Código: | LLC022 | Sigla: | CIFIM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estudos Culturais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LLC | 24 | Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Jorge Miguel Pereira Bastos da Silva | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Jorge Miguel Pereira Bastos da Silva | 3,00 |
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de reconhecer dados fundamentais da História cultural e sociopolítica das Ilhas Britânicas dos séculos XVII e XVIII, e deverão ter desenvolvido capacidades de análise cultural e literária.
Título do programa: MODERNIDADE, LIBERDADE E IDENTIDADE NA CULTURA BRITÂNICA DOS SÉCULOS XVII E XVIII
Subordinando-se ao tema acima enunciado, o programa da unidade curricular considera aspectos centrais da História política, social e intelectual dos séculos XVII e XVIII nas Ilhas Britânicas, incidindo especialmente no período situado entre a Revolução Gloriosa de 1688-89 e as primeiras décadas de Setecentos. Entre os aspectos a abordar encontram-se os seguintes:
- o significado da Revolução Gloriosa e do Bill of Rights de 1689 no quadro da constituição ou consolidação de um regime político de carácter liberal;
- o desenvolvimento de uma sociedade de consumo, imperialista e partidarizada; a ética do capitalismo e do individualismo;
- o Iluminismo, o Classicismo e a querela de Antigos e Modernos;
- questões de identidade – nacional, de classe, de género;
- o lugar das artes e a problemática do gosto.
O programa estrutura-se nos seguintes pontos:
Documentos a analisar: John Locke, Two Treatises of Government e Epistola de Tolerantia (excertos); Bill of Rights.
Documentos a analisar: The Tatler, The Spectator e outros periódicos setecentistas (artigos seleccionados).
Documento a analisar: Daniel Defoe, Robinson Crusoe.
Exposição e discussão dos conteúdos histórico-culturais relevantes.
Análise e comentário crítico dos textos indicados no programa.
Orientação de trabalhos escritos.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 121,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Total: | 162,00 |