Código: | MHP014 | Sigla: | MTC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | História |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em História e Património |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MHP | 15 | MHP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Lisbeth de Oliveira Rodrigues | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Práticas Laboratoriais: | 1,00 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 1,50 |
Lisbeth de Oliveira Rodrigues | 1,50 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,00 |
Lisbeth de Oliveira Rodrigues | 1,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Lisbeth de Oliveira Rodrigues | 0,50 |
Familiarizar os alunos com as fases sucessivas de construção do conhecimento científico, da escolha de um tema à apresentação final de uma dissertação, passando pela definição de indicadores que respondam ao objectivo definido e pela escolha de métodos de recolha e tratamento de dados. Esta unidade curricular pressupõe o conhecimento de métodos de pesquisa de informação e validação da mesma.
Domínio de procedimentos das fases sucessivas de construção do conhecimento científico. Consolidação de procedimentos de investigação aplicada.
A. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO 1. A escolha de um tema 2. A questão de partida: a equação de um problema 3. Os procedimentos exploratórios. Hipóteses e Conceitos 4. Definição de indicadores. 5. Critérios de recolha de informação. 6. Análise.
B. TÉCNICAS de ANÁLISE qualitativa e quantitativa
C. A ESCRITA CIENTÍFICA: Artigos, dissertações e relatórios de investigação: estrutura e normas.
TP: Sessões teórico-práticas com recurso a trabalho interactivo. OT: Trabalhos aplicados a fases concretas do percurso de investigação. Discussão e reflexão colectiva em torno de projectos de investigação individuais PL: Investigação aplicada : exercícios concretos aplicados a estudos de caso, procurando cobrir os diversos domínios do conhecimento envolvidos pela estrutura curricular do curso.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 75,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 46,00 |
Frequência das aulas | 32,00 |
Trabalho de investigação | 25,00 |
Trabalho laboratorial | 44,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Total: | 162,00 |
Obrigatoriedade de 75% de presenças a todas as modalidades de ensino/aprendizagem
Na classificação final pondera a classificação do trabalho, mas também a participação nas sessões TP e OT e o resultado dos exercícios levados a cabo nas sessões de PL, de acordo com a seguinte fórmula: TOTAL= 75% TE+ 25% PP.
TE - desenho da estrutura de um projecto de investigação individual com fundamentação aturada de cada elemento.
PTL - por participação em trabalho laboratorial entende-se toda a prestação em forma de comentários, interrogações, exercícios realizados nas sessões, exercícios preparados em trabalho autónomo, etc. Nota: Os estudantes que, em virtude de circunstâncias especiais, (sempre comunicadas aos docentes da uc), não possam participar de 75% das sessões, deverão combinar, atempadamente, os modos de substituirem participações orais por participações escritas.
Poderá haver melhoria da parte escrita.