Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > IAA1

Inglês - Nível A1

Código: IAA1     Sigla: IA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Línguas e literaturas estrangeiras

Ocorrência: 2023/2024 - SP (de 23-10-2023 a 28-06-2024)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Inglês (A1)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
ECINA1 23 Plano Oficial do ano letivo 2013 1 - 5,5 120 150

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Andrew Edward Sampson Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Paula Alexandra Barroso Miranda 4,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O curso procura dar resposta à necessidade demonstrada pelo público geral em termos de aprendizagem da língua inglesa.
O curso terá como propósito dominante o desenvolvimento das seguintes competências:

  • Compreensão das instruções básicas ou participação em uma conversa factual básica sobre um tópico específico.
  • Noções básicas sobre avisos, instruções ou informações básicas.
  • Preenchimento de formulários básicos e anotações, incluindo horários, datas e locais.
  • Expressar opiniões simples ou pedidos em contexto familiar.
  • Compreensão de informações diretas numa área conhecida, como produtos e placas e manuais simples ou relatórios sobre assuntos familiares.
  • Preencher formulários e escrever cartas pequenas e simples ou postais relacionados com informações pessoais.

Resultados de aprendizagem e competências

Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada.
Sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos.
Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.
Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço.
Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Os conteúdos comunicativos e gramaticais nucleares para este nível são os seguintes:

1. Usar o “Present” e “Past Simple” e “Continuous”
2. Formular questões básicas com “what”, “where”, “who”, “when”, “how”
3. Fornecer informações pessoais
4. Descrever pessoa – família e amigos
5. O uso de advérbios de frequência – “usually”, “sometimes”, “never”
6. Descrever as férias
7. Falar e escrever sobre pessoas e emprego
8. Falar e escrever sobre desporto, lazer e comida

9. Aprender as cores e peças de roupa
10. Falar e escrever sobre transportes e viagens

Bibliografia Obrigatória

Oxford Dictionaries; Oxford Paperback Dictionary & Thesaurus, 3rd ed., Oxford, Oxford University Press, 2009
Collins Dictionaries; Collins English Dictionary, 13th ed., Glasgow, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologia variada, escolhida em função do perfil etário e cognitivo dos estudantes e das suas necessidades de formação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Teste 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 120,00
Estudo autónomo 30,00
Total: 150,00

Obtenção de frequência

75% de presenças

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará da ponderação das seguintes componentes de avaliação:

trabalho contínuo do estudante (30%);
teste escrito realizado no final do 1.º semestre (30%);
teste escrito realizado no final do 2.º semestre (40%).

Recomendar Página Voltar ao Topo