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Didática da História II

Código: MEH006     Sigla: DH_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2023/2024 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEH 31 MEH - Plano de Estudos 1 - 6 56 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luís Antunes Grosso Correia Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Luís Antunes Grosso Correia 3,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Luís Antunes Grosso Correia 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Avaliar a significação dos conceitos nucleares do pensamento histórico para o desenho de uma aprendizagem mais estruturada.

Desenvolver modelos diferenciados de planificação, intervenção e avaliação didáticas em História.

Identificar o ciclo completo da avaliação escolar com vista à melhoria e qualificação das aprendizagens e dos resultados.

Aprofundar a significação educativa das intervenções em História à luz dos princípios técnicos e deontológicos do ciclo de avaliação.

Analisar os desafios epistemológicos, cívicos, antropológicos e didáticos que são lançados à disciplina de História e ao/à docente de História nos dias de hoje.

Investigar as intervenções educativas em História.

Resultados de aprendizagem e competências

Cf. campo dos Objectivos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Conceitos nucleares do pensamento histórico: princípios didáticos.

2. Diferenciação pedagógica e avaliativa na aula de História: teorias, métodos e recursos.

3. Avaliação do pensamento histórico: perfis, técnicas e instrumentos.

4. Para uma cidadania ativa na aula de História: das aprendizagens à autoavaliação.

5. Temas socio-cientificamente controversos nas aulas de História: estratégias historiográfico-didáticas.

6. Qualificação das aprendizagens em História à luz da metodologia de investigação-ação.

Bibliografia Obrigatória

AAVV; I Encontro sobre o ensino da História: comunicações, Fundação Calouste Gulbenkian, 1989
Anderson, Lorin W. et al.; A taxonomy for learning, teaching and assessing, Longman, 2001
Barca, Isabel; O pensamento histórico dos jovens, CEEP/Universidade do Minho, 2000
Barreira, Aníbal; Moreira, Mendes; Pedagogia das competências: da teoria à prática, Edições Asa, 2004
Barton, Keith C.; Levstik, Linda S.; Teaching History for the common good, Routledge, 2004
Bittencourt, Circe Maria F.; Ensino de História: fundamentos e métodos, 2ª ed., Cortez Editora, 2008
Bittencourt, Circe (ed.); O saber histórico na sala de aula, Editoria Contexto, 2009
Bonafoux, Corinne et al.; Mémoires et histoire à l'École de la République, Armand Colin, 2007
Chaffer, John; Taylor, Lawrence; A História e o professor de História, Livros Horizonte, 1984
Citron, Suzanne; Ensinar a História hoje: a memória perdida e reencontrada, Livros Horizonte, 1990
Correia, Luís Grosso; “O passado é um país estranho: consciência histórica na era da compressão do espaço-tempo” in Isabel Barca (org.), Consciência Histórica na Era da Globalização. Atas das XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica, CIE/IE/Universidade do MInho, 2011
Correia, Luís Grosso; "A história no ensino básico em Portugal no último quartel: perspectiva curricular", Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, V.. 19, Nº 1, 289-305, Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil, 2015. ISBN: 1415-9945
Correia, Luís Grosso; Aprender História em democracia, in David Justino (org.), Lei de Bases do Sistema Educativo: balanço e prospetiva, vol. I,, Conselho Nacional de Educação, 2017
Luís Grosso Correia; O^passado é um país estranho. ISBN: 978-989-8969-94-1
Davies, Peter; Enlivening secondary History: 40 practical classroom activities, Routledge Falmer, 2001
Desquesnes, Jacky; De l'élève au citoyen: les enjeux du parcours civique, CRDP Basse-Normandie, 2011
DRAKE, Frederick D. et al.; Engagement in teaching History: theory and practices for middle and secondary teachers, Prentice Hall, 2004
FÉLIX, Noémia; ROLDÃO, Mª Céu; Dimensões formativas de disciplinas do ensino básico: História, IIE, 1996
Félix, Noémia; A História na Educação Básica, Ministério da Educação/DEB, 1998
Ferro, Marc; Comment on raconte l'Histoire aux enfant à travers le monde, 5ª ed.s, Payot, 2004
Furay, Conal et al.; The methods and skills of History: a practical guide, 2ª ed., Harlan Davidson, 2000
Gardner, Howard; Inteligencias múltiples. La teoría en la práctica, Paidós, 2011
Grataloup, Christian; Faut-il penser autrement l'histoire du monde?, Armand Colin, 2011
Herrero Fabregat, C. et al.; Como preparar uma aula de História, Edições Asa, 1991
Jeffery D. Nokes; Building students.historical literacies. ISBN: 978-0-203-13732-1
Kadriye Ercikan; New directions in assessing historical thinking. ISBN: 978-1-138-01827-3
Karnal, Leandro et al.; História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas, Editorial Contexto, 2009
Leduc, Jean et al.; Construire l'Histoire, Bertrand-Lacoste/CRDP Midi-Pyrénées, 1998
Magalhães, Olga; Concepção de história e de ensino da história um estudo no Alentejo, Edições Colibri, 2002
Morissette, D.; Gingras, M.;; Como ensinar atitudes: planificar, intervir, valorizar, Edições Asa, 1994
Moniot, Henri; Didactique de l'Histoire, Nathan, 1993
Pais, J. Machado; Consciência histórica e identidade. Os jovens portugueses num contexto europeu, Celta Editora, 1999
Peter Seixas, Tom Morton; The Big Six. Historical Thinking Concepts, Nelson College Indigenous, 2013
Pinsky, Carla B. et al.; Novos temas nas aulas de história, Editora Contexto, 2009
Pinsky, Jaime; Pinsky, Carla B. (org.); História da cidadania, Editora Contexto, 2003
Pinsky, J., et al.;; O ensino de História e a criação do fato, Editora Contexto, 2009
Pinson, Gérard; Enseigner l'Histoire: un métier, des enjeux, CRDP Basse-Normandie, 2007
Proença, Mª Cândida; Didáctica da História, Universidade Aberta, 1989
Proença, Mª Cândida; Ensinar/aprender História: questões de didáctica aplicada, Livros Horizonte, 1990
Proença, Maria Cândida (coord.); Um século de ensino da História, Edições Colibri, 2001
Reinhard, Marcel; O ensino da História e os seus problemas, Atlântida Editora, s/d.
Rocha, Helenice A. B. et al.; A História na escola: autores, livros e leituras, Editora FGV, 2009
Roldão, Mª Céu; Gostar de História: um desafio pedagógico, Texto Editora, 1987
Rüsen, Jörn; História viva. Teoria da História. Vol. III: formas e funções do conhecimento histórico, Editora Universidade de Brasília, 2010
Stearns, Peter et al.; Knowing, teaching, and learning History: national and international perspectives, American Historical Association/NYU Press, 2001
Sousa, Ana et al.; Novas estratégias, novos recursos no ensino da História, Edições Asa, 1993
Terrie Epstein; Teaching and learning difficult histories in international context. ISBN: 978-0-367-88753-7
Trepat, Cristòfol; Rivero, Pilar; Didáctica de la historia y multimedia expositiva, Editorial Graó, 2010
Vidigal, Luís; Os testemunhos orais na escola: história oral e projectos pedagógicos, Edições Asa, 1996

Observações Bibliográficas

Bibliografia e outros documentos mais específicos serão divulgados ao longo das aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição; Debate; Investigação orientada; Orientação tutorial; Trabalho de grupo; Organização e apresentação de trabalhos realizados pelos estudantes.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Educação histórica
Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Estudos curriculares

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 63,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos pela regulamentação legal aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

A indicar pelo docente.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

De acordo com o Regulamento de Avaliação em vigor.

Observações

Língua de ensino: Português.

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