História das Relações Luso Alemãs
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Culturais |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender as relações políticas e estético-literárias entre Portugal e Alemanha ao longo de diferentes períodos históricos.
- Analisar criticamente textos literários, obras de arte e documentos históricos relacionados às relações luso-alemãs.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação académica, especialmente na análise de trabalhos relevantes para as relações políticas e culturais entre os dois países.
Resultados de aprendizagem e competências
- Adquirir uma compreensão aprofundada das influências mútuas, trocas culturais e interações políticas entre Portugal e Alemanha.
- Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de fontes literárias e culturais, permitindo uma compreensão mais profunda das relações luso-alemãs.
- Demonstrar competência na pesquisa académica, na apresentação de resultados e na comunicação eficaz de ideias relacionadas às relações políticas e estético-literárias entre os dois países.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimento da língua e cultura alemãs em conformidade com o percurso académico.
Programa
1. Breve panorâmica histórica das relações luso-alemãs
2. Diálogos luso-alemães de incidência estético-literária
2.1. Do Período Cortês à Queda do Império Bizantino
2.2. Do Início da Idade Moderna ao Barroco
2.3. Do Século das Luzes ao Romantismo
2.4. Do Pós-Romantismo ao Naturalismo
2.5. Viragem do Século
Bibliografia Obrigatória
Maria Manuela Gouveia Delille; Portugal - Alemanha : Memórias e Imaginários (Primeiro Volume da Idade Média ao Séc. XVIII), 2010. ISBN: 9789727982080
Maria Manuela Gouveia Delille; Portugal - Alemanha : Memórias e Imaginários (Segundo Volume Séc.. XIX e XX), 2010. ISBN: 9789727982882
Bibliografia Complementar
Irene Flunser Pimentel;
Judeus em Portugal durante a II Guerra Mundial. ISBN: 989-626-013-3
Irene Flunser Pimentel; Cláudia Ninhos; Salazar, Portugal e o Holocausto, 2013. ISBN: 9789896442217
Fernando Ribeiro; Alemanha : Portugal Aspectos e momentos em revista, 2015. ISBN: 9789897550973
Hannah Arendt; As Origens do Totalitarismo, 2006. ISBN: 9789722029094
Joachim Sartorius;
Às vezes são precisas rimas destas. ISBN: 978-989-671-391-1
A. J. Saraiva; Óscar Lopes; História da Literatura Portuguesa, Porto Editora
Helen Watanabe-O.Kelly;
História da literatura alemã. ISBN: 972-22-2227-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Abordagem teórico-prática.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
22,00 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença mínima em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.
Classificação positiva nas componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Média ponderada da classificação da apresentação/discussão de um trabalho científico e respetiva apresentação (30% + 20%) e da classificação de um teste escrito (50%).
Provas e trabalhos especiais
N.a.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante: teste em período especial ou trabalho (a combinar entre o docente e o discente).
Melhoria de classificação
Realização de um exame final e submissão de um novo trabalho