Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CL004

Estética e Linguagem

Código: CL004     Sigla: ELING

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Linguística

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://www.davidpinhobarros.com/Estetica-e-LinguagemAesthetics-and-Language
Página e-learning: https://moodle.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Linguagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 6 Plano Oficial em vigor(2023) 2 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
David Pinho Barros Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
David Pinho Barros 3,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2025-01-04.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Avaliação especial, Bibliografia Complementar, Obtenção de frequência, Programa, Tipo de avaliação, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Através de uma perspetivação teórica e contextual, bem como do estudo de casos, esta unidade curricular pretende facultar um conjunto de referências propedêuticas sobre a linguagem enquanto objeto estético, dando a conhecer argumentos, exemplos e bibliografia que alertem para a complexidade dos valores sensíveis da linguagem. Nos três primeiros tópicos serão equacionadas abordagens teóricas à linguagem que a aproximam da estética e da ideologia, bem como matrizes que apontam para a importância da natureza corporal e espacial da palavra. Nos três últimos tópicos, por sua vez, estas matrizes serão ilustradas e testadas em contextos oriundos de diferentes práticas comunicacionais e artísticas em que a palavra escrita assume um papel fundamental: o cinema mudo, a animação e a banda desenhada.

Resultados de aprendizagem e competências

No termo da unidade curricular, é esperado que os alunos consigam identificar e desenvolver um olhar crítico sobre as múltiplas dimensões estéticas da comunicação verbal.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Considerações sobre o estilo e o gosto
2. A imagem escrita e o iconotexto
3. Comunicação, mito e ideologia
4. Poética do intertítulo no cinema mudo
5. Metalepse e o corpo da palavra na animação
6. Estética, linguagem e signo na banda desenhada

Bibliografia Obrigatória

Gaut, Berys & McIver Lopes, Dominic (eds.); The Routledge Companion to Aesthetics, Routledge, 2001. ISBN: 978-0415290227
Gil, José; A Arte Como Linguagem, Relógio D'Água, 2010. ISBN: 978-9896412029
Molinié, Georges; De la beauté, Hermann, 2012. ISBN: 978-2705682378
Prodi, Giorgio; L'uso estetico del linguaggio, Il Mulino, 1983. ISBN: 978-8815002082

Bibliografia Complementar

Barthes, Roland; Mythologies, Points, 2014. ISBN: 978-2757841754
Christin, Anne-Marie; L’Image écrite ou La déraison graphique, Flammarion, 2009. ISBN: 978-2081228900
Crafton, Donald; Before Mickey: The Animated Film, 1898-1928, University of Chicago Press, 1993. ISBN: 978-0226116679
Croce, Benedetto; Estetica, Adelphi, 1990. ISBN: 978-8845907784
Desideri, Fabrizio; Forme dell'estetica. Dall'esperienza del bello al problema dell'arte, Editori Laterza, 2004. ISBN: 978-8842074762
Eisner, Lotte H.; L'Écran démoniaque, Ramsay, 2006. ISBN: 978-2859564537
Gerbier, Laurent; Hybridations. Les rencontres du texte et de l'image, Presses universitaires François-Rabelais, 2014. ISBN: 978-2869063624
Louvel, Liliane; Texte/Image. Images à lire, textes à voir, Presses Universitaires de Rennes, 2016. ISBN: 978-2753547407
Marie, Michel; Le Cinéma muet, Cahiers du cinéma, 2005. ISBN: 978-2866424398
Ngai, Sianne; Our Aesthetic Categories: Zany, Cute, Interesting, Harvard University Press, 2012. ISBN: 978-0674088122
Peeters, Benoît; Lire la bande dessinée, Flammarion, 2010. ISBN: 978-2081244856
Philippe, Gilles; Le Rêve du style parfait, PUF, 2013. ISBN: 978-2130620938
Pierrot, Anne Herschberg; Le style en mouvement: Littérature et art, Belin Éditions, 2005. ISBN: 978-2701141459
Ross, Kristin; Fast Cars, Clean Bodies: Decolonization and the Reordering of French Culture, MIT Press, 1996. ISBN: 978-0262680912
Schlanger, Judith; Trop dire ou trop peu: La densité littéraire, Hermann, 2016. ISBN: 978-2705691677
Thomson-Jones, Katherine; Aesthetics and Film, Continuum, 2008. ISBN: 978-0826485236

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição oral com apoio de apresentações Keynote, análises coletivas de textos e imagens, visionamento de excertos de filmes, debates com os alunos e conferência com um orador convidado. A língua utilizada nas aulas será o português, mas os alunos, se assim o entenderem, terão também a opção de apresentarem os trabalhos finais em inglês, francês ou italiano.

Palavras Chave

Humanidades > Artes
Humanidades > Literatura
Humanidades > Filosofia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 70,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 25,00
Trabalho escrito 26,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será o resultado da média ponderada entre as seguintes componentes, todas de caráter obrigatório: perguntas para o orador convidado (25%), trabalho escrito (25%) e exame (50%). O não cumprimento, por qualquer estudante, de uma ou mais das componentes de avaliação implicará a reprovação à unidade curricular com a classificação "RFC" ("reprovado por falta de componente"). Para além disso, qualquer tentativa de plágio ou cópia implicará a atribuição da classificação de 0 valores à componente de avaliação em que ela for detetada.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os trabalhadores-estudantes e os estudantes com necessidades educativas especiais têm a possibilidade de solicitar, antes do primeiro momento de avaliação, a dispensa às componentes das perguntas para o orador convidado e do trabalho escrito, passando o exame nesse caso a valer 100% da nota.

Melhoria de classificação

Só a componente do exame é passível de recurso ou melhoria.
Recomendar Página Voltar ao Topo