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Cooperação para o Desenvolvimento e Cidadania Global

Código: MAF044     Sigla: CDCG

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CORDIS Estudos sobre o desenvolvimento

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Africanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MAF 8 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Identificar fases da História do Desenvolvimento.

  2. Compreender especificidades económicas, políticas, sociais e ambientais endógenas, que desafiam modelos de desenvolvimento.

  3. Relacionar processos de globalização com integração regional e global do continente africano.

  4. Identificar temáticas e desafios emergentes para a Cooperação para o Desenvolvimento em África.

  5. Reconhecer as fases da história do conceito de "Cidadania Global", relacionando-a com a história da "Cooperação para o Desenvolvimento".

  6. Identificar múltiplas escolas de pensamento e respetivas propostas no âmbito do conceito de Cidadania Global.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes serão capazes de:

  1. Mobilizar ferramentas da Cidadania Global para a leitura do mundo e posicionamento crítico sobre ODS.
  2. Desenvolver capacidade de análise crítica dos obstáculos económicos, sociais, políticos e culturais ao desenvolvimento e a sua relação com as políticas de cooperação internacional.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. História do Desenvolvimento e os seus atores: confronto, diálogo, ação e reação.

  2. Teorias políticas e económicas e os seus impactos nas teorias do desenvolvimento e nas políticas de cooperação internacional.

  3. Especificidades contextuais políticas e económicas endógenas e a dificuldade de equilíbrio com o Desenvolvimento mainstream: tensões e conflitos.

  4. Processos de integração regional e global e alternativas ao Desenvolvimento.

  5. Temáticas e desafios emergentes: o desafio da formalização da economia; a difícil materialização da democracia e do papel do Estado; o desafio da sustentabilidade ambiental; a problemática das migrações e a influência das diásporas.

  6. Cidadania Global e abordagens pós-coloniais.

  7. Os ODS: novas respostas para velhos problemas ou velhas respostas para novos problemas?

Bibliografia Obrigatória

Andreotti, Vanessa; Souza, Lynn M.; Postcolonial Perspectives on Global Citizenship Education, London: Routledge, 2012

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia adotada nesta UC será adaptada a cada conteúdo programático. Assim, serão utilizadas metodologias expositivas e interativas. Os momentos expositivos visam apresentar conceitos e linhas de problematização orientadoras, para além da sistematização de conteúdos. As/os discentes serão convidadas/os a elaborar recensões críticas de artigos científicos relevantes para os conteúdos programáticos. Os trabalhos serão elaborados em grupo para fomentar o debate em torno das diferentes perspetivas apresentadas na exposição teórica. As apresentações dos trabalhos das/dos estudantes servirão também como fonte para o debate e para a sistematização de conhecimentos.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Economia do desenvolvimento > Estudos sobre o desenvolvimento

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 80,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho escrito 61,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência é obrigatória a 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final


Participação (20%) + Trabalhos escritos (80%)
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