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Línguas, Artes e Patrimónios Mundiais em África

Código: MAF047     Sigla: LAPMA

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Culturais

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Africanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MAF 6 Plano Oficial em vigor(2023) 1 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos



  1. Dominar informação relevante relativa às noções de cultura e património e reconhecer a diversidade cultural e linguística de África;

  2. Compreender as razões históricas, geográficas e socais da distribuição das famílias de línguas em África;

  3. Sumariar as iniciativas legislativas da Unesco e discutir criticamente os efeitos da marca “património mundial”;

  4. Sumariar as iniciativas legislativas da Unesco e discutir criticamente os efeitos da marca “património mundial”;

  5. Identificar as representações estereotipadas de “África” no cinema ocidental;

  6. Avaliar até que ponto o cinema europeu dá voz a narrativas dos “subalternos”

  7. Familiarizar-se com algumas produções do cinema produzido no continente africano

  8. Reconhecer a existência e as especificidades das artes contemporâneas de África.

  9. Avaliar os contributos das artes e dos patrimónios de raíz africana ou sobre África na revisão contemporânea das representações de África.


Resultados de aprendizagem e competências

No final da UC os estudantes deverão ser capazes de:

- Dominar problemáticas relativas às artes e patrimónios em África;
- Ter desenvolvido capacidade de reflexão e análise crítica;
- Ter desenvolvido capacidade de expressão oral e escrita.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não aplicável

Programa

I
1.Património Mundial Cultural e Natural em África

1.1. Noções de cultura e património

1.2. Unesco e legislação internacional

  1. Património Mundial em África

2.1. Património classificado: alguns casos de estudo 

2.2. Candidaturas a Património Mundial em curso

  1. Patrimónios de raiz africana num mundo global

 II

1. Línguas de África / línguas em África
2. O Português em África
3.Os crioulos atlânticos de base portuguesa

III

1.Representações de África no cinema produzido no universo ocidental (séculos XX e XXI)
2. O cinema de emancipação produzido no continente africano: temas, tensões e novas perspetivas (séculos XX e XXI).
3.Realizadores, atores e produções em África e sobre África: linhas de tendência.

 IV
1.Artes africanas pré e pós-coloniais: disrupções e continuidades. O impacto do colonialismo nas expressões artísticas em África
2.A arte contemporânea africana: estudos de caso, escolas e artistas
3.Documentários e fotografia documental como storytelling: caracter colonizador e emancipador.

Bibliografia Obrigatória

Ahmad, Y. (2006).; The Scope and Definitions of Heritage. , International Journal of Heritage Studies, 12 (3): 292-300.
Barlet, O. (2000). ; African cinemas: Decolonizing the gaze. , London: Zed Books.
Cruz, J.L; Mendonça, L. (eds.) (2013). ; Os cinemas dos países lusófonos., Rio de Janeiro: UFRJ/UFF.
Enwenzor, O. & Okeke-Agulu, C. (2009). ; Contemporary African Art since 1980. , Bologna: Damiani.
Eshun, K & Gray, R. (2011). ; The Militant Image: A Ciné-Geography. , Third Text, 25(1), 1-12.
Hagemeijer, T. (2016).; O português em contacto em África. In A. M. Martins & E. Carrilho (eds.), Manual de Linguística Portuguesa, 43-67., Berlim: Mouton de Gruyter.
Mirzoeff, N. (2011). ; The Right to Look. A counterhistory of visuality. , Durham: Duke U. Press.
Njami, S. et al (2005). ; Africa Remix., London: Hayward Gallery.
Urfalino, P. (2004). ; L’invention de la politique culturelle., Paris: Hachette.

Bibliografia Complementar

Diawara, M. et al (2010).; African film: new forms of aesthetics and politics. , Munich: Prestel.

Observações Bibliográficas

Mais referências serão fornecidas ans aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O programa da UC é dividido por três docentes e alguns convidados que se encarregam de lecionar os respetivos módulos com relativa autonomia.
A UC funciona em regime articulado de aulas expositivas e seminários, procurando um diálogo entre momentos de exposição, da responsabilidade dos docentes, e momentos de discussão de textos e outras expressões linguísticas, de visualização de filmes, documentários e/ou fotografias por parte dos estudantes, sob orientação dos docentes. Algumas sessões serão dedicadas à orientação dos estudantes, tendo em vista a elaboração dos dois Relatórios escritos necessários à aprovação na UC, versando tópicos abordados, sendo, um deles, um trabalho de investigação, e outro, uma recensão ou a análise crítica de texto/filme.

A avaliação é distribuída sem exame final.
Componentes de avaliação: Relatório Individual (50%); Análise crítica de texto/filme (50%)

Software

Microsoft Office

Palavras Chave

Ciências Sociais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 41,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 160,00

Obtenção de frequência

Obtenção no mínimo de 10 valores a ambos os componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Elementos de Avaliação:
1) Relatório Individual (50%);
2)Análise crítica de texto/filme (50%).

 

Provas e trabalhos especiais

não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo normas em vigor na FLUP

Melhoria de classificação

Repetição dos 2 componentes de avaliação.
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