Tratamento e representação de informação qualitativa - Intermédio II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Humanidades |
Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 28-03-2025 a 28-03-2025)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PRRTRII2 |
12 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
1 |
7 |
27 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1. Aprofundar conhecimentos: a. Compreender os diferentes tipos de gráficos e aprender a criar gráficos 2D e 3D.
b. Utilizar gráficos recomendados e novas funcionalidades de gráficos, incluindo gráficos Sparkline.
2. Desenvolver competências: a. Aplicar formatação condicional para destacar dados importantes.
b. Utilizar filtros para gerir e analisar dados.
3. Aplicar os conhecimentos: a. Personalizar folhas de cálculo para melhorar a apresentação e análise de dados.
b. Criar gráficos eficazes para a visualização de dados.
Resultados de aprendizagem e competências
No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Demonstrar capacidades na elaboração de qualquer folha de cálculo;
- Criar, formatar e interpretar um gráfico;
- Produzir e formatar relatórios personalizados.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Gráficos:- Tipos de gráficos, criação de gráficos 2 e 3D;
- Gráficos Recomendados;
- Formatação;
- Novas funcionalidades dos gráficos e novos tipos de Gráficos;
- Gráficos Sparkline.
2. Personalização da Folha de Cálculo:- Formatação Condicional;
- Filtros.
Bibliografia Obrigatória
Alexander, A., Kusleika, R., and Walkenbach, J.; Excel 2019 Bible - The Comprhensive Tutorial Resource, Indiana: John Wiley & Sons, Inc, 2019
Martins, A., and Alturas, B. ; Aprenda Excel com Casos Práticos, 1ª edição, Lisboa: edições Sílabo, 2022
Martins, António ; Excel Aplicado à Gestão, 4ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo, 2017
Curto, J., Dias, D. and Vieira, D. ; Excel para Economia e Gestão, 4ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo, 2023
Peres, P.; Excel Avançado. 3ª edição, Lisboa: Edições Sílabo, 2011
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias da formação são as seguintes: expositiva, interrogativa e ativa. Todo o percurso de forma terá uma abordagem baseada em projeto (PBL).
Dado o caráter prático e participativo da formação, a avaliação é contínua, integrando exercícios de aplicação de conhecimentos em trabalho autónomo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
7,00 |
Total: |
27,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
A fórmula de calculo da classificação final é a seguinte:
Nota final = (0,80*Trabalho Prático) + (0,2*Participação nas sessões presenciais).
Observações
Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto - Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos - cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)