Inglês B2.4
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Inglês |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Os objetivos para este nível de aprendizagem de uma língua estrangeira correspondem aos objetivos definidos pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (QECR). Os alunos são capazes de compreender as idéias principais de textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos. São capazes de se comunicar com um nível razoável de espontaneidade e fluência e podem interagir com falantes nativos sem dificuldade. São capazes de produzir textos coerentes e detalhadas sobre vários temas e explicar um ponto de vista sobre um tema atual que explica os prós e contras das várias opções.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, o aluno deve ser capaz de falar e escrever em Inglês correspondente ao nível de B2 (QECR). Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
O programa é definido em grande parte pelo uso de textos de apoio produzidos pelos professores do nível B2.4. A principal área temática abordada neste semestre é “Factos e Ficções Científicos”. A primeira parte do semestre trata assuntos relacionados com a investigação científica, incluindo desenvolvimentos significativos em áreas tão diversas como a genética, psicologia, biologia e astronomia e o seu impacto na sociedade e cultura. A segunda parte do semestre trata a área da ficção científica, incluindo a forma como este género se desenvolveu na literatura e no cinema e a sua relevância cultural. No que diz respeito a itens gramaticais, o semestre focaliza-se na transitividade e na utilização de “phrasal verbs”.
Todos os estudantes devem imprimir os materiais didáticos deste nível de inglês e trazer uma cópia impressa para cada aula.
Bibliografia Obrigatória
ULL;
Cambridge international dictionary of english. ISBN: 0-521-48421-9
Yule, George; Oxford Practice Grammar Advanced, Oxford University Press, 2006. ISBN: 0-19-430916-9
ULL;
Collins Cobuild english grammar. ISBN: 0-00-370257-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O curso utiliza uma abordagem comunicativa do ensino da língua inglesa. O principal foco é o desenvolvimento das capacidades produtivas dos alunos: o falar e o escrever. O estímulo para este trabalho é dado por textos escritos e de audição que desenvolvem as capacidades recetivas dos alunos. O trabalho na sala de aula envolve frequentes mudanças de padrão de interação que assegurem um ambiente dinâmico e participativo. É dado enfoque também à consciência da importância de padrões gramaticais e características da língua como um sistema. Os alunos são avaliados através de dois testes escritos (um resumo de um texto e um relatório) um teste que combina estruturas gramaticais e vocabulário, e testes orais (pelo menos duas discussões em grupo em formato tutorial e uma oral final em pares). Estes elementos são pesados de forma a proporcionar uma avaliação equilibrada das capacidades produtivas dos alunos e da sua consciência da língua inglesa.
Todos os estudantes devem desligar ou silenciar e guardar seus telemóveis antes do início da aula.
Palavras Chave
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
30,00 |
Teste |
30,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
63,50 |
Frequência das aulas |
60,50 |
Trabalho de investigação |
38,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Todos os estudantes devem frequentar 75% das aulas, existindo exceções de acordo com os regulamentos da FLUP. Os trabalhadores-estudantes não são obrigados a frequentar aulas mas devem submeter-se aos todos aos componentes da avaliação distribuída nas datas publicadas no programma.Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada de acordo com as seguintes componentes de avaliação: dois testes de expressão escrita (cada composição vale 20%); um teste de Gramática, Vocabulário (30%); competência oral - 30% (a partir de um teste oral feito em pares no fim de semestre (20%) e um 'discussion group' na aula (10%)). Todos estes testes vão ser realizados durante as aulas, exceto o exame orai final (que terão lugar no fim do curso). Não é permitido o uso de dicionários em qualquer teste.
Provas e trabalhos especiais
RECURSO. Os estudantes que reprovem na UC poderão repetir apenas UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir.
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante, não serão obrigados a frequentar as aulas, mas devem realizar todas as componentes de avaliação continua nas datas estabelecidas.
Melhoria de classificação
Para efeitos de melhoria, os estudantes poderão apenas repetir UMA das provas escritas. Para tal, deverão informar o/a docente atempadamente e por escrito (email), especificando qual das provas desejam repetir. Deverão também estar devidamente inscritos nos Serviços Académicos para efeitos de 'Melhoria', garantindo assim que os seus nomes constem da lista das provas de melhoria no Sigarra."
Observações
Estudantes-trabalhadores devem manter-se em contacto com o seu professor e os seus colegas de turma para ficar informados sobre o decorrer das aulas, datas para os testes, etc.