Problemáticas Históricas II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
História |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DHIS |
5 |
DHIS - Plano de Estudos |
1 |
- |
9 |
60,5 |
243 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Adquirir um conhecimento aprofundado sobre alguns dos actuais debates historiográficos;
- Conhecer os principais debates que animam as agendas historiográficas actuais;
- Refectir sobre a diversidade de perspectivas que influenciam a escrita da História.
- Analisar os desafios que o presente coloca ao estudo do passado.
Resultados de aprendizagem e competências
- Consolidação da autonomia do estudante na construção do conhecimento histórico;
- Reforçar as competências de pensamento crítico;
- Desenvolvimento de capacidades de análise e de síntese;
- Demonstrar uma sólida capacidade de comunicação oral e escrita.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. Introdução - a função social da História;
2. Crença, classe, género e a escrita da História;
3. Cultura material: dos textos aos objetos;
4. Nacionalismos imaginados;
5. Viver a História - o histórico como género cultural.
Bibliografia Obrigatória
Margaret MacMillan;
The^uses and abuses of history. ISBN: 978-1846682049 (Existe tradução para espanhol e português (Brasil).)
Bibliografia Complementar
Prasenjit Duara, Viren Murthy, and Andrew Sartori (eds); A Companion to Global Historical Tought, 2014
Timothy J. LeCain; The matter of History. How things create the past
Observações Bibliográficas
Indicações bibliográficas serão fornecidas ao longo das sessões, em conformidade com os diversos módulos temáticos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta u.c. terá uma forte componente de leitura e discussão de bibliografia.
Espera-se que, antes de cada sessão, os estudantes procedam a uma leitura atenta e crítca dos textos de leitura obrigatória.
Os estudantes devem participar ativamente em todas as sessões, nomeadamente na apresentação do trabalho.
Prevê-se a apresentação pontual de especialistas convidados para o aprofundamento e debate dos temas previstosno programa (ou outros que se considere oportuno).
Palavras Chave
Humanidades > História
Humanidades
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
65,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
100,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho escrito |
62,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Nos termos do regulamento de avaliação da FLUP (75% de frequência obrigatória).
Fórmula de cálculo da classificação final
Aplicação do indicado na componente de avaliação - avaliação distribuída, com possibilidade de recurso no trabalho escrito.
O trabalho escrito (65%) deverá ter 3 mil palavras, sobre um dos temas tratados, de forma a revelar capacidade de identificação e selecção de bibliografia adequada, de análise, de reflexão e demonstrando a possível articulação com os projetos individuais.
O debate oral é avaliado (20%), assim como a apresentação do ensaio (15%).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável.
Melhoria de classificação
Através da submissão na Época de Recurso de nova versão de trabalho escrito apresentado na Época Normal.