Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MFIL056

Tópicos de Filosofia Contemporânea

Código: MFIL056     Sigla: TFC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Filosofia

Ocorrência: 2025/2026 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Filosofia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Filosofia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFIL 10 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Alberto Cardoso Gomes Pinto Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
João Alberto Cardoso Gomes Pinto 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O principal objetivo deste curso é proporcionar formação atualizada no âmbito da filosofia contemporânea. Tratar-se-á: (1) a ideia geral de uma viragem linguística na filosofia (cf. tema 1 do programa); (2) as pretensões cruciais de um texto canónico da filosofia contemporânea (cf. tema 2 do programa); (3) um tema específico que é historicamente recorrente em filosofia (cf. tema 3 do programa).

Resultados de aprendizagem e competências

Considerando os pontos acima, o objetivo deste curso é que os estudantes: (1) se comprometam com o trabalho filosófico de nível razoavelmente avançado; (2) se tornem capazes de avaliar ideias complexas, assim como as respostas críticas a tais ideias (na literatura e num contexto mais mundano); (3) adquiram familiaridade com a diversidade dos problemas presentes na filosofia contemporânea.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não previstos.

Programa

Tema 1. Falando em coisas e linguagem: identidade, indiscernibilidade, objeto e denominação intrínseca.

Tema 2. "Acerca do que há" (W. V. O. Quine): o mentalismo, o possibilismo e o nosso gosto por paisagens desérticas.

Tema 3. O confronto das "teorias" da verdade: versões clássicas (e neoclássicas) e versões deflacionistas.

Bibliografia Obrigatória

Beaney, Michael 340; The^frege reader. ISBN: 0-631-19445-2
Michael Dummett; Origins of analytic philosophy. ISBN: 978-0-7156-2484-5
Horwich, Paul; Truth-Meaning-Reality, Oxford University Press, 2010
Lynch, M. (Ed.); The nature of truth: Classical and contemporary perspectives., MIT Press, 2001
Quine, Willard Van Orman; From a logical point of view

Bibliografia Complementar

Etchemendy, John; The^concept of logical consequence
Roger F. Gibson; The^Cambridge companion to Quine. ISBN: 0-521-63949-2
Alexandre Koyré; Considerações sobre Descartes
Ted Honderich; The Oxford companion to philosophy. ISBN: 0-19-866132-0
Gottfried Wilhelm Leibniz; Princípios de filosofia ou monadologia
Hilary Putnam; Razão, verdade e história. ISBN: 972-20-1015-8
Quine, Willard Van Orman; The ways of paradox and other essays
Gilbert Ryle; The^concept of mind. ISBN: 0-14-060-032-9
Alfred Tarski; Logic, semantic, metamathematics
Ludwig Wittgenstein; Tractatus logico-philosophicus

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Análise, comentário e discussão de textos/temas em trabalho de seminário. (A gestão do tempo dedicado a cada um dos temas do programa dependerá dos interesses específicos dos estudantes inscritos.)

Palavras Chave

Humanidades > Filosofia > Metafísica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 80,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Assiduidade: presença em 75% das sessões previstas (com exceção dos casos previstos nos regulamentos e estudantes que obtiveram frequência em ano letivo anterior).

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota atribuída a trabalhos escritos individuais (previamente preparados e depois apresentados/discutidos numa sessão de seminário) e à participação no trabalho de seminário.

Provas e trabalhos especiais

Não previstos.

Trabalho de estágio/projeto

Não previstos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na FLUP.

Melhoria de classificação

Apresentação de novos trabalhos escritos individuais.

Recomendar Página Voltar ao Topo