Cultura Alemã I
Ocorrência: 2006/2007 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EA |
2 |
Plano Oficial - LEA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EAA |
0 |
Plano Especial |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EE |
2 |
Plano Oficial - LEE |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
4 |
EELRI |
10 |
Plano Oficial - LEELRI |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
EFA |
0 |
Plano Oficial - LEFA 2003/2004 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEFA |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial - 1º ao 3º ano |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
EIA |
10 |
Plano Oficial - LEIA |
2 |
2,5 |
5 |
- |
|
EPA |
0 |
Plano Oficial - LEPA 2003/2004 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano Oficial - LEPA |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
Plano oficial a partir de 2002 |
1 |
2,5 |
5 |
- |
|
FIL |
0 |
Plano oficial 2003 - 1º ao 3º ano |
3 |
2,5 |
5 |
- |
|
Objetivos
Delineamento de um panorama político, social e cultural da Alemanha do século XVI ao século XVIII.
Programa
1. O século XVI.
1.1. A multiplicidade territorial
1.2. A burguesia citadina.
1.3. A situação dos camponeses.
1.4. O Renascimento.
1.5. A Reforma.
2. O século XVII.
2.1. A Contra-Reforma.
2.2. A Guerra dos Trinta Anos.
2.3. O Barroco.
3. O século XVIII.
3.1. Frederico II e Maria Teresa.
3.2. As Guerras Napoleónicas e o fim do Império.
3.3. Da “Aufklärung” à “Klassik”.
Bibliografia Principal
Dunlop, John K., A Short History of Germany, London, Toronto, Wellington, Sydney, George G. Harrap, 1957.
Freund, Michael e Thilo Vogelsang, Deutsche Geschichte, erweiterte und aktualisierte Sonderausgabe, Gütersloh, Berlin, München, Wien, Bertelsmann Lexikon-Verlag, 1973.
Fulbrook, Mary, A Concise History of Germany, updated edition, Cambridge, Cambridge University Press, 1995.
Gössmann, Wilhelm, Deutsche Kulturgeschichte im Grundriß, 4. verbesserte Auflage, München, Hueber, 1970.
Heer, Friedrich, Das Heilige Römische Reich. Von Otto dem Großen bis zur Habsburischen Monarchie, zweite Auflage, München, Wilhelm Heyne Verlag, 1978.
Dieter, Deutsche Geschichte. Vom Alten Reich zur Zweiten Republik, München, Hueber, 1985.
Rassow, Peter e Theodor Schieffer (Hrsg.), Deutsche Geschichte im Überblick. Ein Handbuch, 3. überarbeitete und ergänzte Auflage, Stuttgart, Metzler, 1978.
Tenbrock, Robert Hermann, Geschichte Deutschlands, München, Hueber, 1968.
Vogt, Martin e Michael Behnen, Deutsche Geschichte. Von den Anfängen bis zur Wiedervereinigung, Stuttgart, Metzler, 1991.
Bibliografia Complementar
Os textos de leitura complenmentar serão referidos aos alunos no decurso do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação dos contextos de produção e dos autores a estudar. Análise e interpretação subsequentes das obras seleccionadas. Privilégio da componente teórico-prática, pelo fomento da participação activa dos estudantes
Software
Utilização pontual de documentos referentes aos pontos do programa em cassete de vídeo e cassete de música.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
De acordo com as normas emitidas pelo Conselho Pedagógico
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final constitui a soma das classificações obtidas em cada questão do teste final.
Provas e trabalhos especiais
não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
De acordo com as normas emitidas pelo Conselho Pedagógico.
Observações
aulas leccionadas em Português
Esta disciplina destina-se a estudantes com conhecimentos de Língua Alemã.