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Políticas Educativas e Curriculo

Código: MEH014     Sigla: PE_C

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEBI 6 MEBI - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEFILO 21 MEFILO - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEG 32 MEG - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEH 33 MEH - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEI 0 MEI - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEIEFA 25 MEIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEP 19 MEP - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEPIEFA 25 MEPIEFA - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81
MEPLAT 0 MEPLAT - Plano de Estudos 1 - 3 21,5 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Antunes Grosso Correia Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,00
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,00
Luís Antunes Grosso Correia 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Luís Antunes Grosso Correia 0,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina de Políticas Educativas e Currículo, ao focar os temas das políticas públicas, da arquitetura da administração central e dos modelos para as organizações escolares, do currículo prescrito, teorizado e real, da profissionalidade docente e do estatuto do aluno, entre outros, no quadro do sistema educativo português, visa proporcionar um espaço de reflexão crítica e de capacitação e sistematização científicas e técnico-pedagógicas da atividade dos futuros docentes.

A profissão docente carece de uma sólida base teórica que lhe permita investigar várias vertentes do campo educacional, no qual permanecem black boxes plurais.

A unidade curricular visa, a partir de uma abordagem sócio-histórica, aprofundar a capacidade cognitiva que muitos dos problemas educativos contemporâneos necessitam para a sua resolução e sustentabilidade técnico-profissional, social, cultural e política na perspetiva da atividade do docente.

São objetivos da disciplina:

- Analisar o processo da construção política dos sistemas educativos contemporâneos.

- Compreender a diversidade de modelos que influem na administração escolar e, em particular, na morfologia organizacional dos estabelecimentos escolares da rede pública em Portugal.

- Analisar a diversidade de orientações no campo da teoria, organização e desenvolvimento do currículo e seus impactos na prática pedagógica.

- Problematizar o significado integrado e integrador da avaliação no processo de desenvolvimento curricular.

- Identificar os caracteres da profissionalidade docente a partir das suas implicações pedagógicas, técnicas, éticas, escolares e sociais.

- Debater o ofício de aluno no quadro da modernidade líquida.

Resultados de aprendizagem e competências

Cf. campo dos Objectivos

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Admissão a curso de formação inicial de professores.

Programa



  1. A construção política do modelo escolar contemporâneo: do Estado-Nação à regulação transnacional.



  2. O sistema educativo português em perspetiva legal, social e de eficiência organizacional.



  3. As organizações escolares: teoria, modelos e seu significado na era dos rankings.



  4. Currículo: teorias, tipos, desenvolvimento.


  5. O papel da avaliação no quadro do desenvolvimento curricular.


  6. A profissionalidade docente na perspetiva do/a professora em início de carreira.



  7. O ofício de aluno e sentido do trabalho escolar.


Bibliografia Obrigatória

Anderson, Lorin W. et al; A taxonomy for learning, teaching and assessing, Longman, 2001. ISBN: 080131903-X
Au, Wayne; Teaching under the new Taylorism: high‐stakes testing and the standardization of the 21st century curriculum, Journal of Curriculum Studies, 43:1, 25-45,, 2011
Barroso, João (org.); A regulação das políticas públicas de educação., Educa, 2010. ISBN: 972-8036-85-X
BAUMAN, Zygmunt; Los retos de la educación en la modernidad líquida, Editorial Gedisa, 2007
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude; A reprodução – elementos para uma teoria do sistema de ensino, Editorial Veja, s/d.
CARVALHO, Rómulo de ; História do ensino em Portugal: desde a fundação da nacionalidade até a fim do regime de Salazar-Caetano, Fundação Calouste Gulbenkian, 1986
Castillo Arredondo, S. & Cabrerizio Diago, J.; Evaluación educativa y promoción escolar, Pearson, 2006. ISBN: 8420538345
CORREIA, Luís Grosso ; «Portugal pode ser, se nós quisermos, uma grande e próspera nação. O sistema educativo no Estado Novo», Ler História, nº 35, p. 71-107., 1998
COSTA, Jorge Adelino; Imagens organizacionais da escola, Edições Asa, 2003
House, E. R.; Evaluación, etica y poder, Morata, 2000. ISBN: 9788471123893
LEITE, Carlinda; O multiculturalismo e o currículo no sistema educativo português, Fundação Calouste Gulbenkian, 2001
Idem; Para uma escola curricularmente inteligente, Edições Asa, 2003
LIMA, Licínio (org.) ; Compreender a escola: perspectivas de análise organizacional, Edições Asa, 2006
NÓVOA, António (coord.) ; As organizações escolares em análise, Publicações D. Quixote/IIE, 1992
NÓVOA, António; SCHRIEWER, Jürgen (eds.); A difusão mundial da escola, Educa, 2000
Idem ,; Evidentemente. Histórias da Educação, Edições Asa, 2005
Nóvoa, António; Entre a formação e a profissão: ensaio sobre o modo como nos tornamos professores. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 198-208, 2019
Nunes, Luís Catela et al.; Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030Estudo de diagnóstico de necessidades docentes de 2021 a 2030, Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), 2021. ISBN: 978-972-614-744-2
PERRENOUD, Philippe ; Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, Porto Editora, 1995
Rodrigues, F. & Mogarro, M. J.; Student teachers’ professional identity: A review of research contributions. Educational Research Review, No. 28, 2019
SILVA, Tomaz Tadeu; Teorias do currículo: uma introdução crítica, Porto Editora, 2000
STOER, Stephen et alii (orgs.); Transnacionalização da Educação – da crise da educação à ‘educação’ da crise, Edições Afrontamento, 2001
UNESCO; Reimagining our futures together - A new social contract for education, UNESCO, 2021. ISBN: 978-92-3-100478-0
Young, Michael; Para que servem as escolas?. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007

Observações Bibliográficas

Bibliografia mais específica será indicada ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição; Debate; Pesquisa orientada; Orientação tutorial; Trabalhos de grupo; Organização e apresentação de trabalhos pelos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação comparada
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Formação de professores
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Estudos curriculares

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 59,50
Frequência das aulas 21,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a presença em 75% das aulas, excepto nos casos previstos pela lei. Sujeita às normas do regulamento de avaliação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Numa escala de 0 a 20 valores e em função da proficiência demonstrada pelo estudante na prova de exame final.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

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