História da Cultura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
História |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CINF |
58 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Tendo uma vocação interdisciplinar e promovendo a reflexão sobre o passado e o presente, a UC de História da Cultura visa dotar os estudantes de conhecimentos sobre a cultura numa perspetiva diacrónica, estimulando a reflexão sobre conceitos atinentes à história cultural. Pretende que os estudantes desenvolvam aptidões que envolvam o sentido crítico e a capacidade de relacionamento entre épocas passadas e o presente, de forma a promover a aquisição de competências que permitam identificar um problema, debater criticamente um tema e aplicar os conhecimentos adquiridos a novas situações.
Resultados de aprendizagem e competências
Esta UC visa dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam identificar as diferentes épocas da cultura ocidental até à contemporaneidade, dominar conceitos que lhe são próprios e estabelecer nexos entre eles. Pretende ainda orientar estratégias autónomas de aprendizagem e desenvolver capacidades de interpretação e análise crítica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
N/A
Programa
1.
-
Cultura(s) e História da Cultura
- Escrita e dinâmicas culturais
2.1 Do aparecimento da escrita à Biblioteca de Alexandria
2.2 Suportes de escrita: do manuscrito ao impresso
2.3 Renascimento e imprensa
2.4 Da «Revolução científica» às Luzes
2.5 O leitor “moderno”: formas e espaços de leitura no século XVIII
2.6 Mercado e circulação do livro no século XVIII.
3.1 Revoluções liberais e seus impactos
3.2 Cultura e sociabilidade burguesas
3.2.1 O(s) romantismo(s) e nacionalismo cultural
3.2.2 Escola e secularização
3.2.3 Filosofia, ciência e arte.
- Crise do Liberalismo e a emergência dos autoritarismos no período de entre guerras
4.1 O pós-I Guerra Mundial
4.2 A revolução cultural comunista;
4.3 Fascismos e dirigismo cultural
5.1 Sociedade de massas e massificação cultural
5.2 Democratização cultural após a II Guerra Mundial
5.3 Imprensa contemporânea
5.4 Media de massas: cinema, rádio e televisão.
5.5 Alteração do consumo e as novas práticas culturais a partir dos anos 1960
5.6 Cultura digital.
Bibliografia Obrigatória
BARRETO, António; MÓNICA, Maria Filomena (coords.) (1999-2000); Dicionário de História de Portugal, Porto: Figueirinhas, 2000
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter ; De Gutenberg a Internet. Una historia social de los medios de comunicación., Madrid, Taurus (trad. esp.), 2002
Burke, Peter;
Popular culture in early modern Europe. ISBN: 0-85117-150-8
Casson Lionel;
Las^bibliotecas del mundo antiguo. ISBN: 978-84-7290-211-4
Darnton, Robert;
The^case for books. ISBN: 978-1-586-48826-0
DROZ, Bernard; ROWLEY, Anthony ; História do Século XX, Lisboa, D. Quixote (trad. port.), 1999. ISBN: 9789722016018
Garin, Eugénio;
La revolucion cultural del renacimiento
Garin, Eugénio 300;
O homem renascentista. ISBN: 972-23-1355-X
HOBSBAWM, Eric J. ; A Era das Revoluções. A Europa de 1789-1848, Lisboa, Preseça (trad. port.), 1992. ISBN: 9789722315593
Hobsbawm, E. J.; A Era do Império 1875-1914, Lisboa, Preseça (trad. port.), 1990. ISBN: 9789722312844
HOBSBAWM, Eric J. ; A Era dos Extremos. História Breve do Século XX 1914-1991 , Lisboa, Presença (trad. port.), 2008
Reis, António; Portugal contemporâneo, Publicações Alfa, 1989
BESSIS, Sophie ; Occidente y los otros. Historia de una supremacía, Madrid, alianza, 2002
MELO, Daniel ; Salazarismo e cultura popular (1933-1958, Lisboa, Imprensa Ciências Sociais, 2001
Manuel Castells;
A^era da informação. ISBN: 972-31-0984-0
Bibliografia Complementar
Eric Hobsbawm ; A Era do Capital, 1848-1875, Lisboa, Preseça (trad. port.), 1979. ISBN: 9789722300216
AGEE, Warren K.; AULT, Philip H.; EMERY, Edwin ; Introduction aux communications de masse, De Boeck-Wesmael, 1989
Philippe Ariès;
História da vida privada. ISBN: 972-36-0221-0
Pierre Bourdieu;
O^poder simbólico. ISBN: 972-29-0014-5
BURGUIÈRE, André, et alli ; História da Família, 4º vol. («O Ocidente: industrialização e urbanização», Lisboa, Terramar, 1999
CURRAN, James; SEATON, James; Imprensa, rádio e televisão. Poder sem responsabilidade, Lisboa, Instituto Piaget, 2001
Michelle Perrot;
História das mulheres. ISBN: 978-972-41-5092-5
FREDRICKSON, George M; Racismo. Uma breve história, Porto, Campo das Letras (trad. port.), 2005
LECLERC, Gérard ; A sociedade de comunicação. Uma abordagem sociológica e crítica, Lisboa, Instituto Piaget, 2000
LLOBERA, Josep R. ; O Deus da Modernidade. O desenvolvimento do nacionalismo na Europa Ocidental, Oeiras, Celta, 2000
Mark Balvanes;
Atlas des médias dans le monde
RIOUX, Jean-Pierre; SIRINELLI, Jean-François (dirs.); Histoire culturelle de la France, vols. 3 («Lumières et liberté. Les dix-huitième et dix-neuvième siècles») e 4 («Le temps des masses»)., Paris, Seuil, 1998
SILVA, Augusto Santos ; Palavras para um país. Estudos incompletos sobre o século XX português, Oeiras, Celta, 1997
WOLF, Mauro ; Los efectos sociales de los media, Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós (trad. esp.), 2001
Observações Bibliográficas
Será indicada bibliografia específica nas aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas têm natureza teórico-prática e serão lecionadas articulando a vertente expositiva (transmissão de conhecimentos para apreensão pelos estudantes) com sessões de debate de bibliografia e documentos de diversas tipologias. Essas discussões pretendem contribuir para o desenvolvimento de competências argumentativas por parte dos discentes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
121,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença a 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame - 100%
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações podem ser realizadas nas épocas estabelecidas pelo artigo 14.º, n.º 2 b) do Regulamento de Avaliação.
A metodologia e critérios de avaliação são os mesmos para todos os estudantes.
Melhoria de classificação
De acordo com Regulamento de Avaliação em vigor