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Sociologia da Arte

Código: MSOCI019     Sigla: SARTE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sociologia

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sociologia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Sociologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MSOCI 0 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Natália Maria Azevedo Casqueira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Natália Maria Azevedo Casqueira 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Adquirir saberes especializados no domínio da sociologia da arte.
Aprofundar a abordagem sociológica da relação entre artes, cultura e sociedade num contexto de globalização cultural e digital.
Analisar do ponto de vista sociológico os principais eixos dos processos de criação, mediação e receção artísticas.
Desenvolver de modo reflexivo conhecimentos teórico-empíricos sobre a sociedade portuguesa quanto à criação, mediação e receção artísticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio de problematizações sociológicas sobre a arte em contexto social, assumindo-a numa dimensão circular (criação, mediação e receção artísticas), multidimensional (as artes) e no seio da sociedade contemporânea.
Capacidade de análise crítica de objetos artísticos do ponto de vista dos processos de criação, mediação e receção.
Capacidade de aplicação operacional dos conhecimentos ao contexto da sociedade portuguesa.
Capacidade de expressão escrita e oral de conhecimentos teórico-empíricos sobre a sociedade portuguesa, em particular sobre os casos concretos analisados.
Capacidade de gestão da informação (pesquisa, seleção e análise), de trabalho autónomo e em equipa.
Capacidade de aprendizagem, inovação e criatividade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. A sociologia da arte como ciência
1.1. O discurso científico sobre a relação arte/sociedade: as artes enquanto facto social
1.2. Sociologia da arte em Portugal
2. A criação, a mediação e a receção artísticas
2.1. Artes, contextos e processos de legitimação artística
2.2. Artes, mercados e profissões artísticas
2.3. Públicos das artes, criadores e mediadores artísticos num contexto de globalização cultural e digital

Bibliografia Obrigatória

Alexander , Victoria D.; Sociology of the arts : exploring fine and popular forms. ISBN: 978-0-6312-3040-3
Becker , Howard S.; Mundos da Arte. ISBN: 978-972-24-1585-9
Bourdieu , Pierre; O amor pela arte : os museus de arte na Europa e seu público. ISBN: 978-85-88840-64-5
Heinich , Nathalie; La sociologie de l.art. ISBN: 2-7071-4331-6
Rodríguez Morató , Arturo; Sociology of the arts in action : new perspectives on creation, production, and reception. ISBN: 9783031113048
Rothenberg , Julia; Sociology looks at the arts. ISBN: 9780415887953

Observações Bibliográficas

A bibliografia obrigatória da unidade curricular é alvo de consulta e de leitura segundo indicações dadas pela docente e de acordo com a abordagem do programa. Ao longo do semestre, a docente disponibiliza bibliografia complementar e específica para cada ponto do programa nos respetivos documentos de apoio.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas com exposição teórica dos temas, ilustração empírica de casos e participação dos estudantes na sua pesquisa e discussão. Dinamizam-se atividades como apresentação oral e escrita de documentos pelos estudantes; resolução de exercícios propostos pela docente sobre matérias teóricas e casos empíricos; aprofundamento dos temas com debates, conferências e visitas de estudo; apresentação e discussão da ficha de trabalho. Dá-se apoio aos estudantes na construção do seu relatório: recolha e tratamento da informação, pesquisa bibliográfica, elaboração da ficha de trabalho, discussão e enquadramento das matérias teóricas a partir das escolhas temáticas e empíricas dos estudantes.
Disponibiliza-se na plataforma Moodle um conjunto de elementos: bibliografia complementar, sumários desenvolvidos, materiais pedagógicos, avaliação, fóruns de discussão e orientação tutorial.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Sociologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

As componentes de avaliação previstas na unidade curricular são:
- 1 relatório temático individual
- 1 ficha de trabalho individual
Todas as componentes de avaliação são obrigatórias.
O relatório individual escrito consiste numa reflexão crítica, de componente teórico-empírica, sobre uma temática a ser discutida entre a docente e o estudante. A ficha de trabalho individual constitui uma atividade articulada com a realização do relatório temático e implica uma apresentação oral. O relatório e a ficha de trabalho são realizados ao longo do semestre e entregues em datas a indicar pela docente no início das aulas.
A não aprovação à unidade curricular (com a reprovação por falta de componente de avaliação) implica que o estudante realize em época de recurso novas componentes de avaliação. A docente disponibiliza os respetivos enunciados na página da unidade curricular no primeiro dia de avaliação da época de recurso. A nova proposta de relatório e de ficha de trabalho respeita o tipo de trabalho previsto na unidade curricular, os critérios de avaliação definidos e as ponderações atribuídas.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final na unidade curricular é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação:
- relatório temático individual - 60%
- ficha de trabalho individual - 40%
Para que o estudante se considere aprovado na unidade curricular, deve obter uma classificação final igual ou superior a 10 valores, com uma classificação em cada componente de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes que, nos termos da lei, e segundo o Regime de Avaliação da FLUP, estão dispensados da assiduidade às aulas (TE, DA, ENEE e outros estatutos previstos na lei), ficam obrigados a contactar a docente no início do período de funcionamento da UC, para efeitos de esclarecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos. Para realizarem o relatório temático ao longo do semestre e entregá-lo na data indicada para a época normal, tais estudantes deverão realizar a ficha de trabalho nos termos previstos. Poderão fazê-lo com apresentação da versão escrita, sem apresentação oral, ou com apresentação oral e respectivo suporte na data proposta para a totalidade da turma.
Tais estudantes deverão indicar no início das aulas a sua intenção quanto à avaliação. As ponderações atribuídas às componentes de avaliação são as previstas: 60% para o relatório temático e 40% para a ficha de trabalho.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação final é realizada de acordo com o estipulado no Regulamento de Avaliação da FLUP. É possível fazer melhoria da classificação final à componente escrita do relatório temático individual. A classificação final é o resultado da média ponderada, e segundo as ponderações atribuídas, das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na unidade curricular.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.

Observações

É editado na página da unidade curricular o Caderno de Apoio 1 que reúne um conjunto de informações detalhadas sobre as componentes de avaliação e o funcionamento da unidade curricular. É obrigatória a sua leitura.
Horário de atendimento aos estudantes (dia e hora): a definir pela docente no início das aulas.
Contactos da docente:
Natália Azevedo
Gabinete 248, Torre B; Cacifo 199, Torre B
Email: nazevedo@letras.up.pt

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