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História das Relações Luso Alemãs

Código: LLC0130     Sigla: HRLA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 0 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
John Thomas Greenfield Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
John Thomas Greenfield 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Compreender as relações políticas e estético-literárias entre Portugal e Alemanha ao longo de diferentes períodos históricos.

  • Analisar criticamente textos literários, obras de arte e documentos históricos relacionados às relações luso-alemãs.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação académica, especialmente na análise de trabalhos relevantes para as relações políticas e culturais entre os dois países.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Adquirir uma compreensão aprofundada das influências mútuas, trocas culturais e interações políticas entre Portugal e Alemanha.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de fontes literárias e culturais, permitindo uma compreensão mais profunda das relações luso-alemãs.

  • Demonstrar competência na pesquisa académica, na apresentação de resultados e na comunicação eficaz de ideias relacionadas às relações políticas e estético-literárias entre os dois países.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimento da língua e cultura alemãs em conformidade com o percurso académico.

Programa

1. Breve panorâmica histórica das relações luso-alemãs
2. Diálogos luso-alemães de incidência estético-literária
2.1. Do Período Cortês à Queda do Império Bizantino 
2.2. Do Início da Idade Moderna ao Barroco
2.3. Do Século das Luzes ao Romantismo
2.4. Do Pós-Romantismo ao Naturalismo
2.5. Viragem do Século

Bibliografia Obrigatória

Maria Manuela Gouveia Delille; Portugal - Alemanha : Memórias e Imaginários (Primeiro Volume da Idade Média ao Séc. XVIII), 2010. ISBN: 9789727982080
Maria Manuela Gouveia Delille; Portugal - Alemanha : Memórias e Imaginários (Segundo Volume Séc.. XIX e XX), 2010. ISBN: 9789727982882

Bibliografia Complementar

Irene Flunser Pimentel; Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial. ISBN: 989-626-013-3
Irene Flunser Pimentel; Cláudia Ninhos; Salazar, Portugal e o Holocausto, 2013. ISBN: 9789896442217
Fernando Ribeiro; Alemanha : Portugal Aspectos e momentos em revista, 2015. ISBN: 9789897550973
Hannah Arendt; As Origens do Totalitarismo, 2006. ISBN: 9789722029094
Joachim Sartorius; Às vezes são precisas rimas destas. ISBN: 978-989-671-391-1
A. J. Saraiva; Óscar Lopes; História da Literatura Portuguesa, Porto Editora
Helen Watanabe-O.Kelly; História da literatura alemã. ISBN: 972-22-2227-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Abordagem teórico-prática.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho escrito 30,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 40,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença mínima em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Classificação positiva nas componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada da classificação da apresentação/discussão de um trabalho científico e respetiva apresentação (30% + 20%) e da classificação de um teste escrito (50%). 

Provas e trabalhos especiais

N.a. 

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante: teste em período especial ou trabalho (a combinar entre o docente e o discente).

Melhoria de classificação

Realização de um exame final e submissão de um novo trabalho
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