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Cidades e Ordenamento do Território

Código: MRCOT004     Sigla: CIOT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia Humana

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MFPE 1 Plano Oficial em vigor 1 - 6 41 162
MRCOT 18 MRCOT - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Alberto Vieira Rio Fernandes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 2,00
José Alberto Vieira Rio Fernandes 1,00
Helena Cristina Fernandes Ferreira Madureira 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Helena Cristina Fernandes Ferreira Madureira 0,50
José Alberto Vieira Rio Fernandes 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Compreender a relação do planeamento com o desenvolvimento e bem-estar;
Considerar os efeitos do ordenamento no processo de urbanização, na forma e estrutura urbana;
Identificar, no seu contexto, as principais marcas na evolução do planeamento urbanístico;
Diferenciar tipos, métodos e escalas do planeamento urbanístico, tendo em consideração os objetivos essenciais no ordenamento e desenvolvimento do território;
Identificar o papel do planeamento face a problemas urbanos, vistos na sua dimensão espacial;
Considerar as prioridades do ordenamento, especialmente entre os âmbitos ambiental, social e económico, assim como as diferenças entre os problemas e as propostas para espaços urbanos consolidados e periféricos.

Resultados de aprendizagem e competências

Compreensão do carácter complexo e dinâmico do espaço urbano;
Reconhecimento do papel do planeamento urbanístico e dos seus efeitos sociais, económicos e ambientais;
Domínio de vários tipos e métodos de planeamento urbanístico;
Capacidade de identificar problemas e tipos de propostas de mitigação ou resolução;
Capacidade de trabalho coletivo.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Abordagem conceptual: planeamento, urbanismo e urbanização; renovação, reabilitação, revitalização e regeneração.
A evolução do planeamento urbano nas últimas décadas, considerando princípios, agentes, principais realizações e sua influência na cidade.
Os modelos de planeamento.
Planeamento, sustentabilidade e bem-estar.
Planeamento, competitividade e desenvolvimento.
Problemas, desafios e ações para o a cidade consolidada.
Problemas, desafios e ações para o urbano expandido.

 

Bibliografia Obrigatória

Choay, Françoise; L.urbanisme. ISBN: 2-02-005328-4
Hall, Peter; Cities of tomorrow. ISBN: 0-631-19943-8
Ascher, François; Novos princípios do urbanismo, Lisboa, Livros Horizonte, 2010
Benton-Short, L., & Short, J. R ; ities and nature. Routledge critical introductions to urbanism and the cit, London/New York: Routledge, 2007
Hall, Peter; Good cities, better lives, Routledge, 2014
Roberts, P., Ravetz, J., & George, C. ; Environment and the city. Routledge introductions to environment, Routledge, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Encadeamentos de exposição/debate, leitura/debate e resolução de problemas/debate.
Aulas teórico-práticas, estruturadas em torno da elaboração, por cada aluno(a), de trabalhos individuais e coletivos.



Software

ArcGis e Power-point.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Participação presencial 10,00
Teste 30,00
Trabalho escrito 20,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 61,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença a 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os trabalhos individuais e/ou em grupo têm um peso na nota final de 60% e a participação presencial 10%. O teste escrito pesará 30% na nota final. Para obtenção da aprovação na disciplina, o teste não poderá registar classificação inferior a 7,5 valores (numa escala de 0 a 20).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

n/a

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo as normas em vigor na FLUP.

Melhoria de classificação

Segundo as normas em vigor na FLUP.


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