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Gabinetes de Imprensa

Código: FLUP0442     Sigla: GABIMP

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Jornalismo e Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
FIL 0 Plano Oficial - LFIL 3 4 7,5 -
4
JCC 23 Plano Oficial - LJCC 3 4 7,5 -
Plano Oficial - LJCC 3 4 7,5 -

Objetivos

Dotar os discentes de conhecimentos sobre o panorama nacional do
processo e circuito de elaboração de notícias e desenvolver capacidades
teórico-práticos de assessoria de imprensa, gestão de informação
pública, relacionamento com os media e gestão de crises.

Programa

1. O Assessor de Imprensa e os Media. Características. Funções. Relação com a entidade empregadora. Os órgãos de comunicação nacionais. Breve História.

2. A Assessoria de Imprensa no Processo de Elaboração da Notícia. Provocar a notícia. Evitar a notícia. Acompanhar a notícia. A mensagem e a escolha do canal. O tempo e notícia. Rotinas produtivas da notícia. A audiência e a notícia. Agenda – setting. A Construção de supostas realidades. Teoria do “fim da história”. Análise e discussão de casos práticos.

3. Criação de um Gabinete de Imprensa. A estrutura. Os recursos humanos. Instrumentos de trabalho. Procedimentos. As novas tecnologias. Análise e discussão de casos práticos.

4. Negociação entre Assessor e Jornalista. Bases Teóricas. Declaração Pública. On the record. On background. On deep background. Off de record. O Segredo. Análise e discussão de casos práticos.


5. Técnicas de Assessoria de Imprensa. Notas de imprensa (Press Release). Follow-up. Comunicados. Direitos de Resposta. Encontros informais. Conferências de imprensa. Rodas de imprensa. Dossier de imprensa (Press kit). Bolsa de Contactos. Visitas de imprensa. Cerimónias Oficiais. Gabinetes de imprensa virtuais. Jornalismo Transgenico. Outras Técnicas. Análise e discussão de casos práticos.

6. Análise e Avaliação de Resultados. Nos jornais. Na rádio. Na televisão. O clipping. As primeiras páginas. O alinhamento dos telejornais e rádios. Análise e discussão de casos práticos.

7. Gabinetes de Imprensa. Na política. No desporto. Nas empresas. Nas instituições públicas e privadas. Na ciência e na universidade. Análise e discussão de casos práticos.

8. Comunicação de Crise. A imagem positiva. Tipo e Morfologias da crises. Procedimentos. Antecipar a Crise. Pós-crise. Análise e discussão de casos práticos.

9. A Assessoria de Imprensa no Plano de Comunicação Integrado. Nas relações públicas. No marketing. Na gestão.

10. Desenvolvimento de um Plano de Assessoria de Imprensa.


Bibliografia Principal

DUARTE, Jorge (org) – Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia., São Paulo, Editora Atlas, 2002.

DUARTE, Jorge Antonio Menna - Pesquisa & Imprensa: orientações para um bom relacionamento., Brasília, Embrapa, 1994.

GRANADO, António; MALHEIRO, José Vitor – Como Falar com Jornalistas sem ficar à Beira de um Ataque de Nervos., Lisboa, Gradiva, 2001.

KOPPILIN, Elisa; FERRARETTO, Luiz Artur – Assessoria de Imprensa: Teoria e Prática., Porto Alegre, Editora Sagra, 2001.

LAMPREIA, J. Martins – A Assessoria de Imprensa nas Relações Públicas., Mem Martins, Europa-América, 1999.

LAMPREIA, J. Martins - O serviço de imprensa nas Relações Públicas. Men-Martins, Publicações Europa-América, s.d.

LIMA, Gerson Moreir -. Releasemania., São Paulo, Summus Editorial, 1985.
LOPES, Boanerges - Abaixo o nada a declarar! O assessor de imprensa na era da globalização., Rio , Zabelê, 1998.

LOPES, Boanerges – Assessoria de Imprensa., S. Paulo, Brasileirense, 1995.

LOPES, Boanerges - O que é assessoria de imprensa., São Paulo, Brasiliense, 1994.

MCQUAIL, Denis; WINDAHL, Sven – Modelos de Comunicação., Lisboa, Editorial Notícias, 2003.
SANTOS, Rogério – A Negociação entre Jornalistas e Fontes., Coimbra, Minerva, 1997.

TAPARELLI, Alessandra Torrazas e outros (org) - Relações assessorias & redações. São Paulo, Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de S. Paulo, 1999.

TRAQUINA, Nelson – O Poder do Jornalismo: Análise e Textos da Teoria de Agendamento., Coimbra, Minerva, 2000.

VILLAFANE, Justo – Imagem Positiva., Lisboa, Sílabo, 1998.

ZOBARAN, Sérgio & CAMARA, Leopoldo - A segunda imprensa. Rio de Janeiro, Rocco, 1994.

SOUSA, Jorge Pedro – As Notícias e os seus efeitos., Coimbra, Gradiva, 2003.




Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ao longo das aulas serão disponibilizados textos teóricos, de vários autores, sobre as diferentes técnicas usadas nos Gabinetes de Imprensa,seguidos da análise e elaboração de variados casos práticos.

Software

Não se aplica.

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Não tem obrigatoriedade de frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final - 50%
Trabalho - 50%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as nomas da Faculdade de Letras.

Melhoria de classificação

De acordo com as nomas da Faculdade de Letras.

Observações

Língua de ensino - Português.
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