Economia Política I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MFPE |
19 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Os estudantes que concluírem esta unidade curricular deverão ser capazes de:
a) identificar as principais posições epistemológicas e ontológicas na Economia Política;
b) identificar os temas centrais da Economia Política;
c) apreender a pluralidade de pontos de vista sobre esses temas e a forma como o tratamento desses temas evoluiuao longo do tempo;
d) compreender e discutir o conteúdo e impacto das abordagens de Adam Smith, dos Clássicos, de Marx e doMarginalismo.
Resultados de aprendizagem e competências
Em linha com os objetivos de aprendizagem acima identificados, o programa inicia-se com uma introdução em duas partes – que versam, respetivamente, sobre epistemologia e ontologia e sobre a identificação dos temas essenciais da Economia Política – e compreende discussões das abordagens centrais da Economia Política até ao início do século XX – com uma digressão, no último ponto, por desenvolvimentos mais recentes. Permite-se assim aos estudantes compreender a evolução da disciplina e a pluralidade de pontos de vista. A abordagem da unidade curricular é prosseguida em ‘Economia Política II’.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
1. Introdução à Economia Política – Parte I: Epistemologia e Ontologia.
2. Introdução à Economia Política – Parte II: Temas essenciais.
a) Criação e distribuição de valor;
b) Emergência de ordem a partir de decisões descentralizadas e recorrência de crises;
c) Quadros institucionais e dimensões políticas dos processos económicos: o papel do mercado e do Estado.
3. Adam Smith: da natureza humana ao sistema de liberdade natural; o papel do mercado e o papel do soberano.
4. A Economia Política clássica: Malthus sobre população e escassez dos recursos naturais; Malthus e Say sobre crises; Ricardo sobre valor, distribuição e limites do crescimento; Mill sobre produção, distribuição e limites do crescimento; Mill sobre liberdade.
5. Marx: contra a economia vulgar; valor e exploração; reprodução e crises do capitalismo; da história como luta de classes ao fim do capitalismo.
6. Da Revolução Marginalista à transformação da Economia Política em matemática: a ortodoxia ‘neoclássica’ do presente.
Bibliografia Obrigatória
Conlin, J. (Ed.); Great Economic Thinkers: An Introduction – from Adam Smith to Amartya Sen, Reaktion Books., 2018
Lawson, T.; Economics and Reality, Routledge, 1997
Lawson, T.; Essays on the Nature and State of Modern Economics, Routledge, 2015
Mäki, U.; Diagnosing McCloskey, Journal of Economic Literature, 33, 1300-18., 1995
Marx, K.; Capital (vol. 1), Penguin Books, 1990
Mill, John Stuart; On Liberty [1859], Penguin Books, 1982
Ricardo, D.; The Works and Correspondence of David Ricardo, Volume I - Principles of Political Economy and Taxation, Liberty Fund, 2005
Smith, Adam; The Theory of Moral Sentiments [1759] , Liberty Fund, 1982
Smith, A.; An Inquiry into the Nature and Causes of The Wealth of Nations, Liberty Fund, 1982
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Haverá uma combinação de duas abordagens. Por um lado, haverá aulas de natureza essencialmente expositiva, sem deixarem de ser interativas, nas quais serão apresentados os principais conteúdos, geralmente ilustrados através de passagens dos textos originais dos autores considerados. Por outro, haverá aulas essencialmente de discussão, cujo ponto de partida serão apresentações feitas pelos estudantes de artigos sobre os temas tratados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Teste |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
121,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação na Época Normal resulta das apresentações de trabalhos científicos e da participação na discussão subsequente, que serão valorizadas em função do que revelarem sobre o desenvolvimento de um pensamento autónomo e crítico (30%); e de um teste final escrito (70%). Na Época de Recurso, a avaliação compreende as mesmas componentes e pesos relativos.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação em época especial será uma prova oral.
Melhoria de classificação
Exame escrito. A apresentação de um trabalho científico contará em 30% caso favoreça a classificação final.
Observações
Não se aplica.