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Comportamento Informacional

Código: CI017     Sigla: COMPIN

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Serviços de Informação

Ocorrência: 2004/2005 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Instituição Responsável: Faculdade de Letras

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CI 36 Plano Oficial - LCI 2 2,5 5 -
FIL 3 Plano Oficial - LFIL 3 2,5 5 -
4

Objetivos

Pretende-se que os alunos apliquem os saberes adquiridos em várias disciplinas leccionadas no 1º ano, com especial destaque para a de Teoria e Metodologia em Ciência da Informação, e para este fim importa proceder a uma revisão e evocação breve, mas incisiva da compreensão e assimilação sobre o que é Informação, sua génese biopsiquica e social, bem como o arsenal teórico-metodológico com destaque para os pólos teórico e técnico. No teórico sobressai um conjunto útil de teorias como são a T.I.P. (Teoria da Informação Psicológica), as Teorias Cognitivas e as Teorias relacionadas com o processo comunicacional. No técnico relembram-se as operações de observação e análise/avaliação que constituem o eixo técnico-metodológico imprescindível à pesquisa em C.I.
Pretende-se, num segundo e decisivo momento, que os alunos aprofundem, com o máximo de sucesso, as questões comportamentais focadas em torno da Informação, tomando contacto e assimilando modelos gerais e específicos sobre o comportamento contextualizado das pessoas na busca e transformação informacional. De um âmbito mais vasto se passa para situações concretas como o comportamento informacional em grandes, médias e pequenas Organizações. A génese e prática dos estudos de utilizadores nas Bibliotecas Especializadas, Centros de Documentação e Bibliotecas Públicas, bem como a sua articulação com a criação e aplicação da cienciometria/bibliometria constituem um tópico monográfico importante. E outro cada vez mais na ordem do dia é a extracção e medição do uso de informação na internet (a cibermetria). Uma incursão pelo marketing e pelas práticas sociais dos utilizadores na sua relação dinâmica com a Informação remata o segundo ponto do programa.
A estratégia expositiva adoptada é acompanhada pela realização de um trabalho teórico-prático que visa obter resultados estimulantes e passíveis de alimentarem sucessivas e inesgotáveis reflexões críticas.

Programa

1. Questões teórico-metodológicas
1.1. Definições operatórias de Informação
1.2. Mente e acção/Sujeito e meio
1.3. Pólos Teórico e Técnico do Método Quadripolar
1.3.1. Teorias e modelo aplicáveis ao estudo comportamental
1.3.2. Técnicas metodológicas ajustadas ao mesmo tipo de estudo
2. Questões comportamentais
2.1. Necessidades individuais e colectivas, contexto conjuntural (educativo, social, económico, político e culto-mental) e uso da informação
2.1.1 Aprofundamento da interacção Necessidades, Contexto e Uso através de vários modelos
2.1.2 A criação, armazenamento e uso da Informação nas Organizações
2.1.3 Da Gestão da Informação à "Inteligência Competitiva" e aos Sistemas de Informação Corporativa
2.1.4 Busca, extracção, visualização e avaliação da informação na Internet - a cibermetria
2.2. O Uso da Informação em Bibliotecas, Centros de Documentação e Arquivos
2.2.1 Os estudos de utilizadores e a cienciometria/bibliometria — génese e evolução de uma área pretensamente forte na C.I.
2.2.3 Os Serviços de Documentação/Informação e formas modernas de atracção de utilizadores — o marketing cultural/informacional
3. Exploração analítica de situações e casos de estudo

