Introdução à Germanística Medieval
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Literatura |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e Alemão
Obs.: Português e Alemão Obs.: As aulas são lecionadas em português. Os textos serão analisados em língua alemã.
Objetivos
- Apresentar as principais problemáticas e temáticas da literatura alemã medieval, oferecendo uma perspetiva global deste sistema literário, devidamente enquadrada por reflexões teóricas e críticas;
- Consolidar esta perspetiva global através da leitura integral de uma obra paradigmática da literatura do período;
- Estabelecer afinidades intertextuais na poética do médio-alto-alemão;
- Identificar formas de receção da cultura e da literatura medievais na contemporaneidade.
Resultados de aprendizagem e competências
- Enquadrar o período medieval na cronologia da história europeia;
- Reconhecer o médio-alto-alemão como convenção linguística privilegiada da cultura e da literatura e o seu vocabulário mais relevante;
- Identificar as principais tradições textuais do médio-alto-alemão relativamente aos seus géneros, matérias e textos;
- Perceber a alteridade da poética medieval;
- Analisar os textos do médio-alto-alemão, transcendendo a sua singularidade ao enquadrá-los, numa perspetiva diacrónica e geográfica, num sistema mais amplo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo I: Introdução
1. Germanística Medieval: Encontro das áreas da Germanística e do Medievalismo
1.1. Germanística
1.2. Medievalística
2. A sociedade e o ideal cortês
3. A literatura cortês3.1. A convenção linguística do médio-alto-alemão clássico
3.2. Tradição manuscrita e tradição oral
3.3. Géneros
3.4. Matérias e tradições
4.5. Temas dominantes
Módulo II: ‘Das Nibelungenlied’
1. Abordagem preparatória
1.1 A historicidade de ‘Das Nibelungenlied’
1.2 O género de ‘Das Nibelungenlied’
1.3 A estrutura narrativa de ‘Das Nibelungenlied’
1.4. Técnica narrativa
1.5 Temas e motivos dominantes
1.6 Personagens em ‘Das Nibelungenlied’
2. Análise de ‘Das Nibelungenlied’
Módulo III: Receção da Idade Média na Contemporaneidade
1. Formas de receção do Medievo
1.1. Produtiva
1.2. Reprodutiva
1.3. Científica
1.4. Político-ideológica
Bibliografia Obrigatória
Nach der Handschrift B herausgegeben von Ursula Schulze. Ins Neuhochdeutsche übersetzt und kommentiert von Siegfried Grosse; Das Nibelungenlied. Mittelhochdeutsch/ Nochhochdeutsch, Philipp Reclam, 2011
Bibliografia Complementar
Benedikt Jeßing/ Ralph Köhnen (eds.); Einführung in die Neuere deutsche Literaturwissenschaft, J. B. Metzler Verlag, 2003
John Greenfield;
Das^Nibelungenlied. ISBN: 972-9350-57-4
Joachim Bumke;
Hõfische Kultur. ISBN: 978-3-423-30170-1
Kolinsky, Eva / Wilfried van der Will (eds.); The Cambridge Companion to Modern German Culture, Cambridge University Press, 2002
Observações Bibliográficas
Parte da bibliografia complementar pode ser encontrada na secção "Documentos" (lado direito da ficha da UC no sigarra).
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Abordagem teórico-prática.
Palavras Chave
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
50,00 |
Exame |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
91,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
- Presença mínima em 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será a média ponderada entre os elementos de avaliação (exame final 50% + trabalho escrito 50%). A aprovação da unidade curricular está condicionada pela classificação mínima de 9 nas duas componentes de avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Caso de aplique, pode ser exigida uma defesa do trabalho escrito.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes trabalhadores e outros estudantes legalmente dispensados da presença regular nas aulas devem contactar o docente no início do semestre. Em todo o caso, estes estudantes serão avaliados segundo as mesmas componentes de avaliação referidas acima.
Melhoria de classificação
Os estudantes podem efetuar melhoria de classificação à componente “exame” (50%), não sendo possível efetuar melhoria de classificação à componente “trabalho escrito” (50%).