Cooperação para o Desenvolvimento e Cidadania Global
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CORDIS |
Estudos sobre o desenvolvimento |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MAF |
8 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Identificar fases da História do Desenvolvimento.
- Compreender especificidades económicas, políticas, sociais e ambientais endógenas, que desafiam modelos de desenvolvimento.
- Relacionar processos de globalização com integração regional e global do continente africano.
- Identificar temáticas e desafios emergentes para a Cooperação para o Desenvolvimento em África.
- Reconhecer as fases da história do conceito de "Cidadania Global", relacionando-a com a história da "Cooperação para o Desenvolvimento".
- Identificar múltiplas escolas de pensamento e respetivas propostas no âmbito do conceito de Cidadania Global.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes serão capazes de:
- Mobilizar ferramentas da Cidadania Global para a leitura do mundo e posicionamento crítico sobre ODS.
- Desenvolver capacidade de análise crítica dos obstáculos económicos, sociais, políticos e culturais ao desenvolvimento e a sua relação com as políticas de cooperação internacional.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- História do Desenvolvimento e os seus atores: confronto, diálogo, ação e reação.
- Teorias políticas e económicas e os seus impactos nas teorias do desenvolvimento e nas políticas de cooperação internacional.
- Especificidades contextuais políticas e económicas endógenas e a dificuldade de equilíbrio com o Desenvolvimento mainstream: tensões e conflitos.
- Processos de integração regional e global e alternativas ao Desenvolvimento.
- Temáticas e desafios emergentes: o desafio da formalização da economia; a difícil materialização da democracia e do papel do Estado; o desafio da sustentabilidade ambiental; a problemática das migrações e a influência das diásporas.
- Cidadania Global e abordagens pós-coloniais.
- Os ODS: novas respostas para velhos problemas ou velhas respostas para novos problemas?
Bibliografia Obrigatória
Andreotti, Vanessa; Souza, Lynn M.; Postcolonial Perspectives on Global Citizenship Education, London: Routledge, 2012
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia adotada nesta UC será adaptada a cada conteúdo programático. Assim, serão utilizadas metodologias expositivas e interativas. Os momentos expositivos visam apresentar conceitos e linhas de problematização orientadoras, para além da sistematização de conteúdos. As/os discentes serão convidadas/os a elaborar recensões críticas de artigos científicos relevantes para os conteúdos programáticos. Os trabalhos serão elaborados em grupo para fomentar o debate em torno das diferentes perspetivas apresentadas na exposição teórica. As apresentações dos trabalhos das/dos estudantes servirão também como fonte para o debate e para a sistematização de conhecimentos.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Economia do desenvolvimento > Estudos sobre o desenvolvimento
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
60,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho escrito |
61,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequência é obrigatória a 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Participação (20%) + Trabalhos escritos (80%)