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Negócios Internacionais

Código: LRI023     Sigla: NI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Relações Internacionais

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas e Relações Internacionais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LRI 71 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:

1) Compreender e aplicar conceitos básicos de negócios internacionais.

2) Identificar a internacionalização como estratégia de crescimento das empresas e analisar as razões que levam as empresas a internacionalizar-se

3) Discutir o processo de escolha dos mercados de destino e respetivos modos de entrada.

4) Conhecer e aplicar as teorias explicativas do IDE (Investimento Direto Estrangeiro) e das empresas multinacionais, bem como os diferentes modelos de empresas multinacionais.

5) Reconhecer o impacto das empresas multinacionais e identificar as políticas públicas que podem ser implementadas neste contexto

Resultados de aprendizagem e competências

Domínio de conceitos, modelos e teorias fundamentais no âmbito dos negócios internacionais e sua aplicação em contextos específicos. Desenvolvimento da capacidade de comunicação oral e escrita dos conhecimentos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não existe pré-requisito formal. No entanto, assume-se que os Estudantes têm conhecimentos introdutórios de Economia - frequência, por exemplo, de Introdução à Economia (LRI010) ou Economia (SOCI009).

Conhecimentos de Economia numa vertente internacional ao nível de Economia Internacional (LRI004) são desejáveis, mas a falta destes não impede a compreensão das matérias lecionadas.

Programa


  1. IDE e empresas multinacionais: factos e números.

  2. Empresa e Estratégia

  3. Motivações para a internacionalização

  4. Seleção de mercados

  5. Modos de entrada nos mercados externos

  6. A decisão de investimento nos mercados externos

  7. As teorias do IDE e das empresas multinacionais

  8. Organização de empresas e modelos de multinacionais

  9. O Impacto das empresas multinacionais

  10. Regulação do IDE e políticas públicas

Bibliografia Obrigatória

John H. Dunning; Multinational enterprises and the global economy. ISBN: 978-1-84720-122-5
Charles W. L. Hill; International business. ISBN: 978-1-265-03854-0

Bibliografia Complementar

Pitelis e Sugden; The Nature of the Transnational Firm, Routledge, 2000
Caves; Multinational Enterprise and Economic Analysis, Cambridge University Press, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O processo de ensino/aprendizagem é baseado em aulas teórico-práticas, compreendendo a exposição teórica dos conteúdos, bem como a apresentação de exemplos. Os conceitos teóricos são ilustrados recorrendo a diversos casos reais de empresas, bem como a relatórios de instituições nacionais e internacionais que integram estatísticas relativas aos negócios internacionais. A participação ativa dos estudantes é incentivada, de forma a consolidar a aprendizagem.

Os estudantes têm ao seu dispor sessões de atendimento, que se realizam fora do espaço de aula, onde podem esclarecer eventuais dúvidas sobre as matérias lecionadas. Todos os materiais utilizados nas aulas estão disponíveis na plataforma SIGARRA.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Economia internacional
Ciências Sociais > Economia
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas > Relações internacionais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação inclui a realização de um teste e do exame final.

O teste tem um peso de 50% na nota final e o exame final tem um peso de 50% na nota final.

Ambas as componentes da avaliação são obrigatórias. O teste e o exame têm nota mínima de 8 valores.

Nas épocas de recurso e especial há apenas lugar à realização de exame final, que tem um peso de 100% na nota final.

Fórmula de cálculo da classificação final

Época Normal:
50% Nota teste + 50% Nota exame

Épocas Recurso e Especial:
100% Nota exame

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.
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