Feminist Criticism. New York: Columbia University Press, 1986.
Macedo, Ana Gabriela. "Os Estudos Feministas revisitados: finalmente visíveis?" in Helena Buescu et al. (orgs.). A floresta encantada: novos caminhos da Literatura Comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001. pp. 271-288.
Macedo, Ana Gabriela (org.). Género, identidade e desejo: antologia crítica do feminismo contemporâneo. Lisboa: Cotovia, 2002.
Magalhães, Isabel Allegro de. O Sexo dos Textos. Lisboa: Caminho, 1994.
Merck, Nancy, et al.. Coming Out of Feminism?. Oxford: Blackwell, 1998.
Moi, Toril. "Feminist, Female, Feminine" in Catherine Belsey e Jane Moore (eds.). The Feminist Reader: Essays in Gender and the Politics of Literary Criticism. London: Macmillan, 1989. pp. 117-132.
Montefiore, Jan. Feminism and Poetry: Language, Experience, Identity in Women's Writing. London: Pandora Press, 1987.
Morris, Pam. Literature and Feminism: An Introduction. London, Blackwell, 1993.
Ramalho, Maria Irene, "Os Estudos sobre as Mulheres e o saber: onde se conclui que o poético é feminista". ex aequo. 5 (2001): pp. 107- 122.
Ribeiro, António Sousa e Maria Irene Ramalho, "Dos Estudos Literários aos Estudos Culturais" in Helena Buescu et al. (orgs.). A floresta encantada: novos caminhos da Literatura Comparada. Lisboa: Dom Quixote, 2001. pp. 61-82.
Rich, Adrienne. Blood, Bread and Poetry: Selected Prose, 1979-1985. New York: W. W. Norton, 1986.
Rich, Adrienne. What is Found There: Notebooks on Poetry and Politics. New York: W. W. Norton, 1993.
Ruthven, K. K. Feminist Literary Studies: An Introduction. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.
Santos, Maria Irene Ramalho de Sousa, "A Sogra de Rute ou Intersexualidades", in Boaventura de Sousa Santos (org.), Globalização: Fatalidade ou Utopia?. vol. 7, Porto: Afrontamento, 2001, pp. 525-555.
Santos, Maria Irene Ramalho de Sousa e Ana Luísa Amaral. "Sobre a 'escrita feminina'." Oficina do Centro de Estudos Sociais 90 (Abril 1997): 41 pp.
Bibliografia Complementar
A restante bibliografia será indicada aos alunos no decurso do semestre
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Software
Não se aplica
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Positiva obtida pela média das várias componentes de avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
Média das várias componentes de avaliação
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as regras em vigor na FLUP
Observações
Língua de ensino: Português.