Código: | MHP006 | Sigla: | ESE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | História |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em História e Património |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MHP | 24 | MHP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva | Regente |
Teórica: | 1,50 |
Práticas Laboratoriais: | 1,00 |
Orientação Tutorial: | 0,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,50 |
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva | 1,50 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 1,00 |
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva | 1,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,50 |
Maria Inês Ferreira de Amorim Brandão da Silva | 0,50 |
O objectivo geral da u.c. Estruturas Socioeconómicas, tendo em conta o plano do Mestrado e a sua especialização em três ramos (Construção de Memórias, Arquivos Históricos e Mediação Patrimonial), é o de propor um percurso que permita identificar os processos contextuais de reconhecimento do património na vertente económica e social. Como objetivos específicos, procura-se compreender os rastos diacrónicos e sincrónicos das sociedades (mundo rural e urbano, do trabalho - laboral, artesanal, industrial, as paisagens marítimo/litoral, rural e urbano, etc.), e que tenha em consideração, igualmente, a evolução dos contextos ambientais.
Espera-se que os alunos adquiram conhecimentos teóricos e conceptuais críticos e adquiram competências específicas:
- na articulação e debate de temas e propostas atuais de investigação historiográfica:
- na reconstituição das estruturas orgânicas e funcionais das sociedades, economias e instituições;
- clarificar o papel da cronologia como instrumento de análise das mudanças a longo prazo;
- na identificação, certificação, preservação, estudo e divulgação de múltiplas formas de património, tendo em conta percursos de reconstituição contextual que contribuem para os antigos e novos usos do património;
- no desenvolvimento de capacidades de investigação, desenvolvendo um percurso de análise de fontes bibliográficas que permita monitorizar o conhecimento, resultado de projetos de investigação.
Não aplicável
- Natureza e objectivos da disciplina (“económico” e “ social” – noções operatórias, evolução historiográfica)
1. Sociedades agrárias e ambiente - exploração dos recursos - impactos e limites
1.1. A exploração/regulação/esgotamento dos recursos: conflitos ambientais e transformações da paisagem
1.2 Propriedade: diversidade dos recursos e das suas tutelas - “res nullius e res communis”.
2. Trabalho, ocupação e reconhecimento social
2.1. Trabalho ou ocupações - uma classificação “inventada” ou o limiar de exclusão e inclusão social; dos limites da quantificação de uma estrutura sócio-profissional; reprodução ou promoção social?
2.2 Identidades e “culturas” de trabalho - contornos e estratégias das representações do trabalho (das corporações às empresas - do trabalho ao emprego).
3. Usos e representações do(s) mercado(s)
3.1 Comprar e vender: produtos, mercados, rotas e preços – economia mercantil e economia política.
3.2 Consumos e vida material - da riqueza e da pobreza
3.2 Dar e acreditar: crédito e micro-crédito, bens da alma e bens do corpo - economia moral e economia informal.
3.3 Hierarquias e redes de sociabilidade – família, ciclos de vida, fortunas, valores, consumos.
Em cada temática será indicada bibliografia específica
Discussão de temas do programa tendo em conta os projectos individuais.
Análise e comentário de documentos.
Análise e sistematização de documentação (este trabalho evoluirá ao longo do trabalho da disciplina, consoante os projectos dos alunos e o seu cruzamento com a disciplina).
Debate em aula.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 70,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Participação presencial | 15,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 112,00 |
Frequência das aulas | 26,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 4,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Pela presença em 75% das sessões
Pela presença em 75% das sessões, que permitirá ser avaliado segundo os parâmetros seguintes:
A participação activa nas aulas (comentário de documentação) - 15%.
A apresentação e discussão do trabalho final 15%.
Elaboração de trabalho escrito (70%)tendo em consideração:
- os resultados da pesquisa bibliográfica, de acordo com um guião prévio - revisão historiográfica.
Não aplicável
Não aplicável
Não aplicável
De acordo com as normas e regulamento em vigor