Formação do Mundo Contemporâneo
Ocorrência: 2004/2005 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
GEO |
62 |
Plano Oficial - LGEO |
2 |
4 |
6 |
- |
|
Objetivos
Conhecer as principais etapas da História Contemporânea.
Conhecer os diversos quadros geo-políticos, económicos e sociais, à escala mundial, com base em cartografia temática histórica.
Enquadrar a evolução da História da Geografia na História da Ciência e da Técnica e na História Política, Cultural e das Mentalidades.
Programa
1 – Antigo Regime, Revolução e Império
(Da Viradeira às Invasões Francesas).
2 – Revoluções e Nacionalidades
(Da Carta Constitucional ao Fontismo).
3 – Equilíbrio geo-político e colonialismo
(Do Rotativismo à Implantação da República).
4 – A I Guerra Mundial e as suas consequências
(Da I República ao Estado Novo).
5 – A II Guerra Mundial e a nova ordem internacional.
Bibliografia Principal
BETHENCOURT, F.; CHAUDHURI, K. – História da Expansão Portuguesa, vols. IV-V, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000.
BARRACLOUGH, Geoffrey – Atlas of the World History, Londres, Times Books, 1988.
BONIFACE, Pascal (dir.) – Atlas das Relações Internacionais, Lisboa, Plátano, 1999.
FERNÁNDEZ-ARMESTO, F. – Atlas de los Descubrimientos, Madrid, The Times/Plaza & Janes, 1992.
GUÀRDIA, M.; MONCLÚS, F.J.; OYÓN, J.L. (dir.) – Atlas Histórico de Ciudades Europeas. Península Ibérica, Barcelona, Salvat/Centre de Cultura Contemporània de Barcelona, 1994.
HOBSBAWN, Eric - Naciones y Nacionalismo desde 1780, Barcelona, Critica, 1991.
HOBSBAWN, Eric – A Época dos Extremos: breve história do século XX, 1914-1991, Lisboa, Presença, 1996.
MATTOSO, José (dir.) – História de Portugal, Vols. V-VII, Lisboa, Círculo de Leitores, 1993-1994.
MILZA, Pierre – As Relações Internacionais de 1871 a 1914, Lisboa, Edições 70, 1999.
REIS, António (dir.) – Portugal Contemporâneo, vols. I-IV, Lisboa, Alfa, 1990.
RUSS, Jacqueline – A Aventura do Pensamento Europeu: uma história das ideias ocidentais, Lisboa, Terramar, 1997.
VALENTE, Vasco Pulido – Glória, Lisboa, Gótica, 2001.
VIDAL-NAQUET, P.; BERTIN, J. – Atlas Histórico, Lisboa, Círculo de Leitores, 1990.
Bibliografia Complementar
A indicar ao longo da leccionação das matérias.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas de exposição.
Uma saída de campo.
Software
não se aplica
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
De acordo com o estipulado nas normas gerais de avaliação da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
De acordo com o estipulado nas normas gerais de avaliação da FLUP.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o estipulado nas normas gerais de avaliação da FLUP.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o estipulado nas normas gerais de avaliação da FLUP.
Melhoria de classificação
De acordo com o estipulado nas normas gerais de avaliação da FLUP.
Observações
Lingua de ensino: Português.