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Tópicos de Filosofia Política

Código: MFIL051     Sigla: TFP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2025/2026 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFIL 18 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,50
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,50
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira 2,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Paula Cristina Moreira da Silva Pereira 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Classes in Portuguese. Follow-speaking students of English and their assignments in English

Objetivos


  1. Desenvolver competências teóricas e metodológicas para a compreensão de alguns desafios contemporâneos colocados à Política.
    2. Compreender criticamente as relações entre sociedade, conhecimento, economia e política, assim como os desafios colocados à democracia, e ao seu exercício, pela globalização.
    3. Interpretar criticamente alguns textos fundamentais do pensamento político contemporâneo;
    4. Expor, debater e aplicar os conhecimentos adquiridos.
    5. Aprofundar competências de investigação que permitam o desenvolvimento de trabalhos conducentes à elaboração do trabalho final.

Resultados de aprendizagem e competências

A exposição teórica dos temas do programa é realizada com abertura à participação dos estudantes, o que integra, a par da abordagem crítica dos conteúdos, debates teóricos suscitados pelos temas do programa, promovendo-se o desenvolvimento integrado das competências analíticas e discursivas adequadas à construção autónoma doconhecimento.
Após escolherem um tema, obra ou autor para a realização do seu trabalho escrito, os estudantes apresentam-no e submetem-no a debate. A investigação e a preparação do ensaio escrito e a sua discussão visam treinar as competências referidas em objetivos de aprendizagem.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa



  1. Sociedade, Conhecimento, Economia e Política
    1.1. A regulação tecnológico-política do modelo capitalista
    1.2. Economia do conhecimento e bens comuns
    1.3. Tecnologia, democracia e conhecimento participado
    2. Globalização, Democracia e Direitos Humanos
    1.1. Migrações e multiculturalismo (Habermas)
    1.2. Cosmopolitismo e comunidade(s) (Kant; MacIntyre, Taylor, Sandel, Kymlicka, Negri)
    1.3. Direitos Humanos: impasses e desafios (Benhabib)


Bibliografia Obrigatória

Benhabib, S; (2006) Another Cosmopolitanism. Oxford University Press;
Benhabib, S. ; (2011). Dignity in adversity: Human rights in troubled times. Cambridge, Polity Press;
Benkler, Yochai; The^wealth of networks. ISBN: 978-0-300-12577-1
Felberg, Christian; (2014) . La economía del bien común, Paidós :
Habermas, Jurgen, 1929- 070; Europa, cidadania e multiculturalismo. ISBN: 972-8063-27-X
Habermas, Jurgen, 1929-; Problemas de legitimación en el capitalismo tardío
Heidegger, Martin, 1889-1976; Carta sobre o humanismo
Michel Foucault; Naissance de la biopolitique. ISBN: 2-02-032401-6
Kymlicka, Will; Liberalism, community and culture. ISBN: 0-19-827871-3
Rawls, John, 1921-2002; A^theory of justice. ISBN: 0-674-88014-5
Sen, Amartya; Ethique et économie. ISBN: 2-13-045925-0
Taylor, Charles 070; Multiculturalismo. ISBN: 972-771-016-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas (expositivas, de discussão/problematização de temas, leitura e análise de textos), mobilizando as estratégias próprias da investigação. Debates dirigidos para a análise reflexiva dos temas e dos autores apresentados pelo docente ou selecionados pela docente e pelos estudantes, visando consolidar as matérias abordadas. A UC envolve ainda trabalho de investigação com vista à realização, apresentação e discussão de trabalhos.

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Ética

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 75,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 120,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não se aplica.

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação nos debates - 25%
Trabalho final de investigação - 75%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a regulamentação em vigor

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer melhoria da classificação apenas na componente traballho escrito. A classificação final  traduz a média ponderada das classificações mais elevadas obtidas em todas as componentes de avaliação.

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