Literatura Alemã Contemporânea
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina pretende facultar aos estudantes conhecimentos na área da literatura alemã desde o fim da 2ª Guerra Mundial. A par de exposições de caráter teórico relativas aos contextos sociais, históricos e políticos, analisar-se-ão, para isso, textos líricos de dimensão curta, bem como duas obras: a novela 'Katz und Maus' de Günter Grass e o romance 'Der geteilte Himmel' de Christa Wolf.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de: 1. Identificar, descrever e comparar as diferentes tendências/manifestações literárias e os diferentes conceitos de literatura alemã desde 1945; 2. Enunciar e analisar os diferentes movimentos culturais e literários desse mesmo espetro espácio-temporal; 3. Relacionar textos e contextos canónicos, compreendendo e relacionando as condicionantes socio-políticas de cada movimento ou tendência literária; 4. Analisar dois textos canónicos (a novela 'Katz und Maus' de Günter Grass e o romance 'Der geteilte Himmel' de Christa Wolf), tendo em conta os conhecimentos adquiridos; 5. Elaborar reflexões críticas com base nos saberes desenvolvidos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N.a.
Programa
I INTRODUÇÃO 1. Concetualização, plurissignificação e constrangimentos: Literatura, Alemão e Contemporâneo 2. Fases, movimentos e escolas dos séculos XX e XXI 3. Metodologias de análise da disciplina 4. Contextualização do pós-guerra II LITERATURA DA ALEMANHA OCIDENTAL (49-90) 1. As possíveis fases e etapas literárias 2. Memória e Politização durante os anos 50 e 60 2.1. A poesia de Paul Celan, Ingeborg Bachmann e Hans M. Enzensberger 2.2. A novela 'Katz und Maus' de Günter Grass 3. Tendenzwende, Nova Subjetividade e novas vozes dos anos 70 e 80 3.1. Poesia de Peter Handke, Nikolas Born e Wolf Wondratschek III LITERATURA DA ALEMANHA ORIENTAL (49-90) 1. As possíveis fases e etapas literárias 2. Construção, Sociedade e Luta nos anos 50 e 60 2.1. Poesia de Bertolt Brecht e Johannes Bobrowski 2.2. O romance 'Der geteilte Himmel' de Christa Wolf 3. A Liberalização de Leste nos anos 70 e 80 3.1. A poesia de Sarah Kirsch, Wolfgang Hilbig e Heiner Müller IV O PANORAMA LITERÁRIO NA PÓS-REUNIFICAÇÃO (90-) 1. Contextualização da Reunificação Alemã 2. Tendências temáticas 3. Previsões e notas conclusivas
Bibliografia Obrigatória
Gunter Grass;
Katz und Maus. ISBN: 3-472-61148-0
Christa Wolf;
Der^geteilte Himmel. ISBN: 3-423-00915-2
Bibliografia Complementar
Helen Watanabe-O.Kelly;
História da literatura alemã. ISBN: 972-22-2227-9
Korte Hermann; Geschichte der deutschen Lyrik. Band 6: Von 1945 bis heute, Reclam, 2012. ISBN: 978-3-15-018893-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão centradas no estudante, estimulando a sensibilidade para a compreensão do texto literário. Procurar-se-á favorecer a investigação individual, o espírito crítico e a resolução de problemas, evitando a aula expositiva
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura alemã
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame: 50% Ensaio (com defesa oral): 50%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante: teste em período especial ou trabalho (a entregar numa data a combinar entre o docente e o discente).
Melhoria de classificação
Melhoria do exame