Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEH012

Problemáticas Históricas

Código: MEH012     Sigla: PH

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEH 20 MEH - Plano de Estudos 2 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos


- Complementar a formação em temáticas históricas adequadas à lecionação dos ensinos básico e secundário;

- Planificar conteúdos numa perspetiva temática;

- Preparar-se para intervir de forma competente em novas áreas de docência para as quais possua habilitação.

Resultados de aprendizagem e competências


- Domínio científico da maioria dos temas possíveis de serem lecionados, com autonomia para pesquisa;

- Criar metodologias e recursos específicos de acordo com as disciplinas e o tipo de alunos;

- Descobrir novas formas didáticas de chegar a públicos diferenciados – docência, turismo cultural, visitas de estudo...

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


- Domínio científico dos temas nucleares da História portuguesa, europeia e mundial


Programa


Temas possíveis:


- A educação na História - 
Diz-me o que aprendes… dir-te-ei onde vives…


- "A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta" 
(Fernando Pessoa) - A arte ao longo do tempo

- “O homem explora o homem e por vezes é o contrário” (Woody Allen) – A(s) prática(s) de escravatura

- A mais bela história do amor – Amar ao longo do tempo…

- O absolutismo - Escusas e recusas

- “Rir é viver profundamente” (Milan Kundera) – História do riso e do escárnio

- O belo e o monstro – História do belo e do feio

- "As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira" (Lev Tolstoi) – História da vida privada

- "A religião é aquilo que impede os pobres de matarem os ricos” (Napoleão Bonaparte) – História das Religiões

- "A música é o barulho que pensa" (Victor Hugo) – Breve história da Música


Em Portugal, a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre” (Eça de Queirós) – As migrações nos séculos XIX, XX e XXI







Bibliografia Obrigatória

ADAM, L.S; The Methodology of Art, Westview Press, 2009
ECO, Umberto; A definição da arte, Edições 70, 2011
KRAMER, Samuel Noah; A História começa na Suméria, Publicações Europa-América, 1997
DIDI-HUBERMAN, Georges; Diante do Tempo. História da Arte e Anacronismo das Imagens, Orfeu Negro, 2017
DELACAMPAGNE, Christian; História da Escravatura, Edições Texto & Grafia, 2013. ISBN: 9789898285744
MOTA, Carlos Alberto; Educação e História, Profedições, 2014
ZELDIN, Theodore; História Íntima da Humanidade, Edições ASA, 2017
SIMMONNET, Dominique; et. al.; A Mais bela História do Amor, Edições ASA, 2006
MATTOSO, José; História da vida privada em Portugal: Idade Média, Temas & Debates, 2011
BURKE, Peter; A construção de Luís XIV, Caleidoscópio, 2009
MINOIS, Georges; História do Riso e do Escárnio, Editorial Teorema, 2008
ECO, Umberto; História do Feio, Difel, 2007

Bibliografia Complementar

SCHWICKERATH, Robert ; Jesuit Education: Its History and Principles Viewed in the Light of Modern Educational Problems, Forgotten Books, 2017
PEREIRA, Paulo; Arte Portuguesa - História Essencial, Temas & Debates, 2014
DAVIDSON, Thomas; History of Education, Forgotten Books, 2017
CAUQUELIN, Anne; A Invenção da Paisagem, Edições 70, 2008
ECO, Umberto; A definição da arte, Edições 70, 2011
HARARI, Yuval Noah; Sapiens: História Breve da Humanidade, Elsinore, 2017
WALVIN, James; História da Escravatura, Tinta da China, 2014
GÉRALDINE, P. ; A vida sexual na Roma Antiga, Texto & Grafia, 2010
BERCÉ, Yves-Marie; La naissance dramatique de l’absolutisme: 1598-1661, Éditions du Seuil, 1992
ECO, Umberto; History of Beauty, Rizzoli International Publications, 2017
AGNOLIN, Adone; História das religiões: perspectiva histórico-comparativa, Paulinas, 2014
GRIFFITHS, Paul; História concisa da música ocidental. (trad. Maria Carvalho; rev. cient. Gabriela Cruz), Bizâncio, 2007
ALVES, Jorge Fernandes; “Leituras sobre a emigração em Portugal: revisitação da Teoria Geral de José Frederico Laranjo (1878)”. In Do Absolutismo ao Liberalismo, pp. 127-144, 2009
ARAÚJO, Emília, FONTES, Margarida, & BENTO, Sofia (Eds.); Para um debate sobre Mobilidade e Fuga de Cérebros, CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2013

Observações Bibliográficas


Bibliografia a indicar pela docente segundo os temas a selecionar.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


- Análise de textos

- Apresentações individuais ou em grupos de temáticas sugeridas

- Aulas-oficina

Software

moodle

Palavras Chave

Ciências Sociais
Humanidades > História

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 54,00
Trabalho de investigação 54,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas com excepção dos casos previstos na legislação.

Fórmula de cálculo da classificação final

- Trabalho de campo acordado com a docente + relatório de atividades - 100%;

- Os critérios de avaliação serão clarificados na primeira sessão da Unidade Curricular.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável.

Trabalho de estágio/projeto


Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de Avaliação da FLUP.

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor e com a docente da UC.

Observações

Língua de ensino - Português

Recomendar Página Voltar ao Topo