Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CINF007

Comportamento Informacional

Código: CINF007     Sigla: CINF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2025/2026 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 43 Plano Oficial em vigor (2022) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Joana da Silva Silveira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Teresa Joana da Silva Silveira 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Compreender que o estudo do comportamento informacional com incidência nas necessidades e atitudes de busca e de uso/apropriação da informação constitui uma das áreas do objeto de estudo teórico-prático da Ciência da Informação.

  2. Saber utilizar e aplicar as técnicas de recolha e análise do comportamento informacional.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências:

Dotar o estudante da capacidade de relacionar conteúdos teóricos com a resolução de problemas concretos, especificos e práticos. Aprofundar conhecimentos sobre as necessidades de busca e uso da informação nos mais diversos contextos institucionais e organizacionais (empresariais). Permitir ao estudante a distinção e a articulação entre método de pesquisa e modelos operacionais, capacitando-o para criá-los, aplicá-los e reformulá-los de acordo com as exigências do contexto profisisonal.

Resultados:

Contribuir para (1) o reforço da matriz concetual e teórico-metodológica da CI  e (2) a construção da síntese que o estudante tem de realizar.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Introdução ao Comportamento Informacional. 1.1 Definição de um conceito e  seu desenvolvimento histórico 1.2.  Significado e impacto na sociedade contemporânea.

  2. Aspectos cognitivos do comportamento informacional. 2.1 Fatores psicológicos que influenciam a busca e o uso de informações.

  3. Principais focos do estudo do comportamento informacional (busca e uso) 3.1 Serviços de Informação - bibliotecas, arquivos, centros de documentação, museus e serviços online 3.2 Comunidades Específicas - comunicação científica 3.3 Contextos Corporativos - organizações e instituições 3.4 Internet – websites, blogues e “redes sociais”. 3.5 Literacia informacional: definição, relevância e aplicabilidade 3.6 Competências literácias para a excelência do Comportamento Informacional 

  4. Modelos para a gestão do Comportamento Informacional 

  5. Teorias aplicáveis ao estudo comportamental 5.1. Técnicas metodológicas ajustadas ao mesmo tipo de estudo.

  6. Ética e aspetos legais no âmbito do acesso e uso da informação.

Bibliografia Obrigatória

Robinson, L., & Bawden, D. ; International good practice in information literacy education., Knjiznica, 62(1/2), 169-185., 2018
LE COADIC, Yves-François ; Usages et usagers de l'information., Association des Professionnels de l'Information et de la Documentation (ADBS)/Nathan, 2001
Bawden, D., & Robinson, L.; Introduction to information science., Facet Publishing, 2015
Tom Wilson; Information behaviour
CHANG, Shan-Ju L.; LEE, Yu-ya; Conceptualizing context and its relationship to the information behavior in dissertation research process. Journal of Library and Information Science. Taipé (Taiwan). 26:2 , (Oct. 2000) 4-18
DAVENPORT, Thomas H.; Ecologia da informação : por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação., Editora Futura, 2002
GARCÍA SANTIAGO, Lola ; Extraer y visualizar información en internet: el web mining, Ediciones Trea, 2003
González-Teruel, A. ; Referentes teóricos y dimensiones aplicadas en el estudio del usuario de la información. In M. N. González de Gómez & R. Rabello (Eds.), Informaçao: agentes e intermediaçao (pp. 135–194)., Brasilia: Instituto Brasileiro de Informaçao em Ciencia e Tecnologia. , 2017
Gonzalez-Teruel, A., & Pérez-Pulido, M. ; The diffusion and influence of theoretical models of information behaviour. The case of Savolainen's ELIS model., Journal of Documentation, 76(5), 1069-1089., 2020

Bibliografia Complementar

MARCOS, Mari Carmen ; Interacción en interfaces de recuperación de información: conceptos, metáforas y visualización, Ediciones Trea, 2004
CHOO, Chun Wei ; Gestão de informação para a organização inteligente: a arte de explorar o meio ambiente., Editorial Caminho, 2003
DEVLIN, Keith ; Info-senso : como transformar a informação em conhecimento, Edição "Livros do Brasil", 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Combinação de método expositivo com a discussão em aula de certos temas e acompanhamento dos trabalhos a desenvolver pelos estudantes durante o semestre.

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 25,00
Exame 50,00
Teste 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Trabalho de investigação 37,00
Trabalho escrito 30,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência às aulas não é obrigatória mas os estudantes terão de  realizar obrigatoriamente 1 trabalho de grupo, e fazer um mini teste..

Fórmula de cálculo da classificação final

Componentes de avaliação 

Mini-teste - 25%
Trabalho escrito - 25%.
Exame - 50%

A classificação final implica a realização das seguintes componentes:

1.Um mini teste - 25%


2. Um trabalho de grupo com apresentação oral (T1 - 25%)

3. Exame - 50%


A realização do mini-teste e do trabalho é obrigatória.

Nota minima para a realização do exame 9,5. Esta classificação é resultante da média do mini teste e do trabalho.

Exame final nota mínima - 9,5.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores estudantes terão de realizar as mesmas componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

Apenas da classificação do exame final.
Dada a sua natureza o mini teste e o trabalhode grupo não são suscetíveis de recurso e/ou melhoria de nota.
Recomendar Página Voltar ao Topo