Sociologia da Arte
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sociologia |
Ocorrência: 2025/2026 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MSOCI |
0 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Adquirir saberes especializados no domínio da sociologia da arte.
Aprofundar a abordagem sociológica da relação entre artes, cultura e sociedade num contexto de globalização cultural e digital.
Analisar do ponto de vista sociológico os principais eixos dos processos de criação, mediação e receção artísticas.
Desenvolver de modo reflexivo conhecimentos teórico-empíricos sobre a sociedade portuguesa quanto à criação, mediação e receção artísticas.
Resultados de aprendizagem e competências
Domínio de problematizações sociológicas sobre a arte em contexto social, assumindo-a numa dimensão circular (criação, mediação e receção artísticas), multidimensional (as artes) e no seio da sociedade contemporânea.
Capacidade de análise crítica de objetos artísticos do ponto de vista dos processos de criação, mediação e receção.
Capacidade de aplicação operacional dos conhecimentos ao contexto da sociedade portuguesa.
Capacidade de expressão escrita e oral de conhecimentos teórico-empíricos sobre a sociedade portuguesa, em particular sobre os casos concretos analisados.
Capacidade de gestão da informação (pesquisa, seleção e análise), de trabalho autónomo e em equipa.
Capacidade de aprendizagem, inovação e criatividade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. A sociologia da arte como ciência
1.1. O discurso científico sobre a relação arte/sociedade: as artes enquanto facto social
1.2. Sociologia da arte em Portugal
2. A criação, a mediação e a receção artísticas
2.1. Artes, contextos e processos de legitimação artística
2.2. Artes, mercados e profissões artísticas
2.3. Públicos das artes, criadores e mediadores artísticos num contexto de globalização cultural e digital
Bibliografia Obrigatória
Alexander , Victoria D.;
Sociology of the arts : exploring fine and popular forms. ISBN: 978-0-6312-3040-3
Becker , Howard S.;
Mundos da Arte. ISBN: 978-972-24-1585-9
Bourdieu , Pierre;
O amor pela arte : os museus de arte na Europa e seu público. ISBN: 978-85-88840-64-5
Heinich , Nathalie;
La sociologie de l.art. ISBN: 2-7071-4331-6
Rodríguez Morató , Arturo;
Sociology of the arts in action : new perspectives on creation, production, and reception. ISBN: 9783031113048
Rothenberg , Julia;
Sociology looks at the arts. ISBN: 9780415887953
Observações Bibliográficas
A bibliografia obrigatória da unidade curricular é alvo de consulta e de leitura segundo indicações dadas pela docente e de acordo com a abordagem do programa. Ao longo do semestre, a docente disponibiliza bibliografia complementar e específica para cada ponto do programa nos respetivos documentos de apoio.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas com exposição teórica dos temas, ilustração empírica de casos e participação dos estudantes na sua pesquisa e discussão. Dinamizam-se atividades como apresentação oral e escrita de documentos pelos estudantes; resolução de exercícios propostos pela docente sobre matérias teóricas e casos empíricos; aprofundamento dos temas com debates, conferências e visitas de estudo; apresentação e discussão da ficha de trabalho. Dá-se apoio aos estudantes na construção do seu relatório: recolha e tratamento da informação, pesquisa bibliográfica, elaboração da ficha de trabalho, discussão e enquadramento das matérias teóricas a partir das escolhas temáticas e empíricas dos estudantes.
Disponibiliza-se na plataforma Moodle um conjunto de elementos: bibliografia complementar, sumários desenvolvidos, materiais pedagógicos, avaliação, fóruns de discussão e orientação tutorial.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Sociologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho de campo |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de campo |
25,00 |
Trabalho escrito |
48,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
As componentes de avaliação previstas na unidade curricular são:
- 1 relatório temático individual
- 1 ficha de trabalho individual
Todas as componentes de avaliação são obrigatórias.
O relatório individual escrito consiste numa reflexão crítica, de componente teórico-empírica, sobre uma temática a ser discutida entre a docente e o estudante. A ficha de trabalho individual constitui uma atividade articulada com a realização do relatório temático e implica uma apresentação oral. O relatório e a ficha de trabalho são realizados ao longo do semestre e entregues em datas a indicar pela docente no início das aulas.
A não aprovação à unidade curricular (com a reprovação por falta de componente de avaliação) implica que o estudante realize em época de recurso novas componentes de avaliação. A docente disponibiliza os respetivos enunciados na página da unidade curricular no primeiro dia de avaliação da época de recurso. A nova proposta de relatório e de ficha de trabalho respeita o tipo de trabalho previsto na unidade curricular, os critérios de avaliação definidos e as ponderações atribuídas.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final na unidade curricular é calculada a partir da média ponderada das classificações obtidas em cada uma das componentes de avaliação:
- relatório temático individual - 60%
- ficha de trabalho individual - 40%
Para que o estudante se considere aprovado na unidade curricular, deve obter uma classificação final igual ou superior a 10 valores, com uma classificação em cada componente de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que, nos termos da lei, e segundo o Regime de Avaliação da FLUP, estão dispensados da assiduidade às aulas (TE, DA, ENEE e outros estatutos previstos na lei), ficam obrigados a contactar a docente no início do período de funcionamento da UC, para efeitos de esclarecimento dos respetivos procedimentos de avaliação de conhecimentos. Para realizarem o relatório temático ao longo do semestre e entregá-lo na data indicada para a época normal, tais estudantes deverão realizar a ficha de trabalho nos termos previstos. Poderão fazê-lo com apresentação da versão escrita, sem apresentação oral, ou com apresentação oral e respectivo suporte na data proposta para a totalidade da turma.
Tais estudantes deverão indicar no início das aulas a sua intenção quanto à avaliação. As ponderações atribuídas às componentes de avaliação são as previstas: 60% para o relatório temático e 40% para a ficha de trabalho.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação final é realizada de acordo com o estipulado no Regulamento de Avaliação da FLUP. É possível fazer melhoria da classificação final à componente escrita do relatório temático individual. A classificação final é o resultado da média ponderada, e segundo as ponderações atribuídas, das classificações mais elevadas obtidas pelo estudante nas componentes de avaliação previstas na unidade curricular.
Para o efeito, é obrigatória a leitura do Caderno de Apoio 1, a ser disponibilizado no início das aulas e que contém todas as informações sobre o funcionamento da unidade curricular e os procedimentos e componentes de avaliação.
Observações
É editado na página da unidade curricular o Caderno de Apoio 1 que reúne um conjunto de informações detalhadas sobre as componentes de avaliação e o funcionamento da unidade curricular. É obrigatória a sua leitura.
Horário de atendimento aos estudantes (dia e hora): a definir pela docente no início das aulas.
Contactos da docente:
Natália Azevedo
Gabinete 248, Torre B; Cacifo 199, Torre B
Email: nazevedo@letras.up.pt