Metodologia de Projeto e de Investigação I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
História da Arte |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MHAPCV |
22 |
MHAPCV - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Identificar e compreender os passos de investigação a desenvolver para começar a tratar um tema de investigação;
- Desenvolver capacidades de investigação em História da Arte, Estudos de Património e Cultura Visual.
- Dominar as metodologias próprias da investigação em Património Artístico e Cultura Visual.
Resultados de aprendizagem e competências
Com esta UC pretende-se que os estudantes desenvolvam capacidades de investigação em História da Arte, Património Artístico e Cultura Visual dominando as respetivas metodologias e o vocabulário da investigação científica pelo contacto direto com modelos de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
1. Metodologias da investigação em História da Arte, Património Artístico e Cultura Visual.<
1.1. Pesquisa documental, bibliográfica e iconográfica.
1.2. Investigação e gestão da informação.
2. Vocabulário da investigação científica e escrita académica.
2.1. Monografias, artigos, comunicações em congressos. Fichas de catálogo.
2.2. Outras publicações: divulgação e difusão do conhecimento.
3. Modelos de investigação
4. Exercícios de investigação.
Bibliografia Obrigatória
AA.VV; Patrimonio y tecnologías de la comunicación: bits de cultura. Número monográfico de la revista PH. Boletín del Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, n. 46, Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, 2004
Azevedo, Carlos A. Moreira;
Metodologia cientifica. ISBN: 972-9114-10-2
Bellido Gant, María Luisa;
Arte, museos y nuevas tecnologías. ISBN: 84-9704-028-7
BORRÁS GUALIS, G.; Cómo y qué investigar en Historia del Arte, Barcelona: Ediciones del Serbal, 2001. ISBN: 9788476283837
GARCÍA AVILÉS, A.; LA EXPERIENCIA DE LAS IMÁGENES. CUESTIONES Y BIBLIOGRAFÍA, Codex Aquilarensis 29/2013, pp. 23-26, 2013. ISBN: ISSN 0214-896X
COUTINHO, C. P.; Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas. Teoria e Prática, Edições Almedina, 2013. ISBN: 9789724051376
GINZBURG, Carlo; A Micro-História e outros ensaios, Difel, 1991. ISBN: 9789722902564
Serrão, Vítor, 1952-;
A^cripto-história de arte. ISBN: 978-972-24-1135-6
Sousa, Gonçalo de Vasconcelos e, 1970-;
Metodologia da investigação. ISBN: 972-26-1559-9
SERRÃO, Vítor; “Vias de investigação em História da Arte Portuguesa”. Artis. Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa., Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A exposição de conteúdos programáticos nas aulas apoia-se na apresentação de material audiovisual, na análise de fontes e casos de estudo em contexto de sala de aula (S), em trabalho de campo (TC). As sessões de OT destinam-se ao acompanhamento de trabalhos práticos e ao aprofundamento dos conteúdos programáticos.
Software
Microsoft Office 2010
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Gestão das artes
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
50,00 |
Prova oral |
20,00 |
Participação presencial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho escrito |
61,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatória presença a 75% das aulas, exceto nos casos previstos por lei.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação distribuída com exame final. A avaliação assenta em três componentes de avaliação: Participação Presencial (30%), Trabalho escrito (50%) e apresentação oral (20%).
Provas e trabalhos especiais
Participação presencial (30%): assiduidade, cumprimento das tarefas, participação ativa na UC e sentido de crítico
Trabalho escrito (50%): capacidade de resposta aos objetivos, qualidade dos conteúdos e da redação, rigor científico
Apresentação oral (20%): estrutura da apresentação, capacidade de sistematização dos conteúdos e transmissão da mensagem oral
A apresentação oral será calendarizada pelos serviços competentes.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os estudantes com estatuto especial aplica-se o regulamento e legislação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas de avaliação em vigor.
Observações