É possível incidir sobre uma variedade de temas específicos agrupados ou implicados nos seguintes núcleos temáticos essenciais:
Núcleo A - Objectivos e Estratégias/Políticas de Aquisição e de Acesso à Informação em qualquer tipo de suporte (do papel ao digital) por Serviços/Instituições Públicas — Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documnetação/Informação)
Núcelo B - Interpelação, Necessidades e Graus de (In)Satisfação de Utilizadores de Informação em qualquer tipo de suporte (do papel ao digital) nos Serviços/Instituições Públicas — Arquivos, Bibliotecas e Centros de Documnetação/Informação.
Núcleo C - Busca e Uso de Informação em contextos "informais" ou próprios do quotidiano da acção humana (em casa, assistindo rádio e tv, ouvindo música, lendo jornais e revistas, no café, no cabeleireiro, nos transportes públicos, no emprego, etc.)
Núcleo D - Produção, Fluxo, Memória, Uso e Transformação da Informação em Organizações públicas e privadas — a relação info-comunicacional
Núcleo E - Produção, Busca e Uso de Informação na web através dos mais diversos tipos de sites — entre a infoexclusão e a profusão confusa e desequilibrada de "conteúdos"
Núcleo F - Aplicação das técnicas e das leis infométricas à criação e circulação informacional em grupos específicos.

Bibliografia Principal

ABADAL FALGUERAS, Ernest - Sistemas y servicios de información digital. Gijón: Ediciones Trea, 2001.
ALONSO BERROCAL, José L.; G. FIGUEROLA, Carlos; F. ZAZO, Ángel - Cibernetría: nuevas técnicas de estudio aplicables al web. Gijón: Ediciones Trea, 2003.
AMARAL, Sueli Angelica do - Marketing: abordagem em unidades de informação. Brasília: Thesaurus, 1998.
AMARAL, Sueli Angelica do - Marketing da informação na internet: ações de promoção. Campo Grande: Ed. Uniderp, 2004.
AMARAL, Sueli Angelica do - Promoção: o marketing visível da informação. Brasília: Brasília Jurídica, 2001.
BORGES, Maria Manuel - De Alexandria a Xanadu. Coimbra : Quarteto Editora, 2002.
CALLON, Michel; COURTIAL, Jean-Pierre; PENAN, Hervé - Cienciometria: el estudio cuantitativo de la actividad científica: de la bibliometria a la vigilancia tecnológica. Gijón: Ediciones Trea, 1995.
CANAVARRO, José Manuel - Teorias e paradigmas organizacionais. Coimbra : Quarteto Editora, 2000.
CHANG, Shan-Ju L.; LEE, Yu-ya - Conceptualizing context and its relationship to the information behavior in dissertation research process. Journal of Library and Information Science. Taipé (Taiwan). 26:2 (Oct. 2000) 4-18.
CHOO, Chun Wei - Gestão de informação para a organização inteligente: a arte de explorar o meio ambiente. Lisboa: Editorial Caminho, 2003..
DAVENPORT, Thomas H. - Ecologia da informação : por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo : Editora Futura, 2002.
Dictionnaire encyclopédique de l'information et de la documentation. Dir. Serge Cacly. Paris : Éditions Nathan, 1997.
FIGUEIREDO, Nice Menezes de - Estudos de uso e usuários da informação. Brasília : Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), 1994.
GARCÍA SANTIAGO, Lola - Extraer y visualizar información en internet: el web mining. Gijón: Ediciones Trea, 2003.
LE COADIC, Yves-François - Usages et usagers de l'information. Paris : Association des Professionnels de l'Information et de la Documentation (ADBS)/Nathan, 2001
MARCOS, Mari Carmen - Interacción en interfaces de recuperación de información: conceptos, metáforas y visualización. Gijón: Ediciones Trea, 2004.
MARTINS, Jorge M. - Marketing do livro: materiais para uma sociologia do editor português: de Camilo à internet, o prazer de editar. Oeiras: Celta Editores, 1999.
PAIM, Isis (org.) - A Gestão da informação e do conhecimento. Belo Horizonte: Escola de Ciência da Informação/UFMG, 2003.
PRICE, Derek J. de Solla - Hacia una ciencia de la ciencia. Barcelona : Editorial Ariel, 1973.
ROBREDO, Jaime - Infometria e ciência da informação. In Informação & informática. Org. Nídia M. L. Lubisco, Lídia M. B. Brandão. Salvador : EDUFBA, 2000. p. 81-118.
TARAPANOFF, Kira (org.) - Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
WILSON, Tom; WALSH, Christina - Information behaviour an inter-disciplinary perspectiva. In http:77www.shef.ac.uk/~is/publications/infbehav/prelims.html [consultada em 9-3-2003].

