Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > GEOGR089

Geografia das Migrações

Código: GEOGR089     Sigla: GM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 42 Plano Oficial em vigor(2023) 2 - 6 41 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Madalena Saraiva Pires da Fonseca Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Maria Madalena Saraiva Pires da Fonseca 3,00

Língua de trabalho

Português e inglês
Obs.: Obs.: Caso haja estudantes internacionais que não falem ou escrevam Português, as aulas serão lecionadas em inglês e os estudantes serão incentivados a fazer as suas intervenções em inglês

Objetivos

Geografia das Migrações é uma Unidade Curricular de opção, da Licenciatura em Geografia e destina-se a estudantes que manifestem interesse no tópico, tendo em conta a relevância da Geografia nas Migrações. Os objetivos de aprendizagem centram-se no conhecimento dos conceitos, teorias e tipologias base, assim como no desenvolvimento do pensamento crítico sobre as migrações. O foco da UC são os fluxos e rotas principais, das migrações internacionais, desde o final do séc. XIX e a sua articulação com a globalização. Os conteúdos programáticos foram selecionados para responder a esses objetivos. A terceira parte do programa deverá ser a de maior extensão e maior número de aulas e deverá funcionar no sistema de seminário, devendo os estudantes selecionar um tópico específico para desenvolverem um pequeno trabalho individual. Essa terceira parte do programa, onde se incluiu a designação de debate, entre parêntesis, visa o desenvolvimento de visões informadas dos estudantes sobre os principais problemas relacionados com as migrações na Europa e a procura de uma política europeia para a imigração.
A Unidade Curricular vai obrigar o estudante a um trabalho autónomo muito intenso, ao nível das leituras de base e da consulta aos sites das organizações e instituições ligadas às migrações, com especial foco na União Europeia, com o objetivo de garantir conhecimentos rigorosos, atuais e relevantes sobre as migrações e uma capacidade crítica assim como visões informadas. As metodologias de ensino planeadas vão ao encontro desses objetivos, procurando criar espaço para que os estudantes desenvolvam as suas competências de comunicação oral, de discussão e argumentação, com rigor e bem informados. A elaboração de um trabalho individual por seu turno, tem como objetivo desenvolver a autonomia dos estudantes.

Resultados de aprendizagem e competências

Quando concluírem com êxito esta UC, os estudantes deverão:

  • Conhecer os conceitos e as principais teorias das migrações.
  • Conhecer as principais tipologias e classificações das migrações a diferentes escalas.
  • Conhecer os principais fluxos e rotas migratórias internacionais, desde o final do séc.
  • Compreender a ligação entre migrações internacionais e globalização.
  • Conhecer e compreender a diferença entre migrantes e refugiados.
  • Desenvolver uma visão informada sobre os direitos humanos no quadro das migrações e dos requerentes de asilo.
  • Avaliar os principais desafios atuais na Europa, em termos de imigração e pedidos de asilo de refugiados
  • Analisar de forma crítica a evolução das respostas da União Europeia aos imigrantes e o ponto da situação na definição de uma política de imigração para a Europa, desenvolvendo uma visão informada do papel da
  • Conhecer e analisar de forma crítica os fluxos de deslocação maciça de populações em África por causas políticas, económicas e de desastres naturais.
  • Adquirir competências de análise geográfica das migrações, nos diferentes domínios que necessitem de trabalhar informação espacial.
  • Desenvolver cenários prospetivos e estudos de futuros das migrações para a UE.
Adquirir atitudes sociais construtivas, com foco especial na comunicação intercultural, nos direitos humanos, migrações e inclusão social.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

Parte I

1.1. Geografia das Migrações: definições e âmbito.

1.2. Teorias das Migrações.

1.3. Classificação das Migrações e principais parâmetros de análise e classificação.

1.4. Principais tipologias.

1.5. Migrações nacionais e internacionais; migrações e globalização.

1.6. Migrações forçadas: repatriamentos, migrantes de retorno, deslocamentos maciços de populações por guerras, conflitos, perturbações políticas ou catástrofes naturais.

