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Artes Aplicadas: Técnicas, Formas e Funções

Código: MHAPCV006     Sigla: AATFF

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História da Arte

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Ciências e Técnicas do Património
Curso/CE Responsável: Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHAPCV 5 MHAPCV - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Cristina Correia de Sousa Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Orientação Tutorial: 1,00
Trabalho de Campo: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Ana Cristina Correia de Sousa 1,50
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Ana Cristina Correia de Sousa 1,00
Trabalho de Campo Totais 1 0,50
Ana Cristina Correia de Sousa 0,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

- Compreender o valor artístico e patrimonial dos temas em estudo;

- Sensibilizar para a inventariação, preservação e salvaguarda das artes aplicadas;

- Contribuir para um melhor conhecimentos sobre os espaços de produção, formação artística, evolução das técnicas, das formas e programas decorativos;

- Compreender as influências internacionais na produção artística portuguesa;

- Relacionar as suas características com as circunstâncias da formação/aprendizagem, encomenda e contextos de aplicação;

- Proporcionar um contacto direto com as práticas artísticas em contexto de produção, espaços urbanos, arquitetónicos e museológicos;

- Compreender a importância da investigação laboratorial e da prática de restauro para o conhecimento e preservação destas artes;

- Adquirir ferramentas de investigação sobre os temas em análise a partir do estudo de fontes bibliográficas, manuscritas, observação e inventariação de obra artística.

Resultados de aprendizagem e competências

- Adquirir ferramentas de investigação sobre os temas em análise a partir do estudo de fontes bibliográficas, manuscritas, observação e inventariação de obra artística.

- Aplicar os conhecimentos adquiridos a novos contextos de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável.

Programa

1. Arte dos Metais

1.1. Ouro e prata

1.1.1. Técnicas

1.1.2. Tipologias e contextos sociológicos de uso

1.2. Bronze

1.2.1. Locais e técnicas de fundição

1.2.2. Fundição sineira e evolução morfológica, iconográfica e análise das inscrições

1.2.3. Escultura em bronze

1.3. Ferro

1.3.1. Fundições e técnicas

1.3.2. Tipologias e aplicação: arquitetura e mobiliário urbano

2. Arte das madeiras

2.1. Materiais,  técnicas e aplicação

2.2. Arte da talha

2.3. Mobiliário

3. Azulejaria e cerâmica artística

3.1. Técnicas, programas decorativos e aplicação (séculos XVI-XVIII)

3.2. Afirmação do azulejo de fachada no século XIX

3.3. Ornamentos cerâmicos
4.       Arte dos estuques

4.1.   Estucadores

4.2.   Técnicas, programas decorativos e aplicação

Bibliografia Obrigatória

AA.VV. ; Itinerário da Faiança do Porto e Gaia, Museu Nacional de Soares dos Reis, 2001. ISBN: 978-972-776-098-8
CARDOSO, Armando ; Manuel do Fundidor, Amadora, Livraria Bertrand [2 vols.], 1976
DOMINGUES, A. M. P.; A ornamentação cerâmica na arquitectura do Romantismo em Portugal, Porto: FLUP, 2009
FERREIRA, Maria I. M.; Azulejos tradicionais de fachada em Ovar. Contributos para uma metodologia de conservação e restauro, Ovar: Câmara Municipal de Ovar, 2009
GASPAR, Diogo; Azulejos, estuques e tectos do palácio de Belém [Ed. Lit.], Lisboa: Museu da Presidência da República, 2005
FERREIRA-ALVES, Natália Marinho ; A Escola de Talha Portuense e a sua influência no Norte de Portugal., Lisboa: Edições INAPA, 2001
MECO, José; O azulejo em Portugal, Lisboa: Alfa, 1989
MENDONÇA, Emília; Estuques decorativos: a evolução das formas [Sécs. XVI a XIX]. , Lisboa: Nova Terra, 2009
QUEIROZ, José; O ferro na arte funerária do Porto oitocentista), 1833-1900, Porto, FLUP, 1997
SEBASTIAN, L. ; História da Fundição Sineira em Portugal , Museu Municipal de Coruche, 2008 (https://issuu.com/museumunicipalcoruche/docs/hist__ria_da_fundi____o_sineira_em_)
Sebastian. L & Formigo F.; A última olaria de faiança em Coimbra. Lamego. Direção Regional da Cultura do Norte/Vale do Varosa. , Lamego. Direção Regional da Cultura do Norte/Vale do Varosa., 2016. ISBN: 978-989-99516-1-7 (https://www.academia.edu/41941576/_A_última_olaria_de_faiança_de_Coimbra)
SOUSA, Ana Cristina; Metamorfoses do ouro e da prata, Porto: CRAT, 2000
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e (cood.) ; Estuques e Estucadores de Viana do Castelo: entre o passado e o futuro, Viana do Castelo, Município Viana do Castelo, 2019
Alice Duarte; Madeira. ISBN: 978-989-9082-51-9

