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Latim

Código: MHP010     Sigla: L_HP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Línguas Clássicas

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História e Património

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHP 0 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Manuel Francisco Ramos Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Manuel Francisco Ramos 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português

Objetivos

No âmbito do Mestrado em História e Património (Ramo Arquivos Históricos), pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais do Latim, que servirão de instrumento para o auxílio no trabalho em arquivo, nomeadamente a tradução de portadas de livros, prólogos e índices, com vista à sua interpretação e catalogação.

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre, os alunos deverão comprovar o domínio das estruturas gramaticais e lexicais estudadas através da tradução de textos do programa (latim/português; português/latim).

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não há pré-requisitos.

Programa

1. Considerações preliminares:
- O Latim no contexto das línguas indo-europeias.
- O Latim, as línguas românicas e o Português.
- O Latim e o Português.
- Breve história da génese do alfabeto latino.
- A pronúncia do Latim.
- Os casos e suas funções.
- Noção de raiz, tema, desinência e característica.

2. Leitura, tradução e comentário gramatical, literário e cultural de uma seleção de textos em Latim, adaptados e anotados (incluindo a portada de inúmeros livros antigos), fornecidos sob a forma de antologia e organizados de acordo com o nível de dificuldade e com a matéria gramatical apresentada.

3. Questões gramaticais
3.1. Morfologia
- Flexão nominal: nomes, adjetivos, pronomes e advérbios.
- A flexão verbal: modo indicativo: presente, imperfeito, futuro, pretérito perfeito e mais-que-perfeito (voz ativa e passiva); modo imperativo (presente); modo conjuntivo (presente); formas nominais: infinitivo, particípio presente, particípio passado e gerúndio.
3.2. Sintaxe
- A oração subordinante.
- A oração coordenada.
- A oração subordinada: adjetivas relativas; completivas infinitivas; adverbiais de indicativo: temporais, causais, comparativas, concessivas e condicionais.
3.3. Principais complementos circunstanciais e complemento agente da passiva.

4. Aplicação das questões gramaticais a exercícios de versão para Latim.

5. Do Latim ao Português: os fundamentos da língua portuguesa.

Bibliografia Obrigatória

HACQUARD, G.- ,J.-MAISANI, O.; Guide Romain Antique, Klincksieck, 1952
TORRINHA, F.; Dicionário Latino-Português, Porto Editora, 1942
Dicionário Português-Latino, Ed. Domingos Barreira, 1939
FERREIRA, A.; Dicionário de Latim-Português, Porto Editora, s.d.
FIGUEIREDO, J.N. e ALMENDRA, M. A., ; Compêndio de Gramática Latina, Porto Editora, 1977
Dicionário de Português-Latim, Porto Editora, 1976

Bibliografia Complementar

SOUSA, Ana Alexandra Alves de; Latim. Curriculum mentis (Exercícios de Língua Latina), Edições Colibri, 2004
MARTIN, F.; Les mots latins, Hachette , 1978
VALENTÍ FIOL, E.; Sintaxis latina, Bosch, 1999
ERNOUT, A.-MEILLET, A.; Dictionnaire Etymologique de la Langue Latine , Klincksieck, 1932
CLIMENT, M. Bassols de; Sintaxis latina , 1956
GAFFIOT, F.; Dictionnaire illustré Latin-Français, Hachette, 1978
FONSECA, C.A. Louro; Sic itur in Vrbem. Iniciação ao Latim , Instituto de Estudos Clássicos, 1992
ERNOUT, A.; THOMAS, F.; Syntaxe Latine, Klincksieck, 1972
PIMENTEL, Cristina de Sousa et alii; Latim. Exercícios resolvidos, Edições Colibri, 1998
NORBERG, D.; Manuel pratique de latin médiéval, Paris, 1980
STRECKER, K.; Introduction to Medieval Latin, English translation and revision by Robert B. Palmer, Berlin, 1957
MANTELLO, F.A.C.-RIGG, A.G. (edd.); Medieval latin. An introduction and Bibliographical Guide, Washington D.C. , 1996
HARRINGTON, K. P.; Mediaeval Latin, Chicago, 1969
WHEELOCK, Frederic M.; Wheelock’s Latin, Harper Collins Publishers, 2011

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição teórica e trabalho prático de leitura, comentário e tradução de textos.

Palavras Chave

Humanidades > Ciências da linguagem > Filologia > Filologia clássica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 84,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho laboratorial 36,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos na lei (trabalhador estudante e estudantes detentores de estatuto especial).

Fórmula de cálculo da classificação final

1) Estudante ordinário:
a) 50% pela qualidade da participação em aula no estudo de textos;
b) 50% pela realização de um trabalho científico do interesse do estudante (edição e tradução de texto em latim; recensão de livro); ou pela realização de um teste de avaliação.

 2) Trabalhador estudante e estudantes detentores de estatuto especial: três possibilidades:
- ou a fórmula anterior (estudante ordinário);
- ou um exame final (100%);
- ou um teste no final do ano (50%); mais um trabalho científico do interesse do estudante (edição e tradução de texto em latim; recensão de livro).

Provas e trabalhos especiais

Ver “Avaliação especial”.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os Estudantes que não puderem frequentar as aulas deverão contactar o Professor.

Trabalhador estudante e estudantes detentores de estatuto especial: três possibilidades:
- ou a fórmula anterior (estudante ordinário);
- ou um exame final (100%);
- ou um teste no final do ano (50%); mais um trabalho científico do interesse do estudante (estudo; edição e tradução de texto em latim; recensão de livro).

Melhoria de classificação

- a componente “a) 50% pela qualidade da participação em aula no estudo de textos” não é passível de subida de nota;
- todas as outras componentes (teste, exame e trabalho) são possíveis de subida da nota.

Observações

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