Teoria do Jornalismo
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
Pretende-se abordar os principais elementos constitutivos da praxis jornalística e a partir deles construir uma visão crítica com base nas principais escolas da sociologia do jornalismo. Ométodo consiste em sessões expositivas com recurso a exemplos e análise em aula
Programa
1- Perspectiva diacrónica sobre a construção do jornalismo
- Aproximação a uma definição
- Os principais paradigmas de desenvolvimento
- O objecto e o método
2 – Reflectir sobre o jornalismo
- O jornalista enquanto construtor do real
- As condicionantes da empresa
- Poder político e informação
- A noção de serviço público
- As correntes interpretativas
3 – A construção da notícia
- A pesquisa, as fontes a confirmação
- O que é a notícia: critérios e escala de valores
- A estrutura da notícia:
pirâmide invertida, lead, organização do texto
- Tipos de notícia
- A pesquisa, as fontes a confirmação
- A entrevista
- As agências
- Press realese, conferência de imprensa, comícios
- Cobertura de acidentes ou eventos similares
- Escrever sobre crimes
- Situações de confito
- A importância da continuidade
Bibliografia Principal
BROOKS, Brian S., KENNEDY, George, MOEN, Daryl R., RANL, Don: News Reporting and Writing, New York, St. Martins Press, 1988
CORNU, Danielle: Jornalismo e Verdade, Lisboa, Inst. Piaget, 1999
CORREIA, Fernando: Os Jornalistas e as Notícias, Lisboa, Editorial Caminho, 1998
CRATO, Nuno: Comunicação Social – A Imprensa. Iniciação ao Jornalismo, Lisboa, Editorial Presença, 1992
FONTCUBERTA, Mar de: A Notícia, Lisboa, Editorial Notícias, 1999
GAILLARD, Philippe: O Jornalismo, Publ. Europa – América, 1986
MESQUITA, Mário: O Quarto Equívoco. O Poder dos Media na Sociedade Contemporânea. Coimbra, Minerva, 2003
PIEDRAHITA, Manuel: Jornalismo Moderno. História, perspectivas e Tendências Rumo ao Ano 2000, Plátano Editora, 1996
SANTOS, Rogério: A Negociação entre Jornalistas e Fontes, Comibra, Minerva, 1997
SOUSA, Jorge, Pedro: As Notícias e os seus Efeitos, Coimbra, Minerva, 2000
TRAQUINA, Nelson: Jornalismo, Quimera, 2002
Org.: Jornalismo: Questões, Teorias e ‘estórias’, Lisboa, Vega, 1993
Org.: O Poder do Jornalismo: Aanálise e Textos da Teoria do Agendamento, Coimbra, Minerva, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Pretende-se abordar os principais elementos constitutivos da praxis jornalística e a partir deles construir uma visão crítica com base nas principais escolas da sociologia do jornalismo. Ométodo consiste em sessões expositivas com recurso a exemplos e análise em aula
Software
Não se aplica.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Não tem obrigatoriedade de frequência.
Fórmula de cálculo da classificação final
100% exame final.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas da Faculdade de Letras.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas da Faculdade de Letras.
Observações
Língua de ensino: Português.