Bibliografia Complementar

LEITE, Maria de São José Pinto; Os estuques no século XX no Porto. A oficina Baganha, Porto, CITAR, 2008
SEBÁSTIAN, L.; “O sino manuelino da sé de Lamego” in O Compasso da Terra, vol. I., Lamego, 2006
VIEIRA, Eduarda Maria Martins Moreira da Silva;; Técnicas tradicionais de fingidos e de estuques no Norte de Portugal [texto policopiado]: contributo para o seu estudo e conservação, Évora : [s.n.], 2002

Observações Bibliográficas

Será fornecida bibliografia complementar no decurso do semestre.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Apresentação de uma abordagem crítica sobre os temas em análise. A exposição dos conteúdos programáticos apoia-se na apresentação de material audiovisual, análise de documentos em contexto de sala de aula e em visitas de estudos a museus, monumentos e espaços públicos onde as peças possam ser observadas.
As sessões de OT destinam-se ao acompanhamento dos trabalhos práticos e ao aprofundamento dos conteúdos programáticos.

Software

Microsoft Oficce 2010

Palavras Chave

Humanidades > História > História da arte

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Trabalho de campo 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 85,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 36,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de cálculo da classificação final


Elementos de avaliação:


2 Trabalhos de investigação e apresentação oral dos mesmos: 50%  + 50 % = 100%


Critérios de ponderação:


- Rigor da informação


- Clareza da estrutura da apresentação


- Pertinência da informação apresentada em relação à ideia orientadora da apresentação


- Compreensão do tema: reflexão e maturação


- Envolvimento e investimento pessoal no estudo e na elaboração da apresentação


- Adequação da estrutura ao tempo disponível; capacidade de síntese e organização da informação


- Originalidade e criatividade na abordagem do tema


- Eficácia na transmissão da informação.


- Criatividade (escolha do tema, justificação da pertinência da abordagem escolhida, modo de articulação dos conhecimentos adquiridos);

- Rigor na aplicação das normas específicas de um trabalho académico aos níveis formais e metodológicos;


- Capacidade de relacionamento do tema em estudo com os objetivos da UC e a sua transversalidade no curso.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento em vigor.

Melhoria de classificação

Os trabalho escritos não são passíveís de melhoria após a entrega ao docente, na versão final.

Observações

Sobre a Avaliação

Classificação mínima exigida em cada componente de avaliação: 10 valores.

As horas de trabalho individual do aluno incluem a visita a exposições e a assistência a conferências de acordo com a indicação do docente.

Os conteúdos lecionados nas aulas de campo podem constar nos elementos de avaliação.


Será dado apoio específico aos estudantes de mobilidade: 

- atendimento regular para esclarecimento de conteúdos programáticos; 


-  indicação de bibliografia em inglês ou noutra língua de acordo com as necessidades dos estudantes;


- aceitação da realização do trabalho escrito, apresentação oral do trabalho e realização do exame em inglês (ou noutra língua que melhor lhe convenha, em acordo com o docente).




No âmbito do MHAPCV, incentiva-se os estudantes a submeterem artigos para revistas científicas com arbitragem, bem como à participação e organização de encontros científicos. Caso sejam submetidos artigos decorrentes da investigação realizada no contexto desta UC, alvo de acompanhamento em sede de OT por parte do(s) docente(s), deverão os estudantes dar conhecimento da submissão do artigo aos respetivos docentes. Além disso, solicita-se sempre indicar (em nota de rodapé e/ou durante a comunicação) que o estudo foi realizado no contexto desta UC, no âmbito do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e no presente ano letivo.

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