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Madalena Fonseca

Fotografia de Maria Madalena Saraiva Pires da Fonseca
Nome: Maria Madalena Saraiva Pires da Fonseca
Sigla: MMSPF
Estado: Ativo
R-000-C6W
0000-0002-4609-4917
5A19-6EF6-43F5
Email Institucional: madalena@letras.up.pt
Extensão Telefónica: 4173
Salas: B307

Funções

Categoria: Professor Auxiliar
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Geografia

Apresentação Pessoal

Madalena Fonseca é Professora Auxiliar com nomeação definitiva do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Doutorou-se em Geografia Humana pela Universidade do Porto, em Abril de 2002, tendo sido aprovada por unanimidade e com distinção e louvor, por unanimidade. Obteve o grau de Licenciatura na Universidade do Porto, tendo a classificação mais elevada desse ano, na FLUP, pelo que recebeu o Prémio Engº António de Almeida. Prestou provas de capacidade pedagógica e capacidade científica na FLUP. Na Universidade Politécnica de Madrid, Espanha, obteve uma Pós-graduação em Ordenamento do Território. Realizou um Séjour d’Études Supérieurs, em 1984, na DATAR - Délégation à l'aménagement du territoire et à l'action régionale, actual  DIACT - Délégation interministérielle à l'aménagement et à la compétitivité des territoires, em Paris, França. É professora e investigadora visitante em universidades alemãs e integra comissões de avaliação e acreditação do ensino superior em vários países europeus. Lecionou também, em períodos de curta duração em diversas universidades europeias e na Universidade Educardo Mondlane, em Maputo, Moçambique. Entre 2009 e 2019, foi Secretária Geral da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), em Lisboa, por cedência por interesse público da Universidade do Porto. Enquanto Secretária Geral da A3ES manteve a sua atividade de investigação científica tendo levado a cabo vários projetos europeus, desenvolvido estudos de apoio ao Governo e à OCDE e publicado artigos e livros, para além das atividades de gestão de topo, na Agência e ligação com a rede de ensino superior do país. Desenvolveu uma intensa atividade junto das instituições de ensino superior do país no domínio da avaliação e acreditação de ciclos de estudos, da implementação de sistemas internos de garantia de qualidade e, considera que foi particularmente distintivo o seu trabalho ao nível da incorporação da componente territorial nos estudos sobre ensino superior, de apoio às políticas nacionais. Criou a Série A3ES Readings, na qual publicou, em 2012 (online; 2013, em livro) um conjunto de 6 volumes, O Sistema de Ensino Superior em Mapas e em Números. Desenvolveu também uma intensa atividade de formação. Destaca-se a coordenação da formação de estudantes para as Comissões de Avaliação Externa, que viria a ser apreciada muito positivamente, pela ENQA, na avaliação da A3ES, em 2019. Integrou diversas redes internacionais de agências de garantia de qualidade e os respetivos grupos de trabalho e foi membro do Board do European Consortium for Accreditation - ECA, entre 2015 e 2018. Integra diversos grupos de trabalho em instituições nacionais e estrangeiras. Integra também grupos de trabalho em nome individual, salientando-se o lugar de membro estrangeiro da Comissão de Acreditação da Agência de Acreditação Alemã, ZEVA, de Hannover, desde 2015.

 

Os seus pontos fortes, ao nível da investigação, são a Geografia Económica, o Planeamento Regional, a Política Regional Europeia e, mais recentemente, as políticas de desenvolvimento na ótica da ligação entre Capital Humano e Desenvolvimento Regional com foco nas regiões periféricas de Portugal e do Sul da Europa. Os seus trabalhos têm incidido sobre Portugal, União Europeia e África Subsaariana. Destacam-se, como publicações mais recentes,

Fonseca, Madalena, Fratesi, Ugo (Eds.) (2017) Regional Upgrading in Southern Europe: Spatial Disparities and Human Capital. Coleção Advances in spatial science ISBN 978-3-319-49817-1. Heidelberg: Springer. DOI: 10.1007/978-3-319-49818-8 https://link.springer.com/book/10.1007%2F978-3-319-49818-8

Fonseca, Madalena (2017). Southern Europe at a Glance: Regional Disparities and Human Capital. In Madalena Fonseca & Ugo. Fratesi, Regional Upgrading in Southern Europe. Spatial Disparities and Human Capital (pp. 19-54). Advances in spatial science. Cham: Springer. DOI: 10.1007/978-3-319-49818-8_2. https://link.springer.com/chapter/10.1007%2F978-3-319-49818-8_2

Fonseca, Madalena; Fonseca, Maria Lucinda; Esteves, Alina; Moreno, Luís (2019) Migration, human rights and intercultural skills in higher education. Lisboa: A3ES. Contribuição Portuguesa para o Projeto Europeu Erasmus+ KA2 MEHR – Modernisation, Education and Human Rights. Lisboa: A3ES e IGOT. https://www.a3es.pt/sites/default/files/MEHR_COuntryReport_PT.pdf

Fonseca, Madalena; Justino, Elsa; Amaral, Alberto (2018) Students’ migration in a Portuguese hinterland public university. Studies in Higher Education. DOI: 10.1080/03075079.2018.1553155 https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03075079.2018.1553155

Fonseca, Madalena; Friães, Rita; Fonseca, Paula (2017). Regulação e garantia de qualidade no sistema de ensino superior em Portugal: o caso da formação inicial de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário. in Correia, Luís Grosso; Leão, Ruth; Poças, Sara (ed.) (2017). O Tempo dos Professores. Porto: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. (Pag.975-1000). Link para ebook: https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf

Fonseca, Madalena (2015) Learning Outcomes no Ensino Superior em Portugal: Geografia. In Resultados de aprendizagem: reflexões e desafios: (abordagens nacionais e internacionais) / Mike Coles... [et al.] ; org. Ana Damião, Sandra Lameira, Teresa Duarte. - 1ª ed. - Lisboa : Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Pag. 69-92.  ISBN 978-972-8743-82-6. http://id.bnportugal.gov.pt/bib/bibnacional/1944529

Fonseca, Madalena.; Tavares, D.; Sá, C.; Amaral, A. (2014) Waves of (Dis)Satisfaction: Effects of the Numerus Clausus system in Portugal. European Journal of Education,Vol. 49, No. 1, 2014. P.144-158. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/ejed.12042

Fonseca, Madalena; Encarnação, Sara; Justino, Elsa (2014) Shrinking Higher Education Systems: Portugal, Figures and Policies. in Goastellec, G.; Picard, F. Eds.. (2014) Higher Education in Societies. A Multi Scale Perspective. Rotterdam: Sense Publishers. pp.127-148.

Fonseca, Madalena (2012): The Student Estate, in Neave, G. and Amaral, A., Higher Education in Portugal 1974-2009. A nation, a generation. Dordrecht: Springer, pp. 383-415.

 

É investigadora do CEGOT Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território,  Unidade de I&D financiada pela FCT. Participou como parceira ou coordenadora nos seguintes projetos europeus: 2017 – 2019 DEQAR Database of External Quality Assurance. Erasmus+, KA3 Project. Project number  2017 2871/001-001. 2016 – 2019  MEHR - Modernisation, Education and Human Rights - MEHR. Erasmus + Project. Project number 2016-1-SE01-KA203-022126, 2016-2019. 2014 - 2016 EIQAS – Enhancing Internal Quality Assurance Systems. Erasmus + Project. Project number 155A595C5DBE19CA. Project Card no site da EC: Project Reference: 2014-1-PL01-KA203-003593. 2015 – 2018 CALOHEE - Measuring and Comparing Achievements of Learning Outcomes in Higher Education in Europe. ERASMUS + Project. Project number 562148-EPP-1-2015-1-NL-EPPKA3-PI-FORWARD. 2008/2010 Preparou a proposta e foi a Investigadora Responsável pelo Projeto UP:Regio: Upgrading Regional e Deslocalização Industrial na Europa/UP.Regio: Regional Upgrading and Industrial Relocation in Europe.  Projeto FCT Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/GEO/71797/2006).

No domínio do Planeamento, iniciou a sua carreira como técnica superior da Administração Pública, em 1979, na CCRN – Comissão de Coordenação da Região do Norte, onde trabalhou até 1984, tendo posteriormente e até à atualidade sido convidada a colaborar com diversos organismos e instituições, enquanto consultora especialista em planeamento e ordenamento do território e na avaliação de programas de desenvolvimento regional, nomeadamente através do CEDRU, Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional e Urbano, em Lisboa.

Fala e escreve fluentemente inglês e alemão. As suas publicações mais relevantes são em língua inglesa em revistas e editoras de reconhecido prestígio científico.

É divorciada e tem dois filhos. É natural da cidade da Guarda e vive em Lisboa, desde 2009.

 

Áreas de Interesse

  1. Ciências Sociais > Geografia > Geografia económica
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