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Problemáticas Históricas II

Código: DHIS030     Sigla: PHIS2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: 3º ciclo em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DHIS 5 DHIS - Plano de Estudos 1 - 9 60,5 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Hugo Daniel de Jesus Ribeiro da Silva 1,50
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,50
Hugo Daniel de Jesus Ribeiro da Silva 0,75
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva 0,75

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Adquirir um conhecimento aprofundado sobre alguns dos actuais debates historiográficos; 

- Conhecer os principais debates que animam as agendas historiográficas actuais;

- Refectir sobre a diversidade de perspectivas que influenciam a escrita da História.

- Analisar os desafios que o presente coloca ao estudo do passado.

Resultados de aprendizagem e competências

- Consolidação da autonomia do estudante na construção do conhecimento histórico;

- Reforçar as competências de pensamento crítico;

- Desenvolvimento de capacidades de análise e de síntese;

- Demonstrar uma sólida capacidade de comunicação oral e escrita.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Introdução - a função social da História;

2. Crença, classe, género e a escrita da História;

3. Cultura material: dos textos aos objetos;

4. Nacionalismos imaginados;

5. Viver a História - o histórico como género cultural.

Bibliografia Obrigatória

Margaret MacMillan; The^uses and abuses of history. ISBN: 978-1846682049 (Existe tradução para espanhol e português (Brasil).)

Bibliografia Complementar

Prasenjit Duara, Viren Murthy, and Andrew Sartori (eds); A Companion to Global Historical Tought, 2014
Timothy J. LeCain; The matter of History. How things create the past

Observações Bibliográficas

Indicações bibliográficas serão fornecidas ao longo das sessões, em conformidade com os diversos módulos temáticos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Esta u.c. terá uma forte componente de leitura e discussão de bibliografia.

Espera-se que, antes de cada sessão, os estudantes procedam a uma leitura atenta e crítca dos textos de leitura obrigatória.

Os estudantes devem participar ativamente em todas as sessões, nomeadamente na apresentação do trabalho.

Prevê-se a apresentação pontual de especialistas convidados para o aprofundamento e debate dos temas previstosno programa (ou outros que se considere oportuno).

Palavras Chave

Humanidades > História
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 65,00
Participação presencial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 100,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho escrito 62,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Nos termos do regulamento de avaliação da FLUP (75% de frequência obrigatória).

Fórmula de cálculo da classificação final

Aplicação do indicado na componente de avaliação - avaliação distribuída, com possibilidade de recurso no trabalho escrito.

O trabalho escrito (65%) deverá ter 3 mil palavras, sobre um dos temas tratados, de forma a revelar capacidade de identificação e selecção de bibliografia adequada, de análise, de reflexão e demonstrando a possível articulação com os projetos individuais.

O debate oral é avaliado (20%), assim como a apresentação do ensaio (15%).

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável.

Melhoria de classificação

Através da submissão na Época de Recurso de nova versão de trabalho escrito apresentado na Época Normal.

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