Diplomacia na Política Externa
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Relações Internacionais |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S ![Requerida a integração com o Moodle Ícone do Moodle](/flup/pt/imagens/MoodleIcon)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LRI |
87 |
Plano Oficial em vigor (2022) |
3 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Não admissível a estudantes sem domínio da língua portuguesa
Objetivos
- Definir «diplomacia», os principais conceitos a ela associados e traçar a sua evolução histórica;
- Identificar as instituições e os atores diplomáticos e o papel por eles desempenhado;
- Explorar diferentes práticas e instrumentos diplomáticos, assim como tipos de diplomacia;
- Compreender a política externa e diplomacia portuguesas;
- Analisar estudos de caso de ação diplomática;
- Desenvolver o pensamento crítico e capacidades de investigação, análise e argumentação.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
- Discutir os objetivos, a complexidade e a diversidade da prática diplomática;
- Definir e relacionar conceitos-chave da diplomacia;
- Explicar a política externa e diplomacia portuguesas;
- Analisar criticamente casos de ação diplomática;
- Elaborar um artigo científico.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos de Ciência Política, Relações Internacionais e Organizações Internacionais.
Programa
1. Diplomacia: introdução
2. Conceitos e teorias
3. Atores e instituições
4. Modos, instrumentos e tipos de diplomacia
5. Política externa e diplomacia portuguesas
6. Estudos de caso
Bibliografia Obrigatória
C. M. Constantinou, P. Kerr, P. Sharp; The SAGE Handbook of Diplomacy, SAGE, 2016
A. F. Cooper, J. Heine, R. Thakur; The Oxford Handbook of Modern Diplomacy, Oxford University Press, 2013
J. Prantl, E. Goh; Rethinking strategy and statecraft for the twenty-first century of complexity: a case for strategic diplomacy, International Affairs, 2022
J. M. Fernandes, P. C. Magalhães, A. C. Pinto; O Essencial da Política Portuguesa, Tinta da China, 2023
V. A. Dias; A Participação de Portugal em Missões Internacionais: Uma Política Externa em Mudança, Imprensa de Ciências Sociais, 2023
Bibliografia Complementar
J. Rosa Lã; A. L. de Faria; A. Cunha; A Diplomacia e a Independência de Portugal, Book Builders, 2022
Observações Bibliográficas
Material adicional de leitura será indicado pela docente no decorrer do semestre.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas (TP), nas quais serão introduzidos os conteúdos teórico-concetuais da unidade curricular; discutidos os vários temas do programa (recorrendo a capítulos de livros, artigos científicos e meios audiovisuais); orientados os trabalhos e esclarecidas dúvidas; e abordadas outras questões de interesse para os estudantes.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
41,00 |
Frequência das aulas |
41,00 |
Trabalho escrito |
80,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
De acordo com o Regulamento de Avaliação aplicável aos Cursos do 1.º Ciclo da FLUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
A elaboração de um artigo científico em grupo tem uma ponderação de 50% na classificação final. A restante parte (50%) corresponde à nota obtida no exame. A classificação mínima de ambas as componentes é de 8 valores. É obrigatória a realização de todas as componentes de avaliação. A docente poderá solicitar a discussão oral do artigo científico, cuja avaliação se incluirá no cálculo da classificação da componente trabalho, com uma ponderação de 50%.
Provas e trabalhos especiais
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
N/A
Melhoria de classificação
Apenas o exame pode ser objeto de melhoria. A componente trabalho não é passível de recurso.