Alemão A2.2
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Alemão |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Nesta disciplina, que vem na sequência de Alemão A2.1, os estudantes deverão atingir um grau de conhecimento correspondente ao nível A2.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita). O manual adotado, que contem um leque muito diversificado de textos, de tarefas e de exercícios com vista a desenvolver e a treinar todas as competências previstas no QECR, permite que, para além da consolidação dos conhecimentos do nível A2.1, os estudantes adquiram novos e mais diferenciados conhecimentos e capacidades. Atendendo também à cultura / realidade dos países de expressão alemã, o enriquecimento lexical, bem como as competências da leitura, escrita, audição e oralidade são trabalhadas em todas as áreas temáticas estudadas. Os conhecimentos gramaticais, que contribuem para o alargamento de estratégias de compreensão e de interação, são adquiridos através de um estudo mais aprofundado de fenómenos textuais em contexto e treinados através dos exercícios propostos pelo manual. Para um treino mais intensivo, os exercícios do manual são complementados por materiais fornecidos pelo docente.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do semestre, para além de desenvolver o interesse pela realidade e cultura dos países de expressão alemã e de dominar a terminologia e o uso competente das estruturas gramaticais previstas para este nível, os estudantes deverão possuir as seguintes competências: Receção (oral e escrita): Compreender o essencial de conversas informais e de informações curtas e simples. Ler textos claros e simples e recolher informações concretas e previsíveis em textos do quotidiano. Interação / produção (oral e escrita): Interagir oralmente em situações quotidianas quanto a troca de informações e sobre temas familiares aos estudantes. Produzir textos, como por exemplo apontamentos, e-mails, postais, respostas a anúncios, cartas no âmbito familiar e profissional.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Esta UC pressupõe os conteúdos lecionados na UC A2.1.
Programa
Nas aulas de língua alemã A2.2 serão trabalhadas as seguintes áreas temáticas: o tempo atmosférico, saúde, corpo e doenças, vestuário, festas populares alemãs (“Oktoberfest”), férias e viagens, profissões, estágios profissionais. Os seguintes aspetos gramaticais serão objeto de reflexão, de análise e de exercícios práticos: 1. Diminutivo 2. Pronomes demostrativos e indefinidos 3. Frases interrogativas 4. Modificadores de frases com valores de espaço e tempo 5. Formas de cortesia com conjuntivo II 6. Genitivo 7. Frases relativas 8. Sintaxe 9. Comparativo e superlativo 10. Orações temporais ("als", "wenn", “seit(dem)” “bis”) 11. Verbo "werden".
Bibliografia Obrigatória
Birgit Braun, Margit Doubek, Nadja Fügert, Ondřej Kotas, Martina Marquardt Langermann, Martina Nied Curcio, Ilse Sander, Nicole Schäfer, Kathrin Schweiger, Ulrike Trebesius-Bensch, Maik Walter; DaF kompakt neu A1-B1, Kursbuch, Stuttgart: Klett, 2016. ISBN: 978-3-12-676310-3
Birgit Braun, Margit Doubek, Nadja Fügert, Ondřej Kotas, Martina Marquardt Langermann, Martina Nied Curcio, Ilse Sander, Nicole Schäfer, Kathrin Schweiger, Ulrike Trebesius-Bensch, Maik Walter; DaF kompakt neu A1-B1, Übungsbuch, Stuttgart: Klett, 2016. ISBN: : 978-3-12-676311-0
Bibliografia Complementar
Jin, Friederike & Voß, Ute ; Grammatik Aktiv. Üben, Hören, Sprechen. Deutsch als Fremdsprache A1-B1, Berlin: Cornelsen, 2018. ISBN: 978-3-06-023972-6
Reimann, Monika; Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache, Hueber, 2004
Rusch, Paul; Schmitz, Helen; Einfach Grammatik. Übungsgrammatik Deutsch A1 bis B1, Langenscheidt, 2007
Observações Bibliográficas
Os estudantes que adquiriram o manual DaF kompakt neu apenas para o nível A1, deverão comprar o manual correspondente ao nível A2. Uma vez que, entretanto, já foi publicada uma nova versão do livro, terão de ter o cuidado de verificar que se trata da seguinte versão:
Birgit Braun, Margit Doubek, Nadja Fügert, Ondřej Kotas, Martina Marquardt Langermann, Martina Nied Curcio, Ilse Sander, Nicole Schäfer, Kathrin Schweiger, Ulrike Trebesius-Bensch, Maik Walter (2016). DaF kompakt neu A2, Kurs- und Übungsbuch. Stuttgart: Klett. ISBN 978-3-12-676314-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os estudantes serão colocados perante tarefas muito diversificadas de modo a desenvolverem competências a nível recetivo e produtivo / interativo, paralelamente ao alargamento lexical e ao domínio da terminologia e da utilização de estruturas gramaticais, bem como à aquisição de conhecimentos socioculturais.
