Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > IAB1

Inglês - Nível B1

Código: IAB1     Sigla: IAB1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Línguas e literaturas estrangeiras

Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 24-10-2023 a 28-06-2024)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Inglês (B1)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECINB1 19 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 5,5 120 150

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O curso procura dar resposta à necessidade demonstrada pelo público geral em termos de aprendizagem da língua inglesa.

O curso terá como propósito dominante o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Expressar opiniões sobre assuntos abstratos/culturais de forma limitada ou dando conselhos dentro de uma área conhecida e compreendendo instruções ou anúncios públicos.
  • Compreender informações e artigos de rotina e o significado geral de informações não rotineiras dentro de uma área familiar.
  • Escrever cartas ou anotações sobre assuntos familiares ou previsíveis
  • Seguir ou dar uma palestra sobre um tópico familiar ou manter uma conversa num variado leque de temas
  • Compreender informações diretas numa área conhecida, como produtos e placas e manuais simples ou relatórios sobre assuntos familiares.
  • Digitalizar textos para obter informações relevantes e entender instruções ou conselhos detalhados.
  • Fazer anotações enquanto alguém está a conversar ou a escrever uma carta, incluindo solicitações fora do padrão.
No primeiro semestre do ano letivo decorrerá o subnível B1.1. No segundo semestre decorrerá o subnível B1.2.

Resultados de aprendizagem e competências

Sou capaz de compreender os pontos essenciais de uma sequência falada que incida sobre assuntos correntes do trabalho, da escola, dos tempos livres, etc. Sou capaz de compreender os pontos principais de muitos programas de rádio e televisão sobre temas atuais ou assuntos de interesse pessoal ou profissional, quando o débito da fala é relativamente lento e claro.
Sou capaz de compreender textos em que predomine uma linguagem corrente do dia a dia ou relacionada com o trabalho. Sou capaz de compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos, em cartas pessoais.
Sou capaz de lidar com a maior parte das situações que podem surgir durante uma viagem a um local onde a língua é falada. Consigo entrar, sem preparação prévia, numa conversa sobre assuntos conhecidos, de interesse pessoal ou pertinentes para o dia a dia (por exemplo, família, passatempos, trabalho, viagens e assuntos da atualidade.
Sou capaz de articular expressões de forma simples para descrever experiências e acontecimentos, sonhos, desejos e ambições. Sou capaz de explicar ou justificar opiniões e planos. Sou capaz de contar uma história, de relatar o enredo de um livro ou de um filme e de descrever as minhas reações.
Sou capaz de escrever um texto articulado de forma simples sobre assuntos conhecidos ou de interesse pessoal. Sou capaz de escrever cartas pessoais para descrever experiências e impressões.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Prova de diagnóstico. Mais informações aqui.

Programa

Os conteúdos comunicativos e gramaticais nucleares para este nível são os seguintes:

  • Fazer perguntas sobre viagens
  • Usar palavras de conexão
  • Aprender a desculpar-se, justificar-se e fazer promessas
  • Usar o “Present Perfect” em experiências pessoais
  • Falar e escrever sobre planos para o futuro, ambições
  • Usar estruturas comparativas/superlativas
  • Reclamar e fazer pedidos
  • Usar primeira e segunda formas condicionais
  • Usar a forma passive no “Present” e “Past Simple”
  • Aprender a escrever usando “reported speech”.

Bibliografia Obrigatória

Oxford Dictionaries; Oxford Paperback Dictionary & Thesaurus, 3rd ed., Oxford, Oxford University Press, 2009
Collins Dictionaries; Collins English Dictionary, 13th ed., Glasgow, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologia variada, escolhida em função do perfil etário e cognitivo dos estudantes e das suas necessidades de formação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 120,00
Estudo autónomo 30,00
Total: 150,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará da ponderação das seguintes componentes de avaliação:

trabalho contínuo do estudante (30%);
teste escrito realizado no final do 1.º semestre (30%);
teste escrito realizado no final do 2.º semestre (40%).

Recomendar Página Voltar ao Topo