Línguas, Artes e Patrimónios Mundiais em África
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Estudos Culturais |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MAF |
6 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Dominar informação relevante relativa às noções de cultura e património e reconhecer a diversidade cultural e linguística de África;
- Compreender as razões históricas, geográficas e socais da distribuição das famílias de línguas em África;
- Sumariar as iniciativas legislativas da Unesco e discutir criticamente os efeitos da marca “património mundial”;
- Sumariar as iniciativas legislativas da Unesco e discutir criticamente os efeitos da marca “património mundial”;
- Identificar as representações estereotipadas de “África” no cinema ocidental;
- Avaliar até que ponto o cinema europeu dá voz a narrativas dos “subalternos”
- Familiarizar-se com algumas produções do cinema produzido no continente africano
- Reconhecer a existência e as especificidades das artes contemporâneas de África.
- Avaliar os contributos das artes e dos patrimónios de raíz africana ou sobre África na revisão contemporânea das representações de África.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:
- Dominar problemáticas relativas às artes e patrimónios em África;
- Ter desenvolvido capacidade de reflexão e análise crítica;
- Ter desenvolvido capacidade de expressão oral e escrita.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
não aplicável
Programa
I
1.Património Mundial Cultural e Natural em África
1.1. Noções de cultura e património
1.2. Unesco e legislação internacional
- Património Mundial em África
2.1. Património classificado: alguns casos de estudo
2.2. Candidaturas a Património Mundial em curso
- Patrimónios de raiz africana num mundo global
II
1. Línguas de África / línguas em África
2. O Português em África
3.Os crioulos atlânticos de base portuguesa
III
1.Representações de África no cinema produzido no universo ocidental (séculos XX e XXI)
2. O cinema de emancipação produzido no continente africano: temas, tensões e novas perspetivas (séculos XX e XXI).
3.Realizadores, atores e produções em África e sobre África: linhas de tendência.
IV
1.Artes africanas pré e pós-coloniais: disrupções e continuidades. O impacto do colonialismo nas expressões artísticas em África
2.A arte contemporânea africana: estudos de caso, escolas e artistas
3.Documentários e fotografia documental como storytelling: caracter colonizador e emancipador.
Bibliografia Obrigatória
Ahmad, Y. (2006).; The Scope and Definitions of Heritage. , International Journal of Heritage Studies, 12 (3): 292-300.
Barlet, O. (2000). ; African cinemas: Decolonizing the gaze. , London: Zed Books.
Cruz, J.L; Mendonça, L. (eds.) (2013). ; Os cinemas dos países lusófonos., Rio de Janeiro: UFRJ/UFF.
Enwenzor, O. & Okeke-Agulu, C. (2009). ; Contemporary African Art since 1980. , Bologna: Damiani.
Eshun, K & Gray, R. (2011). ; The Militant Image: A Ciné-Geography. , Third Text, 25(1), 1-12.
Hagemeijer, T. (2016).; O português em contacto em África. In A. M. Martins & E. Carrilho (eds.), Manual de Linguística Portuguesa, 43-67., Berlim: Mouton de Gruyter.
Mirzoeff, N. (2011). ; The Right to Look. A counterhistory of visuality. , Durham: Duke U. Press.
Njami, S. et al (2005). ; Africa Remix., London: Hayward Gallery.
Urfalino, P. (2004). ; L’invention de la politique culturelle., Paris: Hachette.
Bibliografia Complementar
Diawara, M. et al (2010).; African film: new forms of aesthetics and politics. , Munich: Prestel.
Observações Bibliográficas
Mais referências serão fornecidas ans aulas.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O programa da UC é dividido por três docentes e alguns convidados que se encarregam de lecionar os respetivos módulos com relativa autonomia.
A UC funciona em regime articulado de aulas expositivas e seminários, procurando um diálogo entre momentos de exposição, da responsabilidade dos docentes, e momentos de discussão de textos e outras expressões linguísticas, de visualização de filmes, documentários e/ou fotografias por parte dos estudantes, sob orientação dos docentes. Algumas sessões serão dedicadas à orientação dos estudantes, tendo em vista a elaboração dos dois Relatórios escritos necessários à aprovação na UC, versando tópicos abordados, sendo, um deles, um trabalho de investigação, e outro, uma recensão ou a análise crítica de texto/filme.
A avaliação é distribuída sem exame final.
Componentes de avaliação: Relatório Individual (50%); Análise crítica de texto/filme (50%)
Software
Microsoft Office
Palavras Chave
Ciências Sociais
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho de investigação |
41,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
160,00 |
Obtenção de frequência
Obtenção no mínimo de 10 valores a ambos os componentes de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Elementos de Avaliação:
1) Relatório Individual (50%);
2)Análise crítica de texto/filme (50%).
Provas e trabalhos especiais
não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segundo normas em vigor na FLUP
Melhoria de classificação
Repetição dos 2 componentes de avaliação.