Árabe 2
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Línguas e literaturas estrangeiras |
Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 26-10-2023 a 27-06-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
ECAR2 |
0 |
Plano Oficial em vigor |
1 |
- |
3 |
60 |
81 |
Língua de trabalho
Português e Árabe
Objetivos
- Domínio da leitura.
- Domínio de conjugação dos verbos e gramática.
- Melhorar nível de comunicação.
- Melhorar nível da escrita.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecimento da diversidade cultural e religiosa no mundo árabe,
- Conhecimento gramatical: a conjugação dos verbos regulares e irregulares (presente, pretérito perfeito e imperfeito, futuro, subjuntivo); partícula da causa e da finalidade; os tipos de negação; verbos auxiliares; e verbos e os seus derivados; advérbios do tempo);
- Conhecimento lexical: vocabulário do turismo, empresarial, visitas e viagens culturais, compras, jornalismo;
- Capacidade de comunicar em vários contextos do quotidiano (relações pessoais e profissionais);
- Aquisição da competência de compreensão e expressão escritas, usando de forma contextualizada estruturas gramaticais estudadas neste nível.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos de Árabe – nível 1
Programa
I Gramática
1 Conjugação dos verbos regulares, irregulares no presente, passado, futuro e imperativo e a sua utilização no contexto de comunicação
2 Os auxiliares verbais na língua árabe
3 Características das frases verbais e as frases nominativas
4 O género dos substantivos e dos adjetivos
5 Partícula da causa na língua árabe
6 Finalidade na língua árabe
II Léxico
1 Expressões de tempo
2 Expressões introdutórias
3 Expressões da negação em árabe
III Comunicação
Diálogos sobre diversos temas consoantes o interesse dos alunos.
IV Tradução
Técnicas de tradução Português/Árabe
Bibliografia Obrigatória
Al-kudayr, Ali ; Manuel d´Arabe. Centre Cultural Arabe, Instituto Européen de la Cultue Arabe, 2010
Guidère, Mathieu; Mektou. Cahier pour apprendre à ecrire en arabe, Ellipes : Paris, 2002
Sabbagh, Afonso Nagib; Dicionário Português – Árabe., Libraire du Liban Publichers: Libano, 2004
Suisse, Abdelilah; Os estudos Árabe em Portugal: uma análise cronológica do século XIII ao século XXI. Letras (21 – 22) (pp. 165 – 173), 2005
Labrass, Houssain; AlKalima. Método de enseñanza de lengua árabe, 2012
Waleed, Saleh ; Curso práctico de lengua árabe I, Ibersaf Editores: Madrid, 2003
Waleed, Saleh ; Curso práctico de lengua árabe II, Ibersaf Editores: Madrid, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologia: conjugar métodos verbais (dizer) e intuitivos (mostrar)
Material didático: fotocopias e bibliografia entregues pelo professor na sala de aula
Material de apoio: Cassetes de vídeo ou DVD, Gravações de TV de canais árabes, música árabe
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
60,00 |
Estudo autónomo |
21,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças.
Fórmula de cálculo da classificação final
Os alunos serão avaliados pela realização de um trabalho escrito ou por um teste individual.