Inglês C1.1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Línguas e literaturas estrangeiras |
Ocorrência: 2024/2025 - SP (de 28-10-2024 a 25-06-2025)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
No final do curso, os estudantes deverão estar a meio caminho de concluir o nível C.1 do Quadro Europeu Comum de Referência. Serão, nomeadamente, capazes de:
Entender uma ampla variedade de textos mais longos e exigentes e reconhecer significado implícito;
Expressar ideias fluentemente e espontaneamente, sem muita busca óbvia por expressões;
Usar a linguagem de maneira flexível e eficaz para fins sociais, académicos e profissionais;
Produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre assuntos complexos, mostrando o uso controlado de padrões organizacionais, conectores e dispositivos coesos.
Resultados de aprendizagem e competências
Sou capaz de compreender uma exposição longa, mesmo que não esteja claramente estruturada ou quando a articulação entre as ideias esteja apenas implícita. Consigo compreender programas de televisão e filmes sem grande dificuldade.
Sou capaz de compreender textos longos e complexos, literários e não literários, e distinguir estilos. Sou capaz de compreender artigos especializados e instruções técnicas longas, mesmo quando não se relacionam com a minha área de conhecimento.
Sou capaz de me exprimir de forma espontânea e fluente, sem dificuldade aparente em encontrar as expressões adequadas. Sou capaz de utilizar a língua de maneira flexível e eficaz para fins sociais e profissionais. Formulo ideias e opiniões com precisão e adequo o meu discurso ao dos meus interlocutores.
Sou capaz de apresentar descrições claras e pormenorizadas sobre temas complexos que integrem subtemas, desenvolvendo aspetos particulares e chegando a uma conclusão apropriada.
Sou capaz de me exprimir de forma clara e bem estruturada, apresentando os meus pontos de vista com um certo grau de elaboração. Sou capaz de escrever cartas, comunicações ou relatórios sobre assuntos complexos, pondo em evidência os aspetos que considero mais importantes. Sou capaz de escrever no estilo que considero apropriado para o leitor que tenho em mente.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Prova de diagnóstico. Mais informações aqui.
Programa
GRAMÁTICA: Posição dos advérbios; frases substantivas; limites; inversão; o futuro visto do passado; preposições em cláusulas relativas; verbos dos sentidos; frases complexas; parafrasear; cláusulas concessivas; estruturas passivas, substituição e abreviaturas
VOCABULÁRIO: colocação de conversação; descrever locais onde comer; deceção e crença; gastar e poupar; verbos de visão; substantivos compostos; vocabulário jurídico; horas do dia e da noite; expressões ecológicas
Bibliografia Obrigatória
Oxford Dictionaries; Oxford Paperback Dictionary & Thesaurus, 3rd ed., Oxford, Oxford University Press, 2009
Collins Dictionaries; Collins English Dictionary, 13th ed., Glasgow, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
120,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Total: |
150,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
2 testes – 40%/cada
Trabalho na aula – 20%