Estudos Irlandeses
Ocorrência: 2004/2005 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EAA |
0 |
Plano Oficial - LEAA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFI |
2 |
Plano Oficial - LEFI 2003/2004 |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
EIA |
6 |
Plano Oficial - LEIA |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
EPI |
19 |
Plano Oficial - LEPI 2003/2004 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano Oficial - LEPI |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
4 |
Plano oficial - 4º ao 5º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Plano oficial a partir de 2002 |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
3 |
Objetivos
É objectivo desta disciplina familiarizar os estudantes com alguns aspectos de uma literatura e uma cultura que, apesar de serem internacionalmente objecto de atenção e de estudo crescentes, só de forma pontual têm encontrado acolhimento nos curricula universitários em Portugal. O âmbito das questões a abordar corresponderá ao que neste Departamento de Estudos Anglo-Americanos tem tradicionalmente cabido às áreas curriculares da Cultura e da Literatura
Programa
Assim, propor-se-á o estudo de textos (não exclusivamente literários), lidos nas relações que estabelecem entre si e com uma gama diversa de processos sociais, económicos e políticos que neles encontram (e que deles recebem) uma consequência. Será conferida especial atenção às representações de processos históricos decisivos para um sentido de identidade tantas vezes traumaticamente definido. Esse estudo incluirá a consideração do impacto causado pela perda da língua ancestral enquanto língua de comunicação efectiva no quotidiano da maioria dos irlandeses, e o contributo que isso veio dar para um sentido, tantas vezes manifestado, de identidade truncada (ou Ahifenada@). Interrogar-se-á igualmente, e em consequência, a relação ambivalente que os protagonistas de uma produção cultural irlandesa que se nos propõe dominantemente em inglês experimentam face a uma língua que alguns denunciarão como o mais pungentemente sentido legado colonial C mas que, por outro lado, assegura a essa produção cultural condições privilegiadas para a sua própria circulação e divulgação.
Bibliografia Principal
As características de uma disciplina introdutória e que propõe o estudo de uma gama ampla de textos e de processos num escopo temporal reduzido leva a que se opte por fazer assentar a leitura numa colectânea de textos que em devido tempo será disponibilizada pelo docente. Essa colectânea incluirá dominantemente registos historiográficos, crónicas, ensaios, contos e poemas dos seguintes autores (por ordem cronológica aproximada): alguns anónimos, Giraldus Cambrensis, Edmund Spenser, Jonathan Swift, Eileen O=Leary, Brian Merriman, Thomas Moore, James Mangan, W.B.Yeats, James Joyce, Patrick Kavanagh, Louis MacNeice, Edna O=Brien, John Montague, Maeve Binchy, e Seamus Heaney.
Bibliografia Complementar
(estas sugestões de leitura e consulta serão particularizadas e complementadas no decurso das aulas):
ALLEN, Michael and Angela WILCOX (eds.). Critical Approaches to Anglo-Irish Literature. Gerrards Cross: Colin Smythe, 1989. BCFLUP
BRADY, Ciaran (ed.). Interpreting Irish History: the debate on historical revisionism 1938-1994. Dublin: Irish Academic Press, 1994. BCFLUP
BRAMSBACK, Birgit and Martin CROGHAN (eds.). Anglo-Irish and Irish Literature: Aspects of Language and Culture. Proceedings of the Ninth International Congress of the International Association for the Study of Anglo-Irish Literature Held at Uppsala University, 4-7 August, 1986, 2 vols. Uppsala: 1988. BCFLUP
BROWN, Terence. Ireland: A Social and Cultural History 1922-1979. London: Fontana, 1981. IEIFLUP
BROWN, Terence. Ireland=s Literature: Selected Essays. Mullingar: The Lilliput Press, 1988. BCFLUP
CARPENTER, Andrew (ed.). Place, Personality and the Irish Writer. Gerrards Cross: Colin Smythe, 1978. BCFLUP
CONNOLLY, S.J. (ed.) The Oxford Companion to Irish History. Oxford: O.U.P., 1998.
COOGAN, Tim Pat. Disillusioned Decades: Ireland 1966-87. Dublin: Gill and Macmillan, 1987. IEIFLUP
CORCORAN, Neil. After Yeats and Joyce: Reading Modern Irish Literature. Oxford: O.U.P., 1997.
CRAIG, P. The Oxford Book of Ireland. Oxford: O.U.P., 1999.
DEANE, Seamus (gen.ed.). The Field Day Anthology of Irish Writing.3 vols. Derry / London: Field Day / Faber, 1991. IEIFLUP
DEANE, Seamus. A Short History of Irish Literature. Notre Dame: Univ.of Notre Dame Press, 1994. BCFLUP
DEANE, Seamus. Strange Country: Modernity and Nationhood in Irish Writing since 1790. Oxford: O.U.P., 1997.
FOSTER, John Wilson. Colonial Consequences: Essays in Irish Literature and Culture. Dublin: The Lilliput Press, 1991. BCFLUP
FOSTER, R.F. Modern Ireland 1600-1972. London: Allen Lane, 1988. BCFLUP
GARRATT, Robert F. and Audrey S. EYLER (eds.). The Uses of the Past: Essays on Irish Culture. Newark: Univ. of Delaware Press, 1988. BCFLUP
GONZALEZ, Alexander G. (ed.). Modern Irish Writers: A Bio-Critical Sourcebook. London: Aldwych Press, 1997.
GREEN, Miranda J. Dictionary of Celtic Myth and Legend. London: Thames and Hudson, 1992. BCFLUP
HOGAN, Robert (ed.). Dictionary of Irish Literature. 2nd edn. London: Greenwood, 1997.
JOHNSTON, Dillon. Irish Poetry After Joyce. Notre Dame, Ind.: Univ. of Notre Dame Press, 1985. BCFLUP
KENNEALLY, Michael (ed.). Cultural Contexts and Literary Idioms in Contemporary Irish Literature. Gerrards Cross: Colin Smythe, 1988. BCFLUP
KIBERD, Declan. Inventing Ireland: the literature of the modern nation. London: Cape, 1995. BCFLUP
KIRKLAND, Richard. Literature and Culture in Northern Ireland since 1965: Moments of Danger. London: Addison Wesley Longman, 1996.
LLOYD, David. Anomalous States: Irish Writing and the Post-Colonial Moment. Dublin: The Lilliput Press, 1993. BCFLUP
MCCORMACK, W.J. (ed.). The Blackwell Companion to Modern Irish Culture. Oxford: Blackwell, 1998.
MERCIER, Vivian. Modern Irish Literature: Sources and Founders. ed. by Eilís Dillon. Oxford: Clarendon, 1994. BCFLUP
MURPHY, Maureen O'Rourke and James MacKillop (eds.). Irish Literature: A Reader. Syracuse, NY: Syracuse U.P., 1987. IEIFLUP
O=BRIEN, Eugene. The Question of Irish Identity in the Writings of William Butler Yeats and James Joyce. New York: Edwin Mellen Press, 1998.
O=TOOLE, Fintan. The Lie of the Land: Irish Identities. Dublin: New Island Books, 1998.
WALL, Richard. A Dictionary/Glossary for the Irish Literary Revival. Gerrards Cross: Colin Smythe, 1995. BCFLUP
WATSON, G.J. Irish Identity and the Irish Literary Revival: Synge, Yeats, Joyce and O'Casey. 2nd edition. Washington, DC: Catholic University of America Press, 1994. BCFLUP
WELCH, Robert. Changing States: Transformations in Modern Irish Writing. London: Routledge, 1993. BCFLUP
WELCH, Robert (ed.). The Oxford Companion to Irish Lite
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O facto de as tradições literárias e culturais consideradas neste programa serem na sua maior parte desconhecidas dos estudantes no momento de início do estudo de algumas das suas manifestações poderá requerer do docente uma atitude mais interveniente e expositiva, em especial nas fases iniciais do cumprimento do programa. Todo o trabalho a desenvolver terá, contudo, uma forte substanciação textual, apelando dessa forma para uma atitude participativa de todos os estudantes, quer oralmente quer em trabalhos escritos - atitude essa que deterá peso significativo na avaliação.
Software
não aplicável
Tipo de avaliação
Obtenção de frequência
Ver secção anterior.
Fórmula de cálculo da classificação final
O exame final será classificado de acordo com a escala de 0 a 20 tradicionalmente aplicada no ensino superior em Portugal.
Os estudantes que optem pela avaliação contínua serão classificados através da aplicação da seguinte fórmula (ver 3b):
(a x 2) + (b x 2) + c : 5
Provas e trabalhos especiais
Ver secções anteriores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não aplicável
Melhoria de classificação
não aplicável
Observações
Língua de ensino: de acordo com a composição da turma e com o consenso que a este respeito se produza, as aulas decorrerão em português ou em inglês.