Código: | MHP011 | Sigla: | LHE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Geografia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em História e Património |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MHP | 11 | MHP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva | Regente |
Teorico-Prática: | 1,50 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Trabalho de Campo: | 1,00 |
TP
Apreender e situar historiograficamente as principais concepções teóricas e metodológicas da relação da Geografia com a História
PL
Consulta e crítica de cartografia antiga; elaboração de cartografia temática de ‘reconstituição histórica'.
TC
Reconhecimento e levantamento no espaço do presente das marcas da evolução histórica.
TP
Apreender e situar historiograficamente as principais concepções da relação da Geografia com a História:
i) geografia como “localização”: designação espacial e cartográfica dos elementos das fontes históricas;
ii) geografia como “ambiente”: compreensão dos efeitos da natureza e gestão dos recursos naturais na evolução das comunidades;
iii) geografia como “paisagem”: compreensão do efeito dialéctico da produção do território (posse da terra) e da sua representação, na literatura, pintura, fotografia, cinema, etc.;
iv) geografia como “região”: reconhecimento do carácter incindível da relação do Espaço e do Tempo na criação de uma ‘personalidade’ representativa da identidade de uma região (‘longue-durée’).
v) geografia como “crítica”: reavaliação, a par das diversas tomadas de posição epistemológica havidas nas últimas décadas na Geografia, do carácter situado da própria ciência e do trabalho dos investigadores na produção de determinadas ‘visões do passado’.
Naturalmente esta enumeração analítica não impede, antes pelo contrário, que as diversas concepções e práticas geográficas relacionais com a História se interliguem e esclareçam mutuamente.
PL
Consultar cartografia antiga, confrontando-a com a informação obtida a partir de fontes históricas de outros tipos, praticando infatigavelmente o princípio da ‘validação’ (ou ‘invalidação’) mútua da informação histórica; elaborar cartografia de reconstituição, isolando e posteriormente sobrepondo os elementos que sinteticamente mais se adequam à caracterização de um ‘momento’ especialmente significativo da evolução histórica do espaço.
TC
Reconhecer no presente as marcas da evolução da paisagem, quer as que validam a informação obtida pelas fontes de informação histórica, quer as que permitam levantar hipóteses de evolução que aquelas possam não contemplar. Fundamentar uma concepção de ‘património’ que inclua não apenas o território do presente como herança do passado mas o valor diferencial dessa herança do ponto de vista da geografia histórica e do seu uso presente por parte da comunidade que nele habita.
TP
I – A evolução e caracterização actual do pensamento histórico-geográfico.
1. Distribuição, difusão e ‘time-geography’
2. Ecologia histórica e história ambiental.
3. Espaço de produção, topografia social, representação em paisagem.
4. Geografia regional e história local.
5. Conhecimento situado: escala e identidade.
PL
II – Cartografia e ‘reconstituição histórica’ do espaço.
1. Cartografia antiga: uso e crítica de uma fonte de informação histórica.
2. ‘Reconstituição histórica’ do espaço e sua cartografia.
TC
III – Trabalho de campo e reconhecimento do espaço.
1. Programação e planificação de uma saída de campo.
2. Âmbito espacial e temporal.
3. Levantamento de informação: princípios e métodos.
4. Arquivamento de informação: critérios e suportes.
Fornecida ao longo das aulas, nomeadamente artigos e bibliografia sobre Portugal
TP
Os estudantes são encorajados a ler bibliografia (disponibilizada previamente) que diga respeito ao conteúdo de cada aula teórica-prática. O carácter ‘participado’ das aulas teórico-práticas requere o diálogo e discussão fundamentada entre todos os elemento da classe, de modo a que os conceitos progressivamente se enraizem e dotem os participantes de uma visão estruturada e crítica da teoria da investigação histórico-geográfica.
PL
Os estudantes deverão proceder à leitura de exemplares cartográficos em sala de aula, e à consulta de arquivos cartográficos (cartotecas), de modo a adquirir competências para a elaboração de cartografia de ‘reconstituição histórica’, seguindo uma apreciação crítica dos critérios da sua elaboração, não deixando de valorizar a utilização de
cartografia automática em equipamento informático.
TC
A participação na programação de uma saída de campo conjunta, dotará os estudantes de competências essenciais do processo de planificação, recolha e arquivamento/processamento da informação histórica.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho de campo | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 83,00 |
Frequência das aulas | 19,50 |
Trabalho de campo | 13,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 6,50 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 20,00 |
Total: | 162,00 |
75% de presença em todas as horas de contacto previstas
TP
Aulas expositivas-participadas.
Avaliação: Prova escrita [50%]
PL
Leitura e crítica de exemplares cartográficos.
Avaliação: Crítica ou elaboração de um exemplar de cartografia de ‘reconstituição histórica’ [10%]
TC
Participação na programação de uma saída de campo.
Avaliação: Elaboração de um relatório correspondente. [40%]
Não se aplica
De acordo com o regulamento em vigor
De acordo com o regulamento em vigor