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Metodologia de Projeto e de Investigação II

Código: MHAPCV007     Sigla: MPI_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História da Arte

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHAPCV 4 MHAPCV - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Filomena Maria Lopes Coelho Monteiro Limão Regente

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 1,00
Seminário: 1,50
Trabalho de Campo: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Filomena Maria Lopes Coelho Monteiro Limão 1,00
Seminário Totais 1 1,50
Filomena Maria Lopes Coelho Monteiro Limão 1,50
Trabalho de Campo Totais 1 0,50
Filomena Maria Lopes Coelho Monteiro Limão 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenvolver a capacidade de amadurecer uma ideia de investigação científica de modo a torná-la exequível;

Dominar as técnicas de aferição das potencialidades de passar de uma ideia de trabalho à sua consecução;

Planificar uma dissertação, projeto ou relatório de estágio nas áreas da História da Arte, Património e da Cultura Visual;

Organizar as etapas de um trabalho científico definindo tarefas, delineando resultados e gerindo um calendário;

Desenvolver a escrita de textos científicos;

Comunicar o trabalho científico;

Avaliar o impacto de um trabalho científico na comunidade.

Resultados de aprendizagem e competências

O trabalho a desenvolver na Unidade Curricular de “Metodologia de Projeto e de Investigação II” está na continuidade da Unidade Curricular de “Metodologia de Projeto e de Investigação I.” 

Os alunos deverão aprofundar as capacidades de investigação em História da Arte, Património e Cultura Visual no sentido de caminhar para a definição do seu projecto de investigação.

Espera-se que desenvolvam as competências de definir etapas do trabalho, concretizar tarefas, aprimorar a escrita científica, explorar o impacto do seu estudo, projectar a sua forma, delinear a sua comunicação e prever o impacto na sociedade.

Espera-se que o aluno se torne autónomo no seu pensamento e acção, original na sua forma de pensamento, criativo na abordagem dos temas, e crítico em relação às formas de produção de ciência num mundo pautado pela vasta acessibilidade à informação e à inteligência artificial. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não se aplica.

Programa



  1. 1. Práticas de investigação: da ideia à execução 


         1.1. Consolidação da ideia 


                1.1.1. O Estado da Arte 


                1.1.2.  Análise SWOT 


                1.1.3. Dissertação, Projecto, Estágio  


     


        1.2. Escrita da Ideia 


               1.2.1. Introdução


               1.2.2. Objectivos


               1.2.3. Metodologia (s) 


               1.2.4. Descrição de tarefas


               1.2.5. Resultados a obter


               1.2.6. Etapas a conquistar


               1.2.7. Questões de género e éticas 


               1.2.8. Calendarização 


               1.2.9. Como escrever?


               1. 2.10. Organização dos recursos


     


       1. 3. Execução: apresentação do trabalho 



Bibliografia Obrigatória

Alves, Maria da Piedade ; Metodologia científica, Escolar Editora, 2012. ISBN: 978-972-592-354-2
Azevedo, Carlos A. Moreira; Metodologia cientifica. ISBN: 972-9114-10-2
Ceia, Carlos ; Normas para apresentação de trabalhos científicos , Presença , 2010
Eco, Umberto, 1932-2016; Como se faz uma tese em ciências humanas. ISBN: 972-23-1351-7
Fiolhais, Carlos ; A coisa mais preciosa que temos , Gradiva , 2002
Mattar, João ; Metodologia científica na era digital., Saraiva Educação S.A., 2017
Turchi, Peter ; Maps of the Imagination: the writer as a cartographer., Trinity University Press., 2011

Bibliografia Complementar

Belting, Hans, 1935-; Antropologia da imagem. ISBN: 879-989-97684-5-1
Berger, John; Sobre o olhar. ISBN: 84-252-1921-3
Chalumeau, Jean-Luc; As^teorias da arte. ISBN: 972-8329-56-3
Descartes René 1596-1650; Discurso do método
Foucault, Michel, 1926-1984; O que é um autor?. ISBN: 972-699-303-2
Foucault, Michel, 1926-1984; As^palavras e as coisas
Joly, Martine; Introdução à análise da imagem. ISBN: 978-972-44-1389-1
Ramírez, Juan Antonio ; Como escribir sobre arte y arquitectura, Edicionel del Serbal, 1994. ISBN: 84-7628-171-4
Sontag Susan; Contra a interpretação e outros ensaios. ISBN: 972-792-102-7

Observações Bibliográficas

Será fornecida bibliografia específica referente aos vários pontos do programa ao longo do semestre ou em qualquer momento de trabalho consoante seja necessário.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino e as actividades de aprendizagem basear-se-ão num trabalho prático de discussão e produção em sala de aula com vista à preparação do aluno para a parte autónoma da sua investigação. 

Toda a reflexão teórica suscitará uma operacionalidade bem como a análise de casos práticos acarretará um pensamento teórico voltado para a consciencialização da metodologia enquanto "caminho para…” 

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 80,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de campo 0,00
Estudo autónomo 60,00
Trabalho de investigação 61,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

 

Presença obrigatória em 75% das aulas, exceto nos casos previstos por Lei, expressa no regulamento em vigor na FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

O exame final será feito sob a forma de apresentação oral de um trabalho individual que se pode designar de projecto de investigação.

A avaliação assenta em duas componentes do trabalho individual ou projecto de investigação do aluno:

1. Trabalho sob a forma escrita (80%) e

2. Trabalho sob a forma de apresentação oral (20%).

O trabalho individual ou projecto de investigação tem o peso de 100% na avaliação final do aluno.



 

Provas e trabalhos especiais

São componentes da avaliação:

Um trabalho individual ou projecto de investigação. A sua estrutura será devidamente acompanhada pela docente ao longo das horas de orientação tutorial das aulas do semestre.

Este trabalho apresenta-se de duas formas:

1. Escrita, com um peso de 80%;

2. Oral, com a duração de 10 minutos e um peso de 20%.

Os alunos deverão optar pela apresentação oral e entrega do trabalho individual na época normal ou na época de recurso de exames.

Dessa decisão deverão informar a docente com a devida antecedência de modo a se poder elaborar um calendário de apresentações.

Nos dias marcados para as apresentações orais (época normal e época de recurso) estarão presentes todos os professores do grupo de História da Arte da FLUP.

Estas apresentações orais serão avaliadas apenas pela docente da Unidade Curricular.





Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação em vigor.

Melhoria de classificação

A hipótese de melhoria de classificação é dada ao aluno com a opção de apresentar oralmente o seu trabalho e entregar a sua forma escrita na época normal ou de recurso de exames podendo incorporar sugestões da docente da UC.

Observações

Será dado apoio específico aos estudantes de mobilidade: 


- atendimento regular para esclarecimento de conteúdos programáticos; 

-  indicação de bibliografia em inglês ou noutra língua de acordo com as necessidades dos estudantes;

- aceitação da realização do trabalho escrito, apresentação oral do trabalho em inglês (ou noutra língua que melhor lhe convenha, em acordo com o docente).

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