Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > TRIII01

Tratamento e representação de informação qualitativa - Intermédio II

Código: TRIII01     Sigla: TRII2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Humanidades

Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 28-03-2025 a 28-03-2025)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: PRR - Tratamento e representação de informação qualitativa - Intermédio II

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRRTRII2 12 Plano Oficial em vigor 1 - 1 7 27

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Augusto Alves Teixeira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 7,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 7,00
Ricardo José Vieira Baptista 0,233

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Aprofundar conhecimentos:
  a. Compreender os diferentes tipos de gráficos e aprender a criar gráficos 2D e 3D.
  b. Utilizar gráficos recomendados e novas funcionalidades de gráficos, incluindo gráficos Sparkline.

2. Desenvolver competências:
  a. Aplicar formatação condicional para destacar dados importantes.
  b. Utilizar filtros para gerir e analisar dados.

3. Aplicar os conhecimentos:
  a. Personalizar folhas de cálculo para melhorar a apresentação e análise de dados.
  b. Criar gráficos eficazes para a visualização de dados.

Resultados de aprendizagem e competências

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:
- Demonstrar capacidades na elaboração de qualquer folha de cálculo;
- Criar, formatar e interpretar um gráfico;
- Produzir e formatar relatórios personalizados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Gráficos:
- Tipos de gráficos, criação de gráficos 2 e 3D;
- Gráficos Recomendados;
- Formatação;
- Novas funcionalidades dos gráficos e novos tipos de Gráficos;
- Gráficos Sparkline.

2. Personalização da Folha de Cálculo:
- Formatação Condicional;
- Filtros.

Bibliografia Obrigatória

Alexander, A., Kusleika, R., and Walkenbach, J.; Excel 2019 Bible - The Comprhensive Tutorial Resource, Indiana: John Wiley & Sons, Inc, 2019
Martins, A., and Alturas, B. ; Aprenda Excel com Casos Práticos, 1ª edição, Lisboa: edições Sílabo, 2022
Martins, António ; Excel Aplicado à Gestão, 4ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo, 2017
Curto, J., Dias, D. and Vieira, D. ; Excel para Economia e Gestão, 4ª Edição, Lisboa: Edições Sílabo, 2023
Peres, P.; Excel Avançado. 3ª edição, Lisboa: Edições Sílabo, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias da formação são as seguintes: expositiva, interrogativa e ativa. Todo o percurso de forma terá uma abordagem baseada em projeto (PBL).  
Dado o caráter prático e participativo da formação, a avaliação é contínua, integrando exercícios de aplicação de conhecimentos em trabalho autónomo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho prático ou de projeto 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 7,00
Total: 27,00

Obtenção de frequência

75% de presenças.

Fórmula de cálculo da classificação final

A fórmula de calculo da classificação final é a seguinte:
Nota final = (0,80*Trabalho Prático) + (0,2*Participação nas sessões presenciais).

Observações

Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto - Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos - cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

Recomendar Página Voltar ao Topo