Bibliografia Complementar

ANZIEU, D. [et al.] - Psicanálise e linguagem : do corpo à fala. Lisboa : Moraes Editores, 1979.
BOUGNOUX, Daniel - Introdução às ciências da comunicação. Bauru, SP: EDUSC, 1999.
CANAVARRO, José Manuel - Teorias e paradigmas organizacionais. Coimbra : Quarteto Editora, 2000.
Le Cerveau et la pensée : la révolution des sciences cognitives. Coord. par Jean-François Dortier. Auxerre : Sciences Humaines Éditions, 1999.
DAMÁSIO, António - O Erro de Descartes : emoção, razão e cérebro humano. Mem Martins : Publicações Europa-América, 1995.
DAMÁSIO, António - Looking for Spinoza : joy, sorrow, and the feeling brain. Orlando : Harcourt Inc., 2003.
DAMÁSIO, António - O Sentimento de s i: o corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência. Mem Martins : Publicações Europa-América, 2000.
Dictionnaire des sciences cognitives. Sous la direction de Guy Tiberghien. Paris : Armand Colin, 2002.
ENCONTRO INTERNACIONAL DE LINGUÍSTICA COGNITIVA, 1, Porto, 1998 - Actas. Org. Mário Vilela e Fátima Silva. Porto : Faculdade de Letras, 1999.
EVANS, Dylan — Emoção: a ciência do sentimento. Lisboa: Temas e Debates, 2003.
GANASCIA, Jean-Gabriel - As Ciências cognitivas. Lisboa : Instituto Piaget, 1999.
ISALP'97 - INTERNATIONAL CONGRESS OF THE INTERNATIONAL SOCIETY OF APPLIED PSYCHOLINGUISTICS, 5, Porto, 1997 - Psycholinguistics on the threshold of the year 2000 : proceedings... Org. Maria da Graça Pinto, João Veloso e Belinda Maia. Porto : Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1999
MIGUENS, Sofia - Linguistas e filósofos : maneiras de fazer teoria da mente. Revista da Faculdade de Letras. Filosofia. Porto. 2ª série 15/16 (1998/1999) 327-365.
MOSCATO, Michel; WITTWER, Jacques - La Psychologie du langage. Paris : P.U.F. 1992.
PENROSE, Roger - A Mente virtual : the emperor's new mind:1 : sobre computadores, mentes e as leis da física. Lisboa : Gradiva, 1998.
TERCEIRO, José B. - Sociedade digital : do homo sapiens ao homo digitalis. Lisboa : Relógio d'Água, 1997.
VANOYE, Francis - Usos da linguagem : problemas e técnicas na produção oral e escrita. São Paulo : Martins Fontes, 1998.
VIGNAUX, Georges - As Ciências cognitivas : uma introdução. Lisboa : Instituto Piaget, 1995.
VIGOTSKI, L. S. - A Formação social da mente : o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo : Martins Fontes, 2000.
VIGOTSKI, L. S. - Pensamento e linguagem. São Paulo : Martins Fontes, 2000.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teórico-práticas serão usadas para exposição formal da matéria, com recurso a transparências, acompanhada da apresentação de exemplos e sua discussão. O debate nas aulas será intensamente estimulado como garantia essencial de uma aprendizagem participada, reflexiva e crítica.

Software

Nada a indicar

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Nada a indicar

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final é a média da nota da frequência (60%) e da nota do trabalho (40%).



Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as Normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as Normas em vigor.

Observações

Língua de ensino: Português.
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