Aulas práticas; estratégias didáticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo dos alunos (trabalhos de casa) recorrendo a materiais indicados e/ou fornecidos pelo docente, de modo a consolidarem os seus conhecimentos e colmatarem eventuais lacunas.
A compreensão oral é estimulada não só através da utilização da língua alemã por parte do docente na sala de aula, mas também através do recurso a material áudio adequado ao nível de conhecimentos dos estudantes. Pelo trabalho com textos gravados de diferente cariz, os estudantes aprendem a extrair informações de descrições ou de mensagens curtas, simples e claras sobre assuntos do quotidiano, e ainda, sobretudo no caso dos diálogos, a entende-los como possíveis modelos para a produção oral própria. No que diz respeito à leitura, que visa os três níveis de compreensão (global, seletiva e detalhada), os estudantes aprendem a entender textos curtos (p. ex., entrevistas, anúncios em jornal, curricula, candidaturas) com um léxico simples e sobre situações comuns na vida quotidiana.
A produção oral é um elemento importante não só em si mesmo, mas também enquanto meio de exercitar outras competências dada a sua função na memorização lexical e fonética. Em trabalhos de grupo, de pares ou individuais, e recorrendo a modelos frásicos básicos, os estudantes alargam a sua capacidade comunicativa falando, de modo simples, sobre situações ou experiências que lhes são familiares (p. ex. o tempo atmosférico, vestuário, festas populares alemãs (“Oktoberfest”), férias e viagens, profissões, estágios profissionais, desporto). Nas aulas é também treinada a representação de cenas dialogadas.
Na produção escrita, os estudantes aprendem a utilizar expressões e frases simples, embora já com recurso a algumas orações subordinadas. Para além de uma produção textual orientada, treinam, p. ex.,a produção autónoma de e-mails, de cartas e de CV.
Os estudantes realizam ainda um pequeno projeto (leitura, como trabalho de casa, de uma narrativa simples, sobre a qual se fazem diversos exercícios).
Software
Powerpoint, Prezi, ZOOM
Palavras Chave
Humanidades > Ciências da linguagem > Línguas > Línguas modernas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
42,00 |
Prova oral |
30,00 |
Teste |
28,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
101,50 |
Frequência das aulas |
60,50 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A presença de 75% das aulas é obrigatória, exceto os casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
A aprovação na UC decorre da obtenção de um mínimo de 10 valores (numa escala de 0 a 20) na média ponderada das componentes escrita e oral. Da componente escrita fazem parte um teste (40%) e um exame final (60%). A aprovação implica que da soma ponderada de ambos os testes resulte uma média positiva.
Avaliação escrita, que consta de um teste e de uma prova de exame final – 70%.
Avaliação oral – 30%.
Provas e trabalhos especiais
De acordo com o Regulamento da FLUP.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os "estudantes detentores de estatuto especial, designadamente, os abrangidos pelo estatuto de Dirigente-Associativo, de Estudante-Atleta, de Estudante-Bombeiro, de estudante Militar, de estudante Atleta da Seleção Nacional, Praticantes de Desporto de Alto Rendimento ou o Trabalhador-estudante" (Artº 14º, ponto 1 do Regulamento de Avaliação), no que toca à componente participação, não podendo assegurar a participação presencial, deverão, contudo, assegurar a sua regular participação nas tarefas propostas na plataforma Moodle.
As 2 provas escritas (teste + exame final) bem como a prova oral são de realização obrigatória.
Melhoria de classificação
Nesta UC, apenas a componente "exame final" é passível de melhoria ou de recurso.
Os estudantes que queiram fazer melhoria ao exame final devem inscrever-se com a devida antecedência, nos respetivos serviços de Gestão Académica.
Observações