Comportamento Informacional
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
43 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
2 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Compreender que o estudo do comportamento informacional com incidência nas necessidades e atitudes de busca e de uso/apropriação da informação constitui uma das áreas do objeto de estudo teórico-prático da Ciência da Informação.
- Saber utilizar e aplicar as técnicas de recolha e análise do comportamento informacional.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências:
Dotar o estudante da capacidade de relacionar conteúdos teóricos com a resolução de problemas concretos, especificos e práticos. Aprofundar conhecimentos sobre as necessidades de busca e uso da informação nos mais diversos contextos institucionais e organizacionais (empresariais). Permitir ao estudante a distinção e a articulação entre método de pesquisa e modelos operacionais, capacitando-o para criá-los, aplicá-los e reformulá-los de acordo com as exigências do contexto profisisonal.
Resultados:
Contribuir para (1) o reforço da matriz concetual e teórico-metodológica da CI e (2) a construção da síntese que o estudante tem de realizar.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Introdução ao Comportamento Informacional. 1.1 Definição de um conceito e seu desenvolvimento histórico 1.2. Significado e impacto na sociedade contemporânea.
- Aspectos cognitivos do comportamento informacional. 2.1 Fatores psicológicos que influenciam a busca e o uso de informações.
- Principais focos do estudo do comportamento informacional (busca e uso) 3.1 Serviços de Informação - bibliotecas, arquivos, centros de documentação, museus e serviços online 3.2 Comunidades Específicas - comunicação científica 3.3 Contextos Corporativos - organizações e instituições 3.4 Internet – websites, blogues e “redes sociais”. 3.5 Literacia informacional: definição, relevância e aplicabilidade 3.6 Competências literácias para a excelência do Comportamento Informacional
- Modelos para a gestão do Comportamento Informacional
- Teorias aplicáveis ao estudo comportamental 5.1. Técnicas metodológicas ajustadas ao mesmo tipo de estudo.
- Ética e aspetos legais no âmbito do acesso e uso da informação.
Bibliografia Obrigatória
Robinson, L., & Bawden, D. ; International good practice in information literacy education., Knjiznica, 62(1/2), 169-185., 2018
LE COADIC, Yves-François ; Usages et usagers de l'information., Association des Professionnels de l'Information et de la Documentation (ADBS)/Nathan, 2001
Bawden, D., & Robinson, L.; Introduction to information science., Facet Publishing, 2015
Tom Wilson;
Information behaviour
CHANG, Shan-Ju L.; LEE, Yu-ya; Conceptualizing context and its relationship to the information behavior in dissertation research process. Journal of Library and Information Science. Taipé (Taiwan). 26:2 , (Oct. 2000) 4-18
DAVENPORT, Thomas H.; Ecologia da informação : por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação., Editora Futura, 2002
GARCÍA SANTIAGO, Lola ; Extraer y visualizar información en internet: el web mining, Ediciones Trea, 2003
González-Teruel, A. ; Referentes teóricos y dimensiones aplicadas en el estudio del usuario de la información. In M. N. González de Gómez & R. Rabello (Eds.), Informaçao: agentes e intermediaçao (pp. 135–194)., Brasilia: Instituto Brasileiro de Informaçao em Ciencia e Tecnologia. , 2017
Gonzalez-Teruel, A., & Pérez-Pulido, M. ; The diffusion and influence of theoretical models of information behaviour. The case of Savolainen's ELIS model., Journal of Documentation, 76(5), 1069-1089., 2020
Bibliografia Complementar
MARCOS, Mari Carmen ; Interacción en interfaces de recuperación de información: conceptos, metáforas y visualización, Ediciones Trea, 2004
CHOO, Chun Wei ; Gestão de informação para a organização inteligente: a arte de explorar o meio ambiente., Editorial Caminho, 2003
DEVLIN, Keith ; Info-senso : como transformar a informação em conhecimento, Edição "Livros do Brasil", 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Combinação de método expositivo com a discussão em aula de certos temas e acompanhamento dos trabalhos a desenvolver pelos estudantes durante o semestre.
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Exame |
50,00 |
| Teste |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
54,00 |
| Trabalho de investigação |
37,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Frequência das aulas |
41,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequência às aulas não é obrigatória mas os estudantes terão de realizar obrigatoriamente 1 trabalho de grupo, e fazer um mini teste..
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de avaliação Mini-teste - 25%
Trabalho escrito - 25%.
Exame - 50%
A classificação final implica a realização das seguintes componentes:
1.Um mini teste - 25%
2. Um trabalho de grupo com apresentação oral (T1 - 25%)
3. Exame - 50%
A realização do mini-teste e do trabalho é obrigatória.
Nota minima para a realização do exame 9,5. Esta classificação é resultante da média do mini teste e do trabalho.
Exame final nota mínima - 9,5.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes terão de realizar as mesmas componentes de avaliação.
Melhoria de classificação
Apenas da classificação do exame final.
Dada a sua natureza o mini teste e o trabalhode grupo não são suscetíveis de recurso e/ou melhoria de nota.