1.7. Refugiados e requerentes de asilo; migrações e direitos humanos.

1.8. A decisão de migrar: fatores internos e externos, fatores que empurram e fatores que puxam.

1.9. O impacto das migrações nas regiões de origem e nas regiões de destino: impactos positivos e negativos, atitudes e perceções.

 

Parte II

2.1. Principais fluxos migratórios e rotas desde os finais do séc. XIX.

2.2. Da Europa para a América no final do séc XIX

2.3. Fuga dos judeus da Alemanha para outros países e para os EUA antes da 2ª Grande Guerra

2.4. Retorno de populações de ex-colónias em África para a Europa (França, Portugal)

2.5. Deslocações maciças em África por causas políticas, económicas e naturais.

2.6. Migrações provocadas pelos conflitos no Médio Oriente: o caso da Síria.

2.7. A Europa do Sul como porta de entrada de migrantes e refugiados: Itália, Grécia, Espanha e Portugal

 

Parte III (debate)

3.1. A Europa como principal destino das migrações na atualidade.

3.2. Migrações para a União Europeia e na União Europeia: O (novo) Pacto de Migrações e Asilo

3.3. A Declaração UE - Turquia de 2016

3.4. Organizações e Convenções internacionais.

3.5. Comportamentos dos diferentes países.

3.6. Atitudes e perceções, confiança, cooperação e empatia.

3.7. Cenários futuros

Bibliografia Obrigatória

David Bartram; Key concepts in migration. ISBN: 978-0-85702-079-6
Madalena Pires da Fonseca; Regional upgrading in southern Europe. ISBN: 978-3-319-49817-1
Madalena Pires da Fonseca; Migration, human rights and intercultural skills in higher education

Observações Bibliográficas

Bibliografia a completar. Aguardando novas aquisições na Biblioteca.

 


 


 


 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino e aprendizagem visam um ensino centrado no estudante. Daí que as sessões expositivas serão reduzidas ao mínimo para um enquadramento e apresentação de objetivos, orientações, regras de funcionamento de workshops e tópicos. Serão disponibilizadas exposições, apresentações e haverá sempre atendimento personalizado, em inglês ou português.

Procurar-se-á: contribuir para que haja boas condições de ensino, estudo e vivência para os estudantes, potenciando a sua motivação para o trabalho de investigação; privilegiar-se-á a flexibilidade e a componente humanista e de desenvolvimento de competências transversais, através de projetos integradores multidisciplinares, organizando grupos de trabalho multiculturais na medida do possível. Procurar-se-á uma sensibilização dos estudantes ao nível dos direitos humanos.


Será dada particular atenção ao desenvolvimento de competências de comunicação oral, argumentação e debate.


A comunicação intercultural será também uma ferramenta facilitadora da internacionalização em casa, dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 15,00
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 35,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 3,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 30,00
Trabalho escrito 30,00
Elaboração de projeto 8,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Os estudantes terão de registar 75% de presenças nas aulas aí se incluindo a apresentação e discussão do trabalho escrito. 
No início do semestre, poderão ser introduzidas alterações.

Fórmula de cálculo da classificação final

O cálculo da nota final do estudante baseia-se no peso das componentes de avaliação, respeitando, em tudo o resto, as normas em vigor na FLUP. Assim, a presença, participação com apresentações intermédias, apresentação e discussão do trabalho prático e respetivo relatório dos trabalhos de grupo terá um peso de 50% (10 valores) e um Teste escrito de Questões de Resposta Múltipla terá o peso de 50% (10 valores).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os trabalhadores estudantes que estejam impedidos de frequentar as aulas, haverá um exame final correspondente a 20 valores e uma prova oral obrigatória.

Melhoria de classificação

A avaliação na época de recurso e a melhoria de classificação consiste na entrega do trabalho prático melhorado e respetiva apresentação e discussão, numa prova oral. As restantes componentes mantêm-se.

Os estudantes que não tenham realizado o exame de MCQ na época normal, por doença ou outra justificação que apresentem, podem realizar o mesmo na data do recurso.

Observações

A Bibliografia será inserida oportunamente pois estão em curso novas aquisições na Biblioteca.

Arroteia, Jorge Carvalho (1983), A emigração portuguesa: suas origens e distribuição. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, Ministério da Educação.

Bartram, D., Poros, M. V., & Monforte, P. (2014). Key concepts in migration. Los Angeles: Sage.

Carrington W. J. ; De Lima P.J.F. (1996) The Impact of 1970s Repatriates from Africa on the Portuguese Labor Market. ILR Review; 49(2):330-347. doi:10.1177/001979399604900210

European Union (2020) MIGRATION. New Pact on Migration and Asylum. ISBN 978-92-76-22155-5 doi:10.2775/008578 NA-02-20-734-EN-N

King, Russell (2012). Geography and migration studies: Retrospect and prospect. Population, Space and Place, 18(2), 134–153.

King, Russell (2020) On migration, geography, and epistemic communities. CMS 8, 35 (2020). https://doi.org/10.1186/s40878-020-00193-2

King, Russell (2018) Theorising new European youth mobilities. Population, Space and Place, 24(1), 2117. 

Lafleur, Jean-Michel; Stanek, Mikolaj (ED) (2017) South-North Migration of EU Citizens in Times of Crisis. Springer. IMISCOE Research Series. https://doi.org/10.1007/978-3-319-39763-4

Mitchell, K., Jones, R., & Fluri, J. L. (Eds.) (2019). Handbook on critical geographies of migration. Cheltenham: Edward Elgar.

Nolasco, Carlos (2016) Migrações Internacionais: conceitos, tipologia e teorias. Coimbra: CES. Oficina do CES n.º 434

OECD (2016) International migration outlook 2016. OECD Publishing, Paris

Paradiso, Maria (Ed.) (2019) Mediterranean Mobilities: Europe's Changing Relationships. Springer: 107-116. DOI: 10.1007/978-3-319-89632-8_9.

Peixoto, João (2004) As Teorias Explicativas das Migrações: Teorias Micro e Macro Sociológicas. SOCIUS Working Paper. Lisboa: ISEG (SOCIUS).

Ravenstein, Ernest Georg (1885). The laws of migration I. Journal of the Statistical Society, 48(2), 167–227.

Ravenstein, Ernest Georg (1889). The laws of migration II. Journal of the Statistical Society, 52(2), 214–301

Rodriguez-Pose A, von Berlepsch V (2012) When migrants rule: the legacy of mass migration on economic development in the United States. Annals of the Association of American Geographers 103(3):628–651

Schinkel, W. (2019). Migration studies: An imposition. Comparative Migration Studies, 7. https://doi.org/10.1186/s40878-019-0136-4.

United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR) (2015) Global report, Geneva

United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division (2013) International. Migration Report 2013, New York

World Bank (2006) Global economic prospects 2006 economic implications of remittances and migration. The International Bank for Reconstruction and Development/The World Bank, Washington, DC.

 Portais com informação relevante, estatísticas, estudos e regulamentos, de Organizações que atuam no domínio das migrações:

Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas - United Nations High Commissioner for Refugees – www.unhcr.org (http://popstats.unhcr.org ; https://www.unhcr.org/refugee-statistics )

OECD - https://www.oecd.org/migration/

European Union https://ec.europa.eu/jrc/sites/jrcsh/files/theoriesofmigration2.pdf

International Organization for Migration – IOM - https://migration.iom.int/

World Bank - https://www.worldbank.org/en/topic/labormarkets/brief/migration-and-remittances
Recomendar Página Voltar ao Topo