Código: | MHP010 | Sigla: | L_HP |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Línguas Clássicas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em História e Património |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MHP | 0 | MHP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Manuel Francisco Ramos | Regente |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
Manuel Francisco Ramos | 3,00 |
No âmbito do Mestrado em História e Património (Ramo Arquivos Históricos), pretende-se que os alunos dominem as estruturas fundamentais do Latim, que servirão de instrumento para o auxílio no trabalho em arquivo, nomeadamente a tradução de portadas de livros, prólogos e índices, com vista à sua interpretação e catalogação.
1. Considerações preliminares:
- O Latim no contexto das línguas indo-europeias.
- O Latim, as línguas românicas e o Português.
- O Latim e o Português.
- Breve história da génese do alfabeto latino.
- A pronúncia do Latim.
- Os casos e suas funções.
- Noção de raiz, tema, desinência e característica.
2. Leitura, tradução e comentário gramatical, literário e cultural de uma seleção de textos em Latim, adaptados e anotados (incluindo a portada de inúmeros livros antigos), fornecidos sob a forma de antologia e organizados de acordo com o nível de dificuldade e com a matéria gramatical apresentada.
3. Questões gramaticais
3.1. Morfologia
- Flexão nominal: nomes, adjetivos, pronomes e advérbios.
- A flexão verbal: modo indicativo: presente, imperfeito, futuro, pretérito perfeito e mais-que-perfeito (voz ativa e passiva); modo imperativo (presente); modo conjuntivo (presente); formas nominais: infinitivo, particípio presente, particípio passado e gerúndio.
3.2. Sintaxe
- A oração subordinante.
- A oração coordenada.
- A oração subordinada: adjetivas relativas; completivas infinitivas; adverbiais de indicativo: temporais, causais, comparativas, concessivas e condicionais.
3.3. Principais complementos circunstanciais e complemento agente da passiva.
4. Aplicação das questões gramaticais a exercícios de versão para Latim.
5. Do Latim ao Português: os fundamentos da língua portuguesa.
Exposição teórica e trabalho prático de leitura, comentário e tradução de textos.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 84,00 |
Frequência das aulas | 41,00 |
Trabalho laboratorial | 36,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 1,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos na lei (trabalhador estudante e estudantes detentores de estatuto especial).
1) Estudante ordinário:
a) 50% pela qualidade da participação em aula no estudo de textos;
b) 50% pela realização de um trabalho científico do interesse do estudante (edição e tradução de texto em latim; recensão de livro); ou pela realização de um teste de avaliação.
2) Trabalhador estudante e estudantes detentores de estatuto especial: três possibilidades:
- ou a fórmula anterior (estudante ordinário);
- ou um exame final (100%);
- ou um teste no final do ano (50%); mais um trabalho científico do interesse do estudante (edição e tradução de texto em latim; recensão de livro).
Ver “Avaliação especial”.
Os Estudantes que não puderem frequentar as aulas deverão contactar o Professor.
Trabalhador estudante e estudantes detentores de estatuto especial: três possibilidades:
- ou a fórmula anterior (estudante ordinário);
- ou um exame final (100%);
- ou um teste no final do ano (50%); mais um trabalho científico do interesse do estudante (estudo; edição e tradução de texto em latim; recensão de livro).
- a componente “a) 50% pela qualidade da participação em aula no estudo de textos” não é passível de subida de nota;
- todas as outras componentes (teste, exame e trabalho) são possíveis de subida da nota.