Inglês - Nível A1
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Línguas e literaturas estrangeiras |
Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 23-10-2023 a 28-06-2024)
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O curso procura dar resposta à necessidade demonstrada pelo público geral em termos de aprendizagem da língua inglesa.
O curso terá como propósito dominante o desenvolvimento das seguintes competências:
- Compreensão das instruções básicas ou participação em uma conversa factual básica sobre um tópico específico.
- Noções básicas sobre avisos, instruções ou informações básicas.
- Preenchimento de formulários básicos e anotações, incluindo horários, datas e locais.
- Expressar opiniões simples ou pedidos em contexto familiar.
- Compreensão de informações diretas numa área conhecida, como produtos e placas e manuais simples ou relatórios sobre assuntos familiares.
- Preencher formulários e escrever cartas pequenas e simples ou postais relacionados com informações pessoais.
Resultados de aprendizagem e competências
Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada.
Sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.
Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço.
Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Os conteúdos comunicativos e gramaticais nucleares para este nível são os seguintes:
1. Usar o “Present” e “Past Simple” e “Continuous”
2. Formular questões básicas com “what”, “where”, “who”, “when”, “how”
3. Fornecer informações pessoais
4. Descrever pessoa – família e amigos
5. O uso de advérbios de frequência – “usually”, “sometimes”, “never”
6. Descrever as férias
7. Falar e escrever sobre pessoas e emprego
8. Falar e escrever sobre desporto, lazer e comida
9. Aprender as cores e peças de roupa
10. Falar e escrever sobre transportes e viagens
Bibliografia Obrigatória
Oxford Dictionaries; Oxford Paperback Dictionary & Thesaurus, 3rd ed., Oxford, Oxford University Press, 2009
Collins Dictionaries; Collins English Dictionary, 13th ed., Glasgow, 2018
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologia variada, escolhida em função do perfil etário e cognitivo dos estudantes e das suas necessidades de formação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Teste |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
120,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Total: |
150,00 |
Obtenção de frequência
75% de presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resultará da ponderação das seguintes componentes de avaliação:
trabalho contínuo do estudante (30%);
teste escrito realizado no final do 1.º semestre (30%);
teste escrito realizado no final do 2.º semestre (40%).