Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CINF015

História da Cultura

Código: CINF015     Sigla: HCUL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 58 Plano Oficial em vigor (2022) 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria da Conceição Coelho de Meireles Pereira Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Paula Cristina Almeida Mendes 1,00
Maria da Conceição Coelho de Meireles Pereira 2,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-22.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Bibliografia Complementar, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Trabalho de estágio/projeto, Bibliografia Obrigatória, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Tendo uma vocação interdisciplinar e promovendo a reflexão sobre o passado e o presente, a UC de História da Cultura visa dotar os estudantes de conhecimentos sobre a cultura numa perspetiva diacrónica, estimulando a reflexão sobre conceitos atinentes à história cultural. Pretende que os estudantes desenvolvam aptidões que envolvam o sentido crítico e a capacidade de relacionamento entre épocas passadas e o presente, de forma a promover a aquisição de competências que permitam identificar um problema, debater criticamente um tema e aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.

Resultados de aprendizagem e competências

Esta UC visa dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam identificar as diferentes épocas da cultura ocidental até à contemporaneidade, dominar conceitos que lhe são próprios e estabelecer nexos entre eles. Pretende ainda orientar estratégias autónomas de aprendizagem e desenvolver capacidades de interpretação e análise crítica.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N/A

Programa

1.     

  1. Cultura(s) e História da Cultura
 
  1. Escrita e dinâmicas culturais
2.1 Do aparecimento da escrita à Biblioteca de Alexandria
2.2 Suportes de escrita: do manuscrito ao impresso
2.3 Renascimento e imprensa
2.4 Da «Revolução científica» às Luzes
2.5 O leitor “moderno”: formas e espaços de leitura no século XVIII
2.6 Mercado e circulação do livro no século XVIII.
 
  1. Cultura Burguesa
 
3.1 Revoluções liberais e seus impactos
3.2 Cultura e sociabilidade burguesas
3.2.1 O(s) romantismo(s) e nacionalismo cultural
3.2.2 Escola e secularização
3.2.3 Filosofia, ciência e arte.
 
  1. Crise do Liberalismo e a emergência dos autoritarismos no período de entre guerras
 
4.1 O pós-I Guerra Mundial
4.2 A revolução cultural comunista;
4.3 Fascismos e dirigismo cultural
 
  1. Cultura de Massas
 
5.1 Sociedade de massas e massificação cultural
5.2 Democratização cultural após a II Guerra Mundial
5.3 Imprensa contemporânea
5.4 Media de massas: cinema, rádio e televisão.
5.5 Alteração do consumo e as novas práticas culturais a partir dos anos 1960
5.6 Cultura digital.

 

 

 

Bibliografia Obrigatória

BARRETO, António; MÓNICA, Maria Filomena (coords.) (1999-2000); Dicionário de História de Portugal, Porto: Figueirinhas, 2000
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter ; De Gutenberg a Internet. Una historia social de los medios de comunicación., Madrid, Taurus (trad. esp.), 2002
Burke, Peter; Popular culture in early modern Europe. ISBN: 0-85117-150-8
Casson Lionel; Las^bibliotecas del mundo antiguo. ISBN: 978-84-7290-211-4
Darnton, Robert; The^case for books. ISBN: 978-1-586-48826-0
DROZ, Bernard; ROWLEY, Anthony ; História do Século XX, Lisboa, D. Quixote (trad. port.), 1999. ISBN: 9789722016018
Garin, Eugénio; La revolucion cultural del renacimiento
Garin, Eugénio 300; O homem renascentista. ISBN: 972-23-1355-X
HOBSBAWM, Eric J. ; A Era das Revoluções. A Europa de 1789-1848, Lisboa, Preseça (trad. port.), 1992. ISBN: 9789722315593
Hobsbawm, E. J.; A Era do Império 1875-1914, Lisboa, Preseça (trad. port.), 1990. ISBN: 9789722312844
HOBSBAWM, Eric J. ; A Era dos Extremos. História Breve do Século XX 1914-1991 , Lisboa, Presença (trad. port.), 2008
Reis, António; Portugal contemporâneo, Publicações Alfa, 1989
BESSIS, Sophie ; Occidente y los otros. Historia de una supremacía, Madrid, alianza, 2002
MELO, Daniel ; Salazarismo e cultura popular (1933-1958, Lisboa, Imprensa Ciências Sociais, 2001
Manuel Castells; A^era da informação. ISBN: 972-31-0984-0

Bibliografia Complementar

Eric Hobsbawm ; A Era do Capital, 1848-1875, Lisboa, Preseça (trad. port.), 1979. ISBN: 9789722300216
AGEE, Warren K.; AULT, Philip H.; EMERY, Edwin ; Introduction aux communications de masse, De Boeck-Wesmael, 1989
Philippe Ariès; História da vida privada. ISBN: 972-36-0221-0
Pierre Bourdieu; O^poder simbólico. ISBN: 972-29-0014-5
BURGUIÈRE, André, et alli ; História da Família, 4º vol. («O Ocidente: industrialização e urbanização», Lisboa, Terramar, 1999
CURRAN, James; SEATON, James; Imprensa, rádio e televisão. Poder sem responsabilidade, Lisboa, Instituto Piaget, 2001
Michelle Perrot; História das mulheres. ISBN: 978-972-41-5092-5
FREDRICKSON, George M; Racismo. Uma breve história, Porto, Campo das Letras (trad. port.), 2005
LECLERC, Gérard ; A sociedade de comunicação. Uma abordagem sociológica e crítica, Lisboa, Instituto Piaget, 2000
LLOBERA, Josep R. ; O Deus da Modernidade. O desenvolvimento do nacionalismo na Europa Ocidental, Oeiras, Celta, 2000
Mark Balvanes; Atlas des médias dans le monde
RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François (dirs.); Histoire culturelle de la France, vols. 3 («Lumières et liberté. Les dix-huitième et dix-neuvième siècles») e 4 («Le temps des masses»)., Paris, Seuil, 1998
SILVA, Augusto Santos ; Palavras para um país. Estudos incompletos sobre o século XX português, Oeiras, Celta, 1997
WOLF, Mauro ; Los efectos sociales de los media, Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós (trad. esp.), 2001

Observações Bibliográficas

Será indicada bibliografia específica nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas têm natureza teórico-prática e serão lecionadas articulando a vertente expositiva (transmissão de conhecimentos para apreensão pelos estudantes) com sessões de debate de bibliografia e documentos de diversas tipologias. Essas discussões pretendem contribuir para o desenvolvimento de competências argumentativas por parte dos discentes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença a 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame - 100%

Provas e trabalhos especiais

N/A

Trabalho de estágio/projeto

N/A

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações podem ser realizadas nas épocas estabelecidas pelo artigo 14.º, n.º 2 b) do Regulamento de Avaliação.
A metodologia e critérios de avaliação são os mesmos para todos os estudantes.

Melhoria de classificação

De acordo com Regulamento de Avaliação em vigor

Recomendar Página Voltar ao Topo