Código: | MEH012 | Sigla: | PH |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | História |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MEH | 20 | MEH - Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
- Complementar a formação em temáticas históricas adequadas à lecionação dos ensinos básico e secundário;
- Planificar conteúdos numa perspetiva temática;
- Preparar-se para intervir de forma competente em novas áreas de docência para as quais possua habilitação.
- Domínio científico da maioria dos temas possíveis de serem lecionados, com autonomia para pesquisa;
- Criar metodologias e recursos específicos de acordo com as disciplinas e o tipo de alunos;
- Descobrir novas formas didáticas de chegar a públicos diferenciados – docência, turismo cultural, visitas de estudo...
- Domínio científico dos temas nucleares da História portuguesa, europeia e mundial
Temas possíveis:
- A educação na História - Diz-me o que aprendes… dir-te-ei onde vives…
- "A arte é a auto-expressão lutando para ser absoluta" (Fernando Pessoa) - A arte ao longo do tempo
- “O homem explora o homem e por vezes é o contrário” (Woody Allen) – A(s) prática(s) de escravatura
- A mais bela história do amor – Amar ao longo do tempo…
- O absolutismo - Escusas e recusas
- “Rir é viver profundamente” (Milan Kundera) – História do riso e do escárnio
- O belo e o monstro – História do belo e do feio
- "As famílias felizes parecem-se todas; as famílias infelizes são infelizes cada uma à sua maneira" (Lev Tolstoi) – História da vida privada
- "A religião é aquilo que impede os pobres de matarem os ricos” (Napoleão Bonaparte) – História das Religiões
- "A música é o barulho que pensa" (Victor Hugo) – Breve história da Música
- “Em Portugal, a emigração não é, como em toda a parte, a transbordação de uma população que sobra; mas a fuga de uma população que sofre” (Eça de Queirós) – As migrações nos séculos XIX, XX e XXI
Bibliografia a indicar pela docente segundo os temas a selecionar.
- Análise de textos
- Apresentações individuais ou em grupos de temáticas sugeridas
- Aulas-oficina
Designação | Peso (%) |
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Trabalho de campo | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 54,00 |
Trabalho de investigação | 54,00 |
Total: | 162,00 |
Frequência de 75% das aulas com excepção dos casos previstos na legislação.
- Trabalho de campo acordado com a docente + relatório de atividades - 100%;
- Os critérios de avaliação serão clarificados na primeira sessão da Unidade Curricular.
Não aplicável.
Não aplicável.
De acordo com as normas de Avaliação da FLUP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor e com a docente da UC.
Língua de ensino - Português