Metodologia do Trabalho Científico
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Metodologias Aplicadas às Ciências Sociais e Humanas |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MAF |
7 |
Plano Oficial em vigor(2023) |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC pretende familiarizar os estudantes com as fases sucessivas de construção do conhecimento científico, da escolha de um tema à apresentação final de uma dissertação, passando pela constituição de bases de dados e a escolha de métodos de recolha e tratamento de dados. Pretende apresnetar discutir e consolidar procedimentos de investigação aplicada.
Resultados de aprendizagem e competências
Domínio de procedimentos das fases sucessivas de construção do conhecimento científico, da escolha de um tema à apresentação final de uma dissertação, passando pela constituição de bases de dados e a escolha de métodos de recolha e tratamento de dados. Consolidação de procedimentos de investigação aplicada.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Os traços distintivos do trabalho científico.
- As etapas do trabalho científico
- A informação como matéria prima do trabalho científico em ciências sociais.
- Da documentação, à informação, ao conhecimento.
- Instrumentos de acesso à informação biliográfica e arquivística
- Fontes de informação no contexto nacional e internacional - tipologias e potencialidades informativas
- Métodos de tratamento e análise de fontes
- Critérios de cientificidade formal num trabalho académico
- Formas de comunicação científica - da produção à divulgação do conhecimento
Bibliografia Obrigatória
QUIVY, Raymond ; Manual de investigação em ciências sociais , Gradiva, 1992
RAGIN, Charles C; Constructing social research: the unity and diversity of method. , Pine Forge Press, , 1994
ALMEIDA, João Ferreira de – A investigação nas Ciências Sociais: estudo elaborado no gabinete de investigações sociais. Lisboa: Editorial Presença, 1995
BERICAT, Eduardo – La integración de los métodos cuantitativo y cualitativo en la investigación social: significado y medida. Barcelona: Ariel, 1998
BERKHOFER, Jr. Robert F. – Beyond the great story: history as text and discourse. Cambridge: Belknap Press of Harvard University, 1997
BERRY, Ralph – The research project: how to write it. London: Routledge, [1996]
BLACK, Thomas R. – Doing quantitative research in the social sciences: an integrated approach to research design measurement and statistics. London: Sage, 1998
BOOTH, Wayne C. – The craft of research. Chicago: The University of Chicago Press, 1995
BURTON, Dawn – Research training for social scientists: a handbook for postgraduate researchers. London: Sage Publications, 2000
CRESWELL, John W. – Research design: qualitative & quantitative approaches. Thousand Oaks (California): Sage Publications, [1994]
DIAS, Maria Olívia – Métodos e técnicas de estudo e elaboração de trabalhos científicos. Coimbra: Minerva, 1999
El análisis de la realidad social: métodos y técnicas de investigación. Madrid: Alianza Editorial, 2000
Jeux d’échelles : la micro-analyse à l’experience. Paris : Gallimard, 1996
KETELE, Jean-Marie de – Metodologia da recolha de dados: fundamentos dos métodos de observação, de questionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Lisboa: Instituto Piaget, [1999]
LAYDER, Derek – New strategies in social research: an introduction and guide. Cambridge: Polity Press, 1998
PIRET, Anne – L’anlyse structurale: une méthode d’analyse de contenu pour les sciences humaines. Paris : De Boeck Université, 1996
Researching society and culture. London: Sage, 1998
SANTANA CARDOSO, Ciro Flammarion – Los métodos de la historia: introducción a los problemas, métodos y técnicas de la historia demogáfica, económica y social, Barcelona: Editorial Crítica, 1979
SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (orgs.) - Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento, 1986
Theory, method and practice in social and cultural history. New York: University Press, 1992
WALLIMAN, Nicholas – Your research project: a step-by-step guide for the first-time researcher. London: Sage Publications, 2000
WRIGHT, Daniel B. – Understanding statistics: an introduction for the social sciences. London: Sage Publications, 19
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será desenvolvida uma metodologia essencialmente prática, visando a interiorização de procedimentos metodológicos. O espaço da orientação tutorial será preenchido com a apresentação de exercícios em torno dos diferentes aspectos tratados nas aulas que a)potenciem a capacidade de organização da informação de forma coerente, b)façam melhorar a capacidade de sumariar e criticar fontes de informação; c) que capacitem os alunos para a utilização inteligente e proveitosa de instrumentos de pesquisa da informação;d) que sensibilizem para o uso adequado de recursos e técnicas informáticas para elaborar a informação.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da educação > Metodologia de investigação
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação > Processamento de informação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
60,00 |
Estudo autónomo |
61,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Obrigatoriedade de 75% de presenças a todas as modalidades de ensino/aprendizagem para estudantes sem estatutos especiais.
Fórmula de cálculo da classificação final
Na classificação final pondera, de forma determinante, a classificação do trabalho, mas também a participação nas sessões.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.