Teorias e Políticas do Património
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
História |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MHP |
11 |
MHP - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
OBJETIVO GERAL:
Refletir sobre as POLÍTICAS (institucionais) e as TEORIAS (os conceitos acerca do património e a sua evolução na longa duração).
ESPECÍFICOS:
- Observar os sentidos e os contextos em que se pode falar de património: “ uso público da História”, e/ou a “invenção das tradições”, expressões que traduzem a manipulação política da história, da cultura, do presente;
- refletir sobre os contextos de produção da informação, no tempo e no espaço, da identificação e validação das fontes de informação, desenvolvendo competências específicas na utilização crítica da documentação;
- aferir as políticas da “memória”, dos objectos e produtos que emergem na construção das sociedades humanas, da reflexão e compreensão, no tempo e no espaço, das construções memoralistas (mundo laboral, artesanal, industrial, marítimo/litoral, religioso, rural e urbano, etc.), cruzando e trabalhando a informação documental e bibliográfica;
- refletir sobre os processos de "patrimonialização";
- analisar as teorias e as políticas do património no quadro da discussão acerca da materialidade e imaterialidade das "coisas que as pessoas querem salvar".
Resultados de aprendizagem e competências
- os estudantes devem ser capazes de identificar os processos contextuais de reconhecimento do património, entre “ uso público da História”, e/ou da “invenção das tradições”, entre teorias e prática.
- serem capazes de aferirem as políticas da “memória”, dos objectos e produtos que emergem na construção das sociedades humanas, da reflexão e compreensão, no tempo e no espaço, das construções memoralistas, cruzando e trabalhando a informação documental e bibliográfica).
- apreenderem os mecanismos de invenção e de construção dos patrimónios – da ambivalência do conceito de património ao alargamento do seu âmbito
- adquirir competências na leitura do « sítio » seja ele qual for, do objeto móvel ao imóvel, da água ao painel, tendo em conta políticas de património.
- refletirem sobre as realidades e as hipóteses de salvaguarda, organização, estudo e difusão cultural/ científica de um conjunto de arquivos, que colhe a designação genérica de "arquivos de comunidades".
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
I Parte - património, identidade, memória
- O QUE FAZER COM O PATRIMÓNIO HOJE? E AMANHÃ?
1. Património ou patrimónios – uma derivação? Uma invenção? Uma política do passado?- uma visão crítica das ideologias e das políticas patrimoniais.
2. Teoria(s) e prática(s) – do “estado-nação” à mercantilização generalizada do mundo: as questões do património, da identidade, da memória, da autenticidade.
3. Património e criação: a fábrica do património: “da catedral à colher de chá”, dos “lugares da memória” aos “não-lugares” - a vivificação ontológica: a imagem e as políticas da visibilidade e da atracção
4. Património, identidade e comunidade(s)
II Parte - O PATRIMÓNIO COMO PROCESSO - A PATRIMONIALIZAÇÃO
1. as faces de um cubo
2. autenticidade ou recriação?
3. a fixidez dos "tipos de património" - debates
4. a "frescura" do património ambiental - entre as ciências humanas e as "exatas"
5. o "new look" e "as cidades que não visitamos"
Bibliografia Obrigatória
Choay, Françoise; L' Allégorie du Patrimoine, Paris, du Seuil, 1999 (Há ed. portuguesa da Ed. Presença, Lisboa, 2000.)
Guillaume, Marc; A Política do Património, Porto, Campo das Letras, 2003
González-Varas, Ignácio; Conservación de Bienes Culturales. Teoria, Historia, Princípios y Normas, Madrid, Ediciones Cátedra, 2003 - 3ª ed.
Nora, Pierre (dir. de); Les Lieux de la Mémoire, Paris, Gallimard, 1984-1992 (Um clássico em 7 volumes, de consulta indispensável)
Smith Laurajane;
Uses of heritage. ISBN: 978-0-415-31831-0
Peralta Elsa 340;
Patrimónios e identidades. ISBN: 972-774-233-5
Anico Marta 340;
Heritage and identity. ISBN: 978-0-415-45336-3
Isabel Lopes Cardoso; Paisagem património
Bibliografia Complementar
Connerton, Paul; Como as Sociedades Recordam, Oeiras, Celta Editora, 1993
Heinich, Nathalie ; La fabrique du Patrimoine. “De la cathédrale à la petite cuillère ». , Éditions de la Maison des Sciences de l’homme, 2009
Observações Bibliográficas
Bibliografia específica será indicada.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas têm uma componente fortemente teórica, embora de discussão em torno de experiências realizadas na aula, como por exemplo as tomadas de decisões individuais, coletivas e institucionais, ou exercícios de pesquisa bibliográfica perante duas narrativas em torno do património: uma da sua história e outra da transformação em património: a primeira concentra-se em como e porquê o lugar é significativo, e pode incluir a história da arquitectura e artística, assim como política, económica e social; a segunda deve concentrar-se em em como foi conservada, interpretada e gerida.
Este exercício deve dar uma definição às diferenças entre os dois objectos de estudo e da necessidade de cada uma para suportar a outra.
E ainda um comentário escrito acerca das memórias e as identidades - material e imaterial – ou um exercício bibliográfico numa área de património (natural, arqueológico - na longa duração, arte, arquitectura, documental, fotográfico, imaterial, etc.).
Palavras Chave
Ciências Sociais > Estudos culturais
Humanidades > História
Humanidades > História > Arqueologia > Arqueologia comparada
Ciências Sociais > Antropologia > Etnologia
Ciências Sociais > Antropologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Trabalho escrito |
35,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Prova oral |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Trabalho de investigação |
25,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Segundo as regras gerais da UP - presença em 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cada aluno deverá participar ativamente nas aulas, em cujo cálculo final de avaliação entram: a execução de exercícios orais e escritos, a escrita de um ensaio final, assim como a apresentação, em sala de aula do mesmo ensaio.
Provas e trabalhos especiais
Cumprindo as normas gerais da UP quando aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Cumprindo as normas gerais da UP
Melhoria de classificação
Cumprindo as normas gerais da UP quando aplicável.