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Psicologia da Educação

Código: FLUP0584     Sigla: PSIEDU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Via Ensino - Psicologia
OFICIAL Formação Educacional

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EFA 0 Plano Oficial - LEFA 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEFA 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EFI 0 Plano Oficial - LEFI 3 2,5 5 -
EIA 1 Plano Oficial - LEIA 3 2,5 5 -
Plano oficial - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
EPA 0 Plano Oficial - LEPA 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPA 3 2,5 5 -
EPE 0 Plano Oficial - LEPE 3 2,5 5 -
EPF 0 Plano Oficial - LEPF 3 2,5 5 -
EPI 3 Plano Oficial - LEPI 2003/2004 3 2,5 5 -
Plano Oficial - LEPI 3 2,5 5 -
FIL 0 Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
GEO 16 Plano Oficial - LGEO 4 2,5 5 -
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 2,5 5 -
HIS 14 Plano Oficial - LHIS 1 2,5 5 -
2
3
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta disciplina abordar-se-ão diversas temáticas relacionadas com algumas das principais teorias do desenvolvimento psicológico dos adolescentes, em particular com as que se relacionam mais de perto com a aprendizagem em contextos educativos. Analisar-se-á, igualmente, o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e o seu papel de profissional de educação em escolas autónomas. Serão equacionadas as implicações que os processos de desenvolvimento e de aprendizagem desempenham no quadro de uma concepção contemporânea de Psicologia da Educação

• Introduzir a Psicologia da Educação como uma área central na formação inicial de professores;
• Abordar alguns dos autores, teorias e conceitos mais relevantes na Psicologia da Educação;
• Relacionar as abordagens apresentadas com os processos de ensino-aprendizagem que visam, de forma integrada e intencional, promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.

Programa

1. Introdução à Psicologia da Educação
1.1. A emergência e a evolução da Psicologia da Educação;
1.2. A concepção contemporânea da Psicologia da Educação;
1.3. Psicologia da Educação e formação de professores.

2. Desenvolvimento psicológico e educação
2.1. O desenvolvimento psicológico como objectivo da educação;
2.2. O desenvolvimento cognitivo
2.2.1. A abordagem estrutural cognitiva, a abordagem do ciclo de vida, a abordagem contextualista e a abordagem psicométrica;
2.2.2. Introdução à teoria construtivista de Jean Piaget;
2.2.3. Conceitos fundamentais da teoria piagetiana;
2.2.4. Características do sistema de estádios do desenvolvimento cognitivo;
2.2.5. Implicações educativas da teoria de Jean Piaget: os métodos activos e construtivistas;
2.2.6. Introdução à teoria sócio-cultural de Lev Vygotsky;
2.2.7. Conceitos fundamentais da teoria de Vigotsky;
2.2.8. Implicações educativas da teoria de Lev Vygotsky.
2.4. O desenvolvimento moral
2.4.1. A abordagem psicanalítica, a abordagem sócio-cognitiva e a abordagem estrutural cognitiva;
2.4.2. Pressupostos da abordagem estrutural cognitiva;
2.4.3. Comportamento e raciocínio moral;
2.4.4. O desenvolvimento moral segundo Jean Piaget;
2.4.5. Introdução à teoria de Lawrence Kohlberg;
2.4.6. Níveis e estádios de desenvolvimento moral;
2.4.7. Implicações educativas da teoria do desenvolvimento moral: estratégias de promoção do desenvolvimento moral;
2.4.8. Limitações e controvérsias da teoria de Lawrence Kohlberg
2.4.8.1. Raridade do nível pós-convencional e diferenças culturais no raciocínio moral;
2.4.8.2. Orientação para o cuidado: a teoria de Carol Gilligan.
2.5. Currículo e desenvolvimento
2.5.1. Currículo e promoção do desenvolvimento psicológico: problemática e estratégias de intervenção;
2.5.2. Desenvolvimento de competências versus aquisição de saberes nos sistemas educativos e formativos.

3. O professor
3.1. Desenvolvimento pessoal e profissional dos professores;
3.2. Desenvolvimento do auto-conhecimento e da prática reflexiva dos professores;
3.3. Atitudes e representações dos professores face à educação: implicações para a prática pedagógica;
3.4. A reconfiguração do papel do professor na educação contemporânea.

4. A escola
4.1. A escola como espaço organizacional;
4.2. Estatutos e papéis dos actores educativos;
4.3. Clima organizacional e participação nas organizações escolares;
4.4. As escolas e a qualidade do processo educativo;
4.5. Escola e disciplina.

Bibliografia Obrigatória

Bessa, N., & Fontaine, A.; Cooperar para aprender: Uma introdução à aprendizagem cooperativa, Edições Asa, 2002
Campos, B. P. ; Políticas de formação de profissionais de ensino em escolas autónomas, Afrontamento, 2002
Campos, B. P. (Coordenador); Psicologia do desenvolvimento e educação de jovens (Vols. I e II), Universidade Aberta, 1990
Coll, C., Martin, E., Mauri, T., Miras, M., Onrubia, J., Solé, I., & Zabala, A.; O construtivismo na sala de aula, Edições Asa, 2001
Coll, C., Palacios, J., & Marchesi, A. (1995); Desenvolvimento psicológico e educação (Vols. I e II), Artes Médicas, 1995
Fosnot, C. T.; Construtivismo e educação, Instituto Piaget, 1999
Lourenço, O.; Psicologia do desenvolvimento cognitivo, Almedina, 2002
Lourenço, O.; Desenvolvimento sócio-moral, Universidade Aberta, 2002
Menezes, I.; Desenvolvimento psicológico na formação pessoal e social, Edições Asa, 1999
Perrenoud, P.; Porquê construir competências a partir da escola?, Edições Asa, 2001
Piaget, J; Pedagogia, Instituto Piaget, 1999
Miranda, G. L., & Bahia, S. (Organizadoras); Psicologia da educação, Relógio D'Água, 2005
Pinto, C. A.; Sociologia da escola, McGraw-Hill, 1995
Sprinthall, N. A., & Sprinthall, R. C. ; Psicologia educacional, McGraw-Hill, 1993

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas com recurso a metodologias interactivas. Nas aulas práticas serão utilizados métodos diversificados de ensino-aprendizagem, com especial relevância para pequenos trabalhos em grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Aplicável no caso de o aluno obter uma nota de exame de 8 ou 9 valores, situação que implicará a realização de um exame oral.

Provas e trabalhos especiais

Em situações excepcionais os alunos poderão realizar um trabalho sobre um tema a acordar com o docente responsável pela disciplina como substituição da avaliação por exame final.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Através de exame na época de recurso.

Observações

As aulas serão leccionadas em português.
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