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Introdução à Cultura e à Literatura Inglesas

Código: LLC063     Sigla: ICLI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LLC 99 Plano Oficial Monodisciplinar (a partir de 2022) 1 - 6 41 162
Plano Oficial Bidisciplinar ( a partir de 2024) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Filomena Maria Esteves Aguiar Vasconcelos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 2 6,00
Filomena Maria Esteves Aguiar Vasconcelos 3,00
Jorge Miguel Pereira Bastos da Silva 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Proporcionar aos estudantes a aquisição de conhecimentos de base no âmbito da História das Ilhas Britânicas e da História da Literatura Inglesa. Familiarizar os estudantes com conceitos básicos do estudo da Cultura e da Literatura.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão reconhecer dados de valor fundamental no âmbito da História das Ilhas Britânicas e da História da Literatura Inglesa. Deverão igualmente dominar competências fundamentais de análise cultural e literária.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A componente teórica do trabalho das aulas será dedicada à constituição de um delineamento histórico da sociedade inglesa (ou britânica) do Período Tudor ao Período Vitoriano, no plano da situação sociopolítica e no plano da produção intelectual. A componente prática e tutorial do trabalho das aulas incidirá na análise de cinco obras originárias de momentos históricos distintos, representativas de diferentes géneros textuais e de orientações estéticas e ideológicas diversas, e por outro lado dotadas de alto valor documental do ponto de vista da história social e das mentalidades.

As obras em estudo são as seguintes:

1. Thomas More, Utopia

2. William Shakespeare, Macbeth

3. Alexander Pope, The Rape of the Lock

4. William Blake, Songs of Innocence and of Experience

5. Charles Dickens, Hard Times

N.B.:

1. Os alunos deverão adquirir as seguintes obras:
- Dickens, Charles, Hard Times, ed. Kate Flint, London, Penguin, 2003;
- Morvs, Thomas, Vtopia ou a Melhor Forma de Governo, trad. Aires A. Nascimento, 3.ª ed., Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015;
- Shakespeare, William, Macbeth, ed. George Hunter, London, Penguin, 2005 [1967].

2. Os restantes textos primários serão disponibilizados através do Gabinete de Informática da FLUP.

3. No decurso das aulas será indicada bibliografia secundária adicional.

Bibliografia Obrigatória

Blake, William; Complete Writings with Variant Readings, ed. Geoffrey Keynes, Oxford, Oxford University Press, 1966
Dickens, Charles; Hard Times, ed. Kate Flint, London, Penguin, 2003
Pope, Alexander; The Poems of Alexander Pope: A one-volume edition of the Twickenham text with selected annotations, ed. John Butt, London, Methuen, 1975
Shakespeare, William; Macbeth, ed. George Hunter, London, Penguin, 2005 [1967]
Morus, Thomas; Vtopia ou a Melhor Forma de Governo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2015 (Tradução de Aires A. Nascimento)

Bibliografia Complementar

Barnard, Robert; A Short History of English Literature, Oxford, Basil Blackwell, 1984
Daiches, David; A Critical History of English Literature, Londres, Secker & Warburg, 1969
Fowler, Alastair; A History of English Literature, Oxford, Basil Blackwell, 1987
Kearney, Hugh; The British Isles: A History of Four Nations, Cambridge, Cambridge University Press, 1989
Morgan, Kenneth O., ed.; The Oxford History of Britain, Oxford, Oxford University Press, 1993
Sanders, Andrew; The Short Oxford History of English Literature, Oxford, Clarendon Press, 1994
Sena, Jorge de; A Literatura Inglesa: Ensaio de Interpretação e de História, Lisboa, Cotovia, 1989
Wimsatt, William K., Jr., e Cleanth Brooks; Literary Criticism: A Short History, London, Routledge & Kegan Paul, 1970 [1957]
Wynne-Davies, Marion, ed.; Bloomsbury Guide to English Literature, London, Bloomsbury, 1989

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição e discussão dos conteúdos histórico-culturais relevantes.

Análise e comentário crítico dos textos indicados no programa.

Aulas teóricas; aulas práticas; sessões tutoriais.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos anglo-saxónicos
Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 108,00
Frequência das aulas 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame final para 100%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os casos específicos em causa. Estudantes com necessidades especiais usufruem de um tempo de prova mais alargado.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

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