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Metodologia do Trabalho Científico

Código: MHP014     Sigla: MTC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História e Património

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHP 15 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lisbeth de Oliveira Rodrigues Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Práticas Laboratoriais: 1,00
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Lisbeth de Oliveira Rodrigues 1,50
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,00
Lisbeth de Oliveira Rodrigues 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Lisbeth de Oliveira Rodrigues 0,50

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

Familiarizar os alunos com as fases sucessivas de construção do conhecimento científico, da escolha de um tema à apresentação final de uma dissertação, passando pela definição de indicadores que respondam ao objectivo definido e pela escolha de métodos de recolha e tratamento de dados. Esta unidade curricular pressupõe o conhecimento de métodos de pesquisa de informação e  validação da mesma.

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio de procedimentos das fases sucessivas de construção do conhecimento científico. Consolidação de procedimentos de investigação aplicada.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não aplicável

Programa

A. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO 1. A escolha de um tema 2. A questão de partida: a equação de um problema 3. Os procedimentos exploratórios. Hipóteses e Conceitos 4. Definição de indicadores. 5. Critérios de recolha de informação. 6. Análise.
B. TÉCNICAS de ANÁLISE qualitativa e quantitativa
C. A ESCRITA CIENTÍFICA: Artigos, dissertações e relatórios de investigação: estrutura e normas. 

Bibliografia Obrigatória

QUIVY, Raymond ; Manual de investigação em ciências sociais , Gradiva, 1992
RAGIN, Charles C; Constructing social research: the unity and diversity of method. , Pine Forge Press, , 1994
ALMEIDA, João Ferreira de – A investigação nas Ciências Sociais: estudo elaborado no gabinete de investigações sociais. Lisboa: Editorial Presença, 1995
BERICAT, Eduardo – La integración de los métodos cuantitativo y cualitativo en la investigación social: significado y medida. Barcelona: Ariel, 1998
BERKHOFER, Jr. Robert F. – Beyond the great story: history as text and discourse. Cambridge: Belknap Press of Harvard University, 1997
BERRY, Ralph – The research project: how to write it. London: Routledge, [1996]
BLACK, Thomas R. – Doing quantitative research in the social sciences: an integrated approach to research design measurement and statistics. London: Sage, 1998
BOOTH, Wayne C. – The craft of research. Chicago: The University of Chicago Press, 1995
BURTON, Dawn – Research training for social scientists: a handbook for postgraduate researchers. London: Sage Publications, 2000
CRESWELL, John W. – Research design: qualitative & quantitative approaches. Thousand Oaks (California): Sage Publications, [1994]
DIAS, Maria Olívia – Métodos e técnicas de estudo e elaboração de trabalhos científicos. Coimbra: Minerva, 1999
El análisis de la realidad social: métodos y técnicas de investigación. Madrid: Alianza Editorial, 2000
Jeux d’échelles : la micro-analyse à l’experience. Paris : Gallimard, 1996
KETELE, Jean-Marie de – Metodologia da recolha de dados: fundamentos dos métodos de observação, de questionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Lisboa: Instituto Piaget, [1999]
LAYDER, Derek – New strategies in social research: an introduction and guide. Cambridge: Polity Press, 1998
Metodologia aplicada de lãs ciências históricas: Historia Moderna. Santiago de Compostela: Universidad de Compostela, 1973
PIRET, Anne – L’anlyse structurale: une méthode d’analyse de contenu pour les sciences humaines. Paris : De Boeck Université, 1996
Researching society and culture. London: Sage, 1998
SANTANA CARDOSO, Ciro Flammarion – Los métodos de la historia: introducción a los problemas, métodos y técnicas de la historia demogáfica, económica y social, Barcelona: Editorial Crítica, 1979
SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (orgs.) - Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento, 1986
Theory, method and practice in social and cultural history. New York: University Press, 1992
WALLIMAN, Nicholas – Your research project: a step-by-step guide for the first-time researcher. London: Sage Publications, 2000
WRIGHT, Daniel B. – Understanding statistics: an introduction for the social sciences. London: Sage Publications, 19

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

TP: Sessões teórico-práticas com recurso a trabalho interactivo. OT: Trabalhos aplicados a fases concretas do percurso de investigação. Discussão e reflexão colectiva em torno de projectos de investigação individuais PL: Investigação aplicada : exercícios concretos aplicados a estudos de caso, procurando cobrir os diversos domínios do conhecimento envolvidos pela estrutura curricular do curso.

Software

Power point

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação > Processamento de informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 75,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 46,00
Frequência das aulas 32,00
Trabalho de investigação 25,00
Trabalho laboratorial 44,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de 75% de presenças a todas as modalidades de ensino/aprendizagem

Fórmula de cálculo da classificação final

Na classificação final pondera a classificação do trabalho, mas também a participação nas sessões TP e OT e o resultado dos exercícios levados a cabo nas sessões de PL, de acordo com a seguinte fórmula: TOTAL= 75% TE+ 25% PP.


TE - desenho da estrutura de um projecto de investigação individual com fundamentação aturada de cada elemento.

PTL - por participação em trabalho laboratorial entende-se toda a prestação em forma de comentários, interrogações, exercícios realizados nas sessões, exercícios preparados em trabalho autónomo, etc. Nota: Os estudantes que, em virtude de circunstâncias especiais, (sempre comunicadas aos docentes da uc), não possam participar de 75% das sessões, deverão combinar, atempadamente, os modos de substituirem participações orais por participações escritas.      





Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o estatuto especial de cada caso.

Melhoria de classificação



Poderá haver melhoria da parte escrita.


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