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Geografia da População de Portugal

Código: FLUP0470     Sigla: GPP1

Ocorrência: 2004/2005 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEO 51 Plano Oficial - LGEO 3 3 6 -
4
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano 3 3 6 -

Objetivos

Conhecer a dinâmica da população portuguesa e os factores explicativos.
Interpretar as diferenças regionais de comportamento demográfico.
Compreender as relações entre a população e o processo de desenvolvimento.
Desenvolver a capacidade de interpretação dos fenómenos demográficos de modo a potenciar a aptidão para seleccionar os métodos mais adaptados em situações reais novas.
Desenvolver o conhecimento de métodos e instrumentos de análise longitudinal e transversal da população.
Aprofundar os conhecimentos de representação gráfica e cartográfica da população.
Valorizar a componente de análise da população no contexto do planeamento sócio-económico e territorial.

Programa

Aulas Teóricas

1-A evolução da população portuguesa:
1.1- Até ao final do Antigo Regime;
1.2- Nos séc. XIX a XXI;
1.3- Cenários prospectivos.
2- A Transição Demográfica em Portugal:
2.1- A transição da mortalidade e estruturas de causas de morte;
2.2- A transição da fecundidade: implicações sócio – demográficas;
3- Os movimentos migratórios.
4- O envelhecimento: determinantes sociais, económicas e culturais.
5- As estruturas familiares.
6- As transformações sócio-económicas da população portuguesa.
7- O processo de urbanização.

Aulas Práticas

1-Fontes para o estudo da população portuguesa:
1.1- Até ao séc. XIX;
1.2- Nos séculos XIX a XXI.

2- A mortalidade:
2.1-Níveis e calendários da mortalidade;
2.2-Construção de tábuas de mortalidade;
2.3- As causas de morte.

3- A fecundidade:
3.1- Análise transversal;
3.2- Análise longitudinal.

4- A nupcialidade e as rupturas de união:
4.1- Instrumentos de análise;
4.2- Construção de tábuas de nupcialidade e de rupturas de união.

5- A mobilidade e as migrações:
5.1- Métodos directos;
5.2- Métodos indirectos.

6- As estruturas sociais e culturais:
6.1- Instrumentos de análise;
6.2- Abordagens prospectivas.

7- A estrutura económica:
7.1- Instrumentos de análise;
7.2- Abordagens prospectivas.

8- A distribuição territorial da população:
8.1- Instrumentos de análise;
8.2- Representação cartográfica.

Bibliografia Principal

ARROTEIA, Jorge Carvalho- Demografia escolar. Teoria e Métodos, UN, Aveiro, 1998.
BARRETO, António (org.)- A situação social em Portugal 1960-1999, Imprensa de Ciências Sociais, Lisboa, 2000.
CASANOVA, José Luís- Quadros sociais do envelhecimento, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, 2001.
CÓNIM, Custódio- Portugal e a sua População (Da fundação do reino ao final dos anos 80), Vol. I,II, Publicações Alfa, Lisboa, 1990.
FERNANDES, Ana Alexandra, NAZARETH, J. Manuel- Velhice e sociedade, família e políticas sociais em Portugal, Celta, Oeiras, 1999.
FERRO, João Pedro- A População Portuguesa no Final do Antigo Regime (1750-1815), Editorial Presença, Lisboa, 1995.
NAZARETH, J.Manuel- Unidade e diversidade da demografia portuguesa no final do século XX, Portugal. Os próximos 20 anos, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1988.
PEREIRA, Miriam Halpern - Demografia e Desenvolvimento em Portugal na segunda metade do séc. XIX, Sep. Análise Social,25,26, Editorial Império, Lisboa, 1970.
ROSA, Maria João Valente – O envelhecimento demográfico da população do Continente português e a protecção social dos idosos, UNL, 1992.

Bibliografia Complementar

A indicar posteriormente

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas expositivas
Realização de exercícios práticos

Software

O disponível na página da Faculdade

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame Final

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as regras gerais da FLUP

Melhoria de classificação

Conforme as regras gerais da FLUP

Observações

língua de ensino:português
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