Filosofia Comparativa
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Filosofia |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MFIL |
0 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta UC os estudantes deverão conseguir:
- Usar a filosofia comparativa como ferramenta de compreensão do pensamento em diferentes contextos geo-politicos e culturais.
- Entender as formas, as limitações e as potencialidades do diálogo interfilosófico nos contextos estudados.
- Explorar formas de polinização cruzada entre diferentes filosofias como um enriquecimento da própria filosofia.
- Debater as diferentes perspetivas em confronto.
Os estudantes deverão ainda atingir um elevado nível de autonomia de pensamento crítico.
Resultados de aprendizagem e competências
Na articulação entre o programa e os objetivos a UC visa o reconhecimento das metodologias comparativas em Filosofia e como permitem uma hermenêutica diferenciadas das tradições filosóficas, fazendo-as sair de si mesmas e alargando os horizontes de problematização. Visa-se também estimular a pesquisa autónoma e fundamentada, para compreender o que é uma abordagem conceptual em tradições especulativas que formalizaram de formas distintas questões que parecem próximas entre si.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não se aplica.
Programa
- Campos da filosofia em perspetiva comparada
- Oriente e Ocidente e respetivas ramificações.
- Outras tradições em busca da filosofia: África e a tradição sapiencial.
- Incomensurabilidade ou sobreposição de tradições?
- Há problemas perenes e problemas universais em filosofia?
- A questão da língua: visão do mundo e filosofia.
- Literatura e filosofia: diálogos cruzados entre tradições e entre línguas.
- Pensamento e literaturas africanas, asiáticas e ibero-americanas de língua portuguesa.
Bibliografia Obrigatória
Archie J. Bahm;
Comparative philosophy. ISBN: 0-911714-10-3
Celeste Natário;
Portugal-Goa. ISBN: 978-989-54786-0-6
Celeste Natário;
De Portugal a Macau. ISBN: 978-989-99764-5-0
Masolo, Dismas; «African Sage Philosophy», The Stanford Encyclopedia of Philosophy. URL = https://plato.stanford.edu/entries/african-sage/
AA.VV.; Errâncias de um imaginário: entre o Brasil, Cabo Verde e Portugal
Wong, David ; Comparative Philosophy: Chinese and Western, The Stanford Encyclopedia of Philosophy. URL = https://plato.stanford.edu/entries/comparphil-chiwes/
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC assenta na leitura e comentário de textos da tradição literária (filosófica, poética e especulativa) de língua portuguesa na Índia, na China, em África e nas Américas. Esta via de entrada na comparação entre tradições filosóficas é acompanhada com a discussão das metodologias deste novo campo dos estudos filosóficos. Avaliação distribuída sem exame final, assente na participação e na discussão (20%) de um ensaio escrito individual (80%).
Palavras Chave
Humanidades
Humanidades > Filosofia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Elaboração de projeto |
20,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
20,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho escrito |
21,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
75% de presença nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação ativa nas sessões (30%) + trabalho final (70%).
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
Língua de ensino: português.