Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > AA2

Alemão - Nível A2

Código: AA2     Sigla: AA2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Línguas e literaturas estrangeiras

Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 24-10-2023 a 28-06-2024)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Alemão (A2)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECAA2 26 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 6 120 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Nicolas Andre Neef Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Mariana Rita Cruz Silva 4,00

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Os alunos poderão atingir o nível A2 de acordo com os pressupostos estipulados pelo “Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas” em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

Resultados de aprendizagem e competências

Sou capaz de compreender expressões e vocabulário de uso mais frequente relacionado com aspetos de interesse pessoal como, por exemplo, família, compras, trabalho e meio em que vivo. Sou capaz de compreender o essencial de um anúncio e de mensagens simples, curtas e claras.

Sou capaz de ler textos curtos e simples. Sou capaz de encontrar uma informação previsível e concreta em textos simples de uso corrente, por exemplo, anúncios, folhetos, ementas, horários. Sou capaz de compreender cartas pessoais curtas e simples.

Sou capaz de comunicar em situações simples, de rotina do dia a dia, sobre assuntos e atividades habituais que exijam apenas uma troca de informação simples e direta. Sou capaz de participar em breves trocas de palavras, apesar de não compreender o suficiente para manter a conversa.

Sou capaz de utilizar uma série de expressões e frases para falar, de forma simples, da minha família, de outras pessoas, das condições de vida, do meu percurso escolar e do meu trabalho atual ou mais recente.

Sou capaz de escrever notas e mensagens curtas e simples sobre assuntos de necessidade imediata. Sou capaz de escrever uma carta pessoal muito simples, por exemplo, para agradecer alguma coisa a alguém.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Prova de diagnóstico. Mais informações aqui

Programa

1. Situações comunicativas e campos semânticos
* Diversas situações comunicativas do quotidiano e vocabulário das áreas semânticas correspondentes:

1.1 A cidade: conhecer e descrever uma cidade estrangeira;
1.2 Projetos de vida: contar uma história; notas biográficas; falar de planos para o futuro;
1.3 A caminho: tema da viagem; situações comunicativas relacionadas com o tema; transportes;
1.4 Educação e Formação - percurso escolar e vida profissional; fazer um curriculum vitae;
1.5 Berlim: a história de uma cidade;
1.6 Viver juntos: relações familiares ;
1.7 Profissões: o local de trabalho.   
1.8 A vida num país estrangeiro: razões, sentimentos, experiências
1.9 Os media no contexto profissional
1.10 Nacionalidade   
1.11 Festividades

2.Competências gramaticais

2.1 Verbos de partícula separável: revisão
2.2 O uso de man
2.3 Conjunções: aber, und e denn
2.4 Perfekt - revisão
2.5 Verbo: werden
2.6 Conjunção: dass/ posição do verbo na frase
2.7 Determinantes demonstrativos
2.8 Graus dos Adjectivos
2.9 Conjunções: weil e denn - posição do verbo
2.10 Declinação dos Adjectivos
2.11Verbos com preposições
2.12 Präteritum
2.13 jed-, beid-, viel- und all-
2.14 Pronomes relativos
2.15 Uso do adjectivo como substantivo
2.16 Conjunções: wenn, als, bis, seit
2.17 Conjunções: deshalb, damit
2.18 Utilização de es
2.19 Discurso Indirecto
2.20 Konjunktiv II
2.21 Passiva
2.22 Preposições: revisão

3. Fonética e Prosódia

3.1 O sistema fonológico alemão
3.2 Prosódia: colocação do acento de palavra, de frase e entoação em frases declarativas, assertivas, exclamativas e interrogativas.

Bibliografia Obrigatória

A definir pelo docente no início do curso; To be defined at the beginning of the sessions

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas, com recurso a estratégias didáticas variadas.

Trabalho com o manual/fichas de trabalho/power point/CD.

Atribui-se especial importância à colaboração ativa do aluno nas aulas, com vista ao desenvolvimento da competência comunicativa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Prova oral 10,00
Teste 70,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 120,00
Estudo autónomo 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação presencial: 10%
Prova oral: 10%
Teste: 70%
Trabalho escrito: 10%

Recomendar Página Voltar ao Topo