Estética e Linguagem
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Linguística |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
CL |
6 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
2 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Através de uma perspetivação teórica e contextual, bem como do estudo de casos, esta unidade curricular pretende facultar um conjunto de referências propedêuticas sobre a linguagem enquanto objeto estético, dando a conhecer argumentos, exemplos e bibliografia que alertem para a complexidade dos valores sensíveis da linguagem. Nos três primeiros tópicos serão equacionadas abordagens teóricas à linguagem que a aproximam da estética e da ideologia, bem como matrizes que apontam para a importância da natureza corporal e espacial da palavra. Nos três últimos tópicos, por sua vez, estas matrizes serão ilustradas e testadas em contextos oriundos de diferentes práticas comunicacionais e artísticas em que a palavra escrita assume um papel fundamental: o cinema mudo, a animação e a banda desenhada.
Resultados de aprendizagem e competências
No termo da unidade curricular, é esperado que os alunos consigam identificar e desenvolver um olhar crítico sobre as múltiplas dimensões estéticas da comunicação verbal.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Considerações sobre o estilo e o gosto
2. A imagem escrita e o iconotexto
3. Comunicação, mito e ideologia
4. Poética do intertítulo no cinema mudo
5. Metalepse e o corpo da palavra na animação
6. Estética, linguagem e signo na banda desenhada
Bibliografia Obrigatória
Gaut, Berys & McIver Lopes, Dominic (eds.); The Routledge Companion to Aesthetics, Routledge, 2001. ISBN: 978-0415290227
Gil, José; A Arte Como Linguagem, Relógio D'Água, 2010. ISBN: 978-9896412029
Molinié, Georges; De la beauté, Hermann, 2012. ISBN: 978-2705682378
Prodi, Giorgio; L'uso estetico del linguaggio, Il Mulino, 1983. ISBN: 978-8815002082
Bibliografia Complementar
Barthes, Roland; Mythologies, Points, 2014. ISBN: 978-2757841754
Christin, Anne-Marie; L’Image écrite ou La déraison graphique, Flammarion, 2009. ISBN: 978-2081228900
Crafton, Donald; Before Mickey: The Animated Film, 1898-1928, University of Chicago Press, 1993. ISBN: 978-0226116679
Croce, Benedetto; Estetica, Adelphi, 1990. ISBN: 978-8845907784
Desideri, Fabrizio; Forme dell'estetica. Dall'esperienza del bello al problema dell'arte, Editori Laterza, 2004. ISBN: 978-8842074762
Eisner, Lotte H.; L'Écran démoniaque, Ramsay, 2006. ISBN: 978-2859564537
Gerbier, Laurent; Hybridations. Les rencontres du texte et de l'image, Presses universitaires François-Rabelais, 2014. ISBN: 978-2869063624
Louvel, Liliane; Texte/Image. Images à lire, textes à voir, Presses Universitaires de Rennes, 2016. ISBN: 978-2753547407
Marie, Michel; Le Cinéma muet, Cahiers du cinéma, 2005. ISBN: 978-2866424398
Ngai, Sianne; Our Aesthetic Categories: Zany, Cute, Interesting, Harvard University Press, 2012. ISBN: 978-0674088122
Peeters, Benoît; Lire la bande dessinée, Flammarion, 2010. ISBN: 978-2081244856
Philippe, Gilles; Le Rêve du style parfait, PUF, 2013. ISBN: 978-2130620938
Pierrot, Anne Herschberg; Le style en mouvement: Littérature et art, Belin Éditions, 2005. ISBN: 978-2701141459
Ross, Kristin; Fast Cars, Clean Bodies: Decolonization and the Reordering of French Culture, MIT Press, 1996. ISBN: 978-0262680912
Schlanger, Judith; Trop dire ou trop peu: La densité littéraire, Hermann, 2016. ISBN: 978-2705691677
Thomson-Jones, Katherine; Aesthetics and Film, Continuum, 2008. ISBN: 978-0826485236
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição oral com apoio de apresentações Keynote, análises coletivas de textos e imagens, visionamento de excertos de filmes, debates com os alunos e conferência com um orador convidado. A língua utilizada nas aulas será o português, mas os alunos, se assim o entenderem, terão também a opção de apresentarem os trabalhos finais em inglês, francês ou italiano.
Palavras Chave
Humanidades > Artes
Humanidades > Literatura
Humanidades > Filosofia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
70,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho de investigação |
25,00 |
Trabalho escrito |
26,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será o resultado da média ponderada entre as seguintes componentes, todas de caráter obrigatório: perguntas para o orador convidado (25%), trabalho escrito (25%) e exame (50%). O não cumprimento, por qualquer estudante, de uma ou mais das componentes de avaliação implicará a reprovação à unidade curricular com a classificação "RFC" ("reprovado por falta de componente"). Para além disso, qualquer tentativa de plágio ou cópia implicará a atribuição da classificação de 0 valores à componente de avaliação em que ela for detetada.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores-estudantes e os estudantes com necessidades educativas especiais têm a possibilidade de solicitar, antes do primeiro momento de avaliação, a dispensa às componentes das perguntas para o orador convidado e do trabalho escrito, passando o exame nesse caso a valer 100% da nota.
Melhoria de classificação
Só a componente do exame é passível de recurso ou